Chineses vão cobrar mais impostos de carros europeus

O Ministério do Comércio da China vai subir a taxação de carros a combustão com motores grandes vindos do velho continente

mercedes amg g 63 2025 cinza frente
Modelos de luxo europeus cresceram na China (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 20/06/2024 às 16h02

Os chineses não ficaram vendo seus carros serem taxados nos EUA e Europa sem tomar uma atitude. O Ministério do Comércio da China estuda aumentar os impostos de carros europeus com motores maiores que 2.5 como resposta.

Atualmente, esses veículos recebem 15% de impostos, a proposta do governo é de subir para 25%. Esse movimento se começou após a União Europeia oficializar a taxação para elétricos chineses em 38,1%.

VEJA TAMBÉM:

A decisão foi tomada após uma reunião do Ministério do Comércio com as montadoras SAIC, BYD, BMW, Volkswagen, Porsche, Mercedes-Benz, Stellantis e Renault. A ideia é pressionar a Europa a voltar atrás na taxação.

Segundo o portal Carscoops, um executivo da Bosch acredita que essa resposta da China pode iniciar conversas com a Europa para cooperarem.

porsche 911 carrera 4 gts 67 1
Os impostos maiores são para carros com motores acima de 2,5 litros, ou seja, modelos esportivos e de luxo de segmentos onde os chineses não atuam seriam os mais afetados (Foto: Porsche | Divulgação)

Segundo pesquisas, o volume de carros europeus vendidos na China com motores maiores que 2.5 aumentou em 11% durante 2023. Já as exportações de carros chineses para o velho continente caiu em 12%.

Esses impostos para carros aplicados pelos chineses podem dar início a uma guerra de taxação ou criar uma trégua. Carros da BYD, GWM e outras marchas chegaram à Europa com preços agressivos e atrapalharam as vendas de elétricos das marcas tradicionais.

Os carros elétricos europeus dependiam de subsídios para terem preços competitivos, enquanto os asiáticos conseguiam valores competitivo. Além disso, marcas tradicionais estão produzindo na China para reduzir custos de produção.

Já os novos impostos aplicados aos carros chineses pelo governo dos EUA não geraram preocupações. O volume de carros feitos na China vendidos por lá é extremamente baixo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário