CNH em São Paulo: entrega pelo Detran e Poupatempo está suspensa

Objetivo é diminuir o fluxo de pessoas nos locais para preservar os serviços que são realizados exclusivamente de forma presencial

Por AutoPapo 19/01/21 às 13h15
mao feminina segura carteira nacional de habilitacao cnh
CNH digital tem a mesma validade que a de papel e pode ser baixada gratuitamente no mesmo dia do exame médico (Foto: Shutterstock)

Desde sexta-feira, 15 de janeiro, as solicitações referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo, como renovação, primeira e segunda via e versão definitiva, deverão ser feitas exclusivamente com a entrega do documento físico pelos Correios. A carteira de motorista será enviada ao endereço de cadastro do motorista junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran SP).

LEIA MAIS

O motorista, porém, pode baixar, gratuitamente a versão digital do documento no mesmo dia do exame médico.

O objetivo da medida é diminuir a quantidade de pessoas dentro das unidades do Poupatempo e do Detran SP em todo o estado e, mesmo diante do aumento do número de casos da Covid-19, manter as unidades abertas à população para atendimento de serviços essenciais que ainda precisam ser concluídos presencialmente.

De acordo com o diretor da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Murilo Macedo, a previsão é que, com a medida, cerca de 450 mil pessoas deixem de comparecer aos postos de atendimento, recebendo os documentos no conforto de casa.

“Neste momento em que volta a aumentar o número de infectados pela pandemia em todo o país, os esforços do Governo de São Paulo são para garantir que os cidadãos estejam protegidos, evitando deslocamentos desnecessários”, explica Macedo.

Os processos de solicitação de CNH já são feitos de forma digital em São Paulo, pelo portal ou aplicativo Poupatempo Digital. Depois de realizar o exame médico nas clínicas credenciadas ao Detran SP, basta o motorista aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail para acessar a versão digital da CNH, que tem a mesma validade do documento em papel, e estará disponível em poucas horas no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O pagamento das taxas de emissão do documento e também do envio pelos Correios pode ser feito diretamente no banco, caixas eletrônicos ou internet banking. Para conclusão da solicitação, é necessário clicar na opção com postagem. O serviço sem essa opção estará indisponível.

Com o código de postagem, o cidadão poderá rastrear o envio da Habilitação. A CNH será entregue no endereço de cadastro do motorista junto ao Detran de São Paulo. Mas é importante que, caso o solicitante não resida mais no endereço cadastrado, antes de solicitar o serviço online, ele deve fazer a alteração cadastral pelas plataformas digitais do Poupatempo.

Lembrando que, como medida de segurança, o cadastro deve ser feiro pelo próprio usuário.

Atenção! A partir de janeiro voltaram a valer os prazos para renovação da CNH em todo o país. Em 2020, a obrigatoriedade da renovação havia sido suspensa, como medida de prevenção à Covid-19.

O restabelecimento dos prazos para renovação da CNH engloba todos os condutores que tiveram habilitação vencida no período de 2020, ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade.

Além dos serviços de habilitação, as plataformas digitais do Poupatempo oferecem diversas opções de serviços online, como Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, Atestado de Antecedentes Criminais, transferência e licenciamento de veículos, consulta de IPVA, entre outros.

Atualmente, somente os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira via do RG, transferência interestadual e mudança na característica do veículo são oferecidos presencialmente. Nesses casos, é preciso agendar data e horário para ser atendido, também pelo site ou app do Poupatempo.

23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mario 3 de março de 2021

Não ajuda em nada so atrasa pois tirei minha cnh e ja passou mas d vinte dia e não chegou estou d mãos amarradas tenho q esperar não posso fazer nada e bom so pra quem pra mim não

Avatar
Everaldo 23 de fevereiro de 2021

o site do Detran esta dizendo que não consta emissão de documentos via correio….oque faço??

Avatar
PAULO ADRIANO JIURGIU 18 de fevereiro de 2021

Tentei agendar a renovação em Setembro/20. Foi agendado para 14/Dezembro/20. Nesse dia agendaram o exame médico para 27/Janeiro/21. No mesmo dia, dei entrada no resultado. Prometeram para 15 dias. Fui no Poupatempo dia 18/Fevereiro e…..NADA da carteira. A orientação da funcionária foi: “Passa aí daqui a mais 15 dias que talvez já tenha chegado…….E ainda pagamos taxa por esse atendimento……………..LAMENTÀVEL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Avatar
guerino rodrigues tome filho 17 de fevereiro de 2021

vota no doria ,,maldito

Avatar
Conceição 11 de fevereiro de 2021

Dei início a minha cnh em dezembro de 2019 ja paguei nem siquer fiz o exame prático na auto escola dizem que o detran nao aceotou minhas taxas,e para que eu possa fazer o exame tive que pagar a taxa estadual novamente e ainda terei que pagar a oitra taxa que de 45.00 subiu para 107.00 um absurdo o que devo fazer para receber os valores pagos ?

Avatar
Deise martin da silva 10 de fevereiro de 2021

Sabem me orientar sobre em que momento devo pagar a taxa de renovação e postagem? É só após o exame médico?

obrigada

Avatar
Ernst Erbert 22 de janeiro de 2021

e quem está com outro endereço no cadastro pois mudou desde a ultima emissão ??????

Avatar
Jorge Coelho Filho 22 de janeiro de 2021

Não paguei a postagem da minha CNH que é renovação e a do meu filho, que é segunda via, e tenho agendamento para retirar as duas no Poupatempo no dia 23/02/2021. Como faço?

Avatar
Claudeilson ferreira 21 de janeiro de 2021

Engraçado que eu fiz todo o processo de habilitação em 2020 , aliás comecei em 2019 , finalizei dia 10/08/2020 , paguei 2 vezes as taxas de emissão da CNH , com entrega pelos correios , e até hoje ninguém não dá um retorno , até este momento a minha CNH não foi impressa , Detran e poupa tempo estão de sacanagem , ninguém sabe o que está se passando , não dão uma resposta descente , lixoooo de plataforma

Avatar
Jeferson Cabral 21 de janeiro de 2021

Olá, eu também iniciei o processo de renovação da minha em 2019, ficou faltando os exames. Retornei no Poupatempo esse mês eles falaram que só podia fazer os exames fora do poupa tempo, em clínicas credenciadas. A minha dúvida é se após esses exames já vou conseguir emitir o doc digital ou vou ter que retornar novamente ao Poupatempo. Como você fez? Eu to perdido.

Avatar
Andrey 30 de janeiro de 2021

Comigo esta acontecendo a mesma coisa. Fiz as aulas na auto-escola para categoria A, fiz a prova e passei no dia 09 de dezembro de 2020, paguei a taxa de emissão pelo correio, e no site: Não consta emissão de documento. Cadê a minha CNH???? Não sei nem pra quem reclamar mais, a autoescola já reclamei horrores e eles não sabem o que fazer. DETRAn Lixo, desrespeito total com o cliente, agora as multas continuam chegando direitinho.

Avatar
dede_claudinho@hotmail.com 2 de fevereiro de 2021

Cara , graças a Deus consegui pega minha CNH , fui no poupa tempo , agendei lá e resolvi , faz assim tbm agenda no poupa tempo , vai lá pede pra refazer as suas digitais por que está dando divergência na sua CNH , eles na mesma hora manda para o Detran e 2 dias depôs sua CNH está impressa

Avatar
Andrey 2 de fevereiro de 2021

Valeu a dica. Vou tentar

Avatar
rodrigo colazza 20 de janeiro de 2021

A minha está marcada para retirar dia 03/02/2021 que foi data entrada dia 09/01/2021 como vai fazer que não foi paga a taxa de entrega e não renovou ainda para abaixar

Avatar
Hernani Souza rocha 20 de janeiro de 2021

Está marcado para eu retirar a carta que renovei para sábado será que consigo

Avatar
PEDRO ANTONIO FERREIRA 20 de janeiro de 2021

Deveria ter pelo menos a opção de escolha de empresa para o envio da correspondência, o nosso serviço de correio não funciona, desisti de pedir no licenciamento entrega por correio pois sempre falhava e quando vamos reclamar manda ir no Detran buscar.

Avatar
jose antonio souza 20 de janeiro de 2021

Interessante que não faram a entrega aqui em sp.
Espantoso é a taxa de renovação aumentar de 54,77 para 107,00

Avatar
André Luiz Carvalhaes 20 de janeiro de 2021

Fui aprovado no exame prático de adição de categoria para a categoria D no dia 13/01/21 . Como vai ser a entrega da minha CNH pela auto escola ou pelos correios pois eu não paguei taxa nenhuma de postagem !!

Avatar
WANDER 20 de janeiro de 2021

NAO CONSIGO ME CADASTRA FIVA PEINTO PLACA DO CARRO E RENAVAN SENDO QUE NAO TENHO CARRO

Avatar
Maria Ângela Stefanini Bagarollo 20 de janeiro de 2021

Estou aguardando minha CNH , RENOVADA EM 27 DE NOVEMBRO DE 2020, DEVENDO SER ENTREGUE PELO CORREIO, E ATÉ HOJE NADA!!!
QUANTO AO DOCUMENTO DO CARRO, PAGAMENTO DO IPVA E LICENCIAMENTO DE 2021, NÃO CONSIGO !!!
CUMPRI COM MINHA OBRIGAÇÃO E ATÉ AGORA, NADA !!!!
AJUDA

Avatar
Ivaneusa Duarte da Silva 20 de janeiro de 2021

A minha foi suspensa por causa 21 pontos na minha carta

Avatar
Samuel Barbosa de Oliveira 20 de janeiro de 2021

Boa tarde e no meu caso que minha CNH venceu

Avatar
Aristeu Bezerra de Carvalho 20 de janeiro de 2021

Minha carteira está vencida desde janeiro de 2020, fiz exame médico em Presidente Prudente sp e o Detran de Panorama SP não consegue emitir a CNH que era do Paraná Laranjeiras do sul.
..

Avatar
Deixe um comentário