Projeto isenta condutor de infração de trânsito cometidas por passageiro

De acordo com o projeto, para garantir a aplicação da penalidade, o passageiro que cometer infração deverá ser devidamente identificado

crianca no banco traseiro com cinto no pescoco
Em caso de menores de 18 anos que cometerem infração dentro do carro, a responsabilidade recai sobre os pais ou responsáveis legais (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara
Publicado em 30/07/2022 às 16h03

O Projeto de Lei 1536/22 altera o Código de Trânsito Brasileiro para estabelecer que o condutor não responderá por infração de trânsito cometida por passageiro, como deixar de usar o cinto de segurança, por exemplo. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, para garantir a aplicação da penalidade, o passageiro deverá ser devidamente identificado, sendo a punição atribuída a pais ou responsáveis quando a infração for cometida por menor de 18 anos.

VEJA TAMBÉM:

Autor da proposta, o deputado Pastor Eurico (PL-PE) cita como justificativa para a alteração o princípio constitucional da pessoalidade ou intransmissibilidade da pena. Segundo a Constituição, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo apenas a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser estendidas aos sucessores até o limite do valor do patrimônio transferido.

“Punir o condutor pela não utilização, pelo passageiro, do cinto de segurança padece de fragrante inconstitucionalidade, conforme o princípio citado e o não enquadramento nas exceções listadas”, diz o autor.

Tramitação do texto da infração do condutor

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso o texto passe pelas comissões, sem questionamento de até 52 deputados (o que demanaria votação em Plenário da Câmara), ele seguirá diretamente para apreciação do Senado.

Caso do ex-BBB

No final de março um motorista de aplicativo bateu em um caminhão parado. Seu passageiro, o ex-BBB Rodrigo Mussi, estava sem o cinto de segurança e sofreu ferimentos graves. Na ocasião iniciou uma discussão sobre a responsabilidade, já que o motorista deveria cobrar o uso do cinto de segurança.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Antonio 31 de julho de 2022

O valor do IPVA também apresenta uma incoerência: o valor do veículo deveria ser a média do ano e não o valor pesquisado no final do ano anterior ao pagamento, como faz o governo. No IPVA deste ano, todos os motoristas pagaram um IPVA com valor maior, devido a uma inflação dos carros usados e que nos dias de hoje apresentam custos menores. O IPVA deveria corresponder ao preço médio do ano…

Avatar
Deixe um comentário