‘Humvee chinês’ ganha versão civil por mais de meio milhão de reais

A chinesa Dongfeng desenvolveu o seu Humvee fazendo engenharia reversa com unidades do Hummer civil importados dos EUA

dongfeng warrior m50 vermelho frente lama
A aparência foi atualizada, mas o chassi é do veículo militar (Foto: Dongfeng | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
16 de julho de 2021 12:04

Até a apresentação do HMMWV em 1984, também conhecido como Humvee, os veículos militares pelo mundo tinham formato parecido com o do tradicional Jeep que começou a servir na segunda guerra mundial. Com o novo veículo militar dos EUA começaram a aparecer similares pelo mundo, como o Toyota Mega Cruiser, o Xiaolong XL2060 e o Dongfeng Mengshi EQ2050.

A chinesa Dongfeng apresentou agora uma versão civil de seu Humvee, chamada de Warrior M50. Essa versão civil é feita apenas como picape de cabine simples, mas uma carroceria SUV foi prometida. E assim como aconteceu com o Hummer H1 civil, o interior é bem equipado e com os confortos esperados de um carro civil.

VEJA TAMBÉM:

Como é o Humvee chinês

Apesar de lembrar bastante o Hummer original, o estilo externo do Dongfeng Warrior traz toques pessoais como a grade cromada, as linhas mais retas e o para-brisa inteiriço. A caçamba é simples e não é integrada a carroceria como nas versões picape do Humvee.

O veículo militar da Dongfeng foi fruto de engenharia reversa feita sobre vários Hummer civis comprados pelo governo chinês nos anos 90. Portanto o chassi estreito, com o motor na posição central-dianteira e as suspensão independentes com longo curso são similares aos do Humvee norte-americano.

O motor que move essa picape é um quatro cilindros Cummins 4.0 turbodiesel, que produz 203 cv e 61 kgfm. Diferente do Humvee e do Hummer, a transmissão é manual de seis marchas. Para encarar o fora de estrada a picape conta com um surpreendente ângulo de ataque de 70°, ângulo de saída de 45° e 40,9 cm de vão livre.

Os interessados em ter uma picape com origem militar terão que desembolsar ¥668.800, o equivalente a R$ 527.636 na cotação atual do Yuan. Um valor salgado, assim como era o do Hummer civil. Será que tem algum Arnold Schwarzenegger chinês de olho nesse carro?

Fotos: Dongfeng | Divulgação

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário