Legislação obriga Nissan Z a ter escape mais quieto com câmbio manual

No lugar de deixar o novo Z menos barulhento, a Nissan preferiu fazer escapamentos diferentes para cada tipo câmbio oferecido

nissan z 2023 azul trazeira com luz de freio acesa
O motor V6 biturbo de 405 cv teve seu "berro" restringido devido a uma legislação antiga (Foto: Nissan | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
09 de maio de 2022 12:05

O ronco do motor faz parte do apelo dos carros esportivos. Mas as legislações de poluição sonora acabam por limitar a quantidade de barulho que um carro pode fazer, obrigando os fabricantes a serem criativos. Segundo o Jalopnik, novo Nissan Z oferece um escape diferente dependendo do câmbio escolhido.

O Nissan Z equipado com a caixa automática de nove marchas é mais barulhento que o mesmo modelo quando equipado com o câmbio manual de seis. A explicação foca por conta da metodologia estranha usada pelo estado da Califórnia, nos EUA, para medir o ruído dos veículos.

nissan z 2023 alavanca do cambio manual
Quem optar por ter três pedais e gosta de um ronco alto, pode contar com um escape da Nismo (Foto: Nissan | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

A norma utilizada é a SAE-J1470. Ela estipula que o carro precisa passar por um microfone simulando uma aceleração a partir de 50 km/h. Em carros com cambio manual é preciso passar com o pé no fundo na segunda ou terceira marcha, sem realizar trocas. Nos modelos automáticos é preciso pisar fundo no acelerador mas não a ponto de acionar o kickdown, que é quando o carro entende que precisa reduzir a marcha para ganhar desempenho.

Por isso, o Nissan Z manual irá sempre passar em rotação mais alta e produzir mais barulho na área de teste. Os engenheiros até programaram o carro para escolher uma marcha alta para o automático nesse tipo de situação. A Nissan preferiu por utilizar escapamentos diferentes dependendo do câmbio escolhido. Mas também já oferece uma opção menos restritiva no catálogo de peças da Nismo.

Porsche já teve problemas com essa legislação

Em 2021 a Porsche havia anunciado a nova geração do 911 GT3, que traz opção de câmbio manual. O modelo seria vendido com essa opção de caixa em todos os EUA, com exceção da Califórnia devido a essa legislação. E os alemães não queriam fazer um escapamento diferente apenas para um estado.

A Porsche conseguiu negociar com as autoridades do estado e liberar a venda do 911 GT3 equipado com caixa manual sem precisar de alterações.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 9 de maio de 2022

E desta maneira só eu e os passageiros do meu carro escutariam o som quando eu estivesse com os vidros fechados e a um volume que não prejudique a audição e nem infrinja a legislação ambiental. E se eu abrisse o vidro automaticamente o volume do som seria ajustado (abaixado) para não desrespeitar a legislação ambiental e não incomodar ninguém.

Avatar
Rodolfo 9 de maio de 2022

O ronco desses carros de luxo não me incomoda. O que me incomoda é o meu Onix 1.4-L ano 2019 – câmbio manual de 6 marchas, eu não conseguir escutar o seu motor. É muito chato não escurar o ronco do motor.
Já que a legislação está cada vez mais rígida devia o fabricantes darem uma solução eletrônica para isso, como só as caixas de som do meu carro iriam reproduzir um som artificial de motor esticando as marchas e ainda eu poderia escolher o ronco de motor que mais me agradaria.
Seria como o ronco de jogar videogame. Assim todo mundo iria ficar feliz, ou seja, quem gosta do ronco e quem não gosta, salvo melhor juízo.

Avatar
Madson 10 de maio de 2022

Poxa Rodolfo, recentemente comprei um Chevette e andei num Onix e é visível a diferença do isolamento acustico no interior dos dois modelos. Se quiser realmente escutar o barulho do ronco do motor, recomendo trocar de carro ou abrir um buraco no chassis do carro, …. kkkk

Avatar
Jooj 19 de maio de 2022

Troca seu prisma por um Sandero 1.0 3 cilindros. Esse sim dá para ouvir o barulho do motor.

Avatar
Deixe um comentário