Ford Focus morrerá, pela segunda vez, desta vez em 2025

Fora de linha no Brasil, desde 2019, Ford Focus será descontinuado na Europa e coloca em xeque o destino da planta Saarlouis, na Alemanha

ford focus st edition 4
Com vendas em baixa, Focus está com os dias contados no Velho Mundo para dar espaço para modelos eletrificados (Fotos: Ford | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 23/06/2022 às 13h13

O Focus entrou na lista negra da Ford. Quando a marca anunciou que iria aposentar suas linhas de sedãs e hatches nos Estados Unidos, para dar prioridade aos SUVs, não demorou para os efeitos chegar ao Brasil.

O Focus foi uma das primeiras vítimas e morreu em 2019, na mesma época em que o Fiesta pendurou as chuteiras. No entanto, foi mantido na Europa, inclusive com uma nova geração, a C519. Agora o cenário mudou.

VEJA TAMBÉM:

O médio vai deixar de ser fabricado na unidade de Saarlouis, na Alemanha, em 2025. E as razões são óbvias: a Ford vai priorizar sua linha eletrificada. Inclusive anunciou que irá implementar sua linha de elétricos na fábrica de Valência, na Espanha e anunciou aporte bilionário na unidade de Colônia, também na Alemanha.

O fim da linha do Focus também coloca em xeque a planta alemã, que tem 6,2 mil funcionários. Executivos apontam que não faz sentido manter a fábrica em funcionamento após o encerramento da produção do médio. Caso feche, também não seria surpresa. Só nos últimos 10 anos, a Ford fechou cinco unidades fabris na Europa.

ford focus st edition 1
Nem mesmo os 280 cv do Focus ST será capaz de salvar o hatch

Focus fora de foco

Apesar de o Focus ser um carro legal e com versões esportivas, bem ariscas, como o ST. É fato que o médio perdeu apelo de vendas. O modelo, que desde 1998 rivalizava com o Volkswagen Golf, tem visto seus números despencaram a cada ano.

Em 2021, o Focus teve apenas 101 mil unidades licenciadas na Europa. Uma queda de 40% em relação a 2020, que já tinha sido fraco devido a pandemia do Covid-19. Uma das justificativas seria a falta de componentes, que impactou as entregas do modelo. Assim, o hatch seguirá o mesmo caminho que o Mondeo. O sedã já deixou de ser produzido no Velho Mundo.

No entanto, o médio terá sobrevida no mercado Chinês. Por lá, onde também é vendido na versão sedã, o Focus passou por atualização recentemente, o que lhe deve garantir mais alguns anos de mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 23 de junho de 2022

Gostava muito da Ford e já tive vários modelos da marca e o Focus foi um deles. Certamente esse carro vai deixar saudades na Europa. Do jeito que as coisas andam, parece que a estratégia da Ford é mergulhar de cabeça nos elétricos e, acredito, que vão apenas montar carros na China, já que é o único lugar do mundo com o custo sde produção menos elevado para produzir veículos elétricos. No fundo, parece que eles querem surfar na mesma onda da Tesla.

Avatar
Deixe um comentário