IPVA 2022 MS: estado divulga calendário e concede desconto de até 15%

Estado permite parcelamento em até cinco vezes, mas só concede redução no valor para pagamento à vista: confira as datas

Alíquotas do IPVA 2022 do PR podem chegar a 3,5%
Segundo governo estadual, arrecadação será destinada à infraestrutura viária e serviços de saúde, segurança pública e educação (Imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por AutoPapo
27 de dezembro de 2021 16:43

O estado do Mato Grosso do Sul (MS) concederá 15% de desconto para quem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 à vista. Também é possível parcelar o valor total em cinco vezes, mas, nesse caso, o contribuinte não tem direito a qualquer tipo de abatimento.

VEJA TAMBÉM:

O prazo tanto para a quitação em quota única quanto do vencimento da 1ª parcela é dia 31 de janeiro do ano que vem. Confira o calendário:

Condição de pagamento do IPVA MS 2022 Data limite
À vista com 15% de desconto 31 de janeiro de 2022
1ª parcela  31 de janeiro de 2022
2ª parcela 28 de fevereiro de 2022
3ª parcela 31 de março de 2022
4 ª parcela 29 de abril de 2022
5ª parcela 31 de maio de 2022

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Mato Grosso do Sul (Sefaz MS), os carnês para efetuação do pagamento do IPVA 2022 já foram distribuídos aos contribuintes. O governo do estado disponibiliza um site para que os proprietários de veículos consultem débitos e verifiquem a autenticidade da guia: a página também esclarece dúvidas comuns e presta suporte técnico.

Segundo o governo do MS, os recursos arrecadados com o IPVA 2022 são igualmente divididos pelo poder público: 50% vão para os municípios de registro dos veículos e os outros 50% são destinados ao estado.

Veículos isentos do IPVA 2022 no MS

No estado do MS, estão isentos do pagamento do IPVA 2022 veículos com mais de 15 anos de fabricação. A partir deste ano, motocicletas de até 150 cm³ de cilindrada também ficaram dispensadas da primeira tributação do imposto.

Ônibus e vans escolares, além de automóveis de bares, restaurantes e empresas do segmento turismo também estão isentos do tributo: de acordo com o governo estadual, isso ocorre porque esses setores foram muito prejudicados pela pandemia.

IPVA 2022 subiu, sim, mas menos do que se esperava: assista ao vídeo e entenda!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ZENILDA MIGUEL DA SILVA 3 de janeiro de 2022

qu

Avatar
Deixe um comentário