IPVA AP 2022: Tributo poderá ser parcelado em até 6 vezes

Foram definidas as datas e regras para o IPVA 2022 no estado do Amapá, ele poderá ser parcelado e quem pagar a vista terá 20% de desconto

Governo do Mato Grosso (MT) optou por congelar o preço do IPVA em 2022
Quem pagar a vista terá 20% de desconto (Imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
29 de dezembro de 2021 10:17

Foi definido como será o IPVA 2022 do estado do Amapá. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) definiu que o imposto poderá ser parcelado em até seis vezes, mas quem pagar em cota única terá 20% de desconto, assim como ocorreu nos anos anteriores.

O pagamento do IPVA se iniciará no dia 15 de março, data que vale para a cota única ou para a primeira parcela. No Amapá não existem datas diferenciadas dependendo do final da placa. As datas das parcelas seguintes são:

  • 2ª parcela: 15/04
  • 3ª parclea: 16/05
  • 4ª parcela: 15/06
  • 5ª parcela: 15/07
  • 6ª parcela: 15/08

VEJA TAMBÉM:

O pagamento do licenciamento tem o prazo máximo de 31 de agosto. O Detran do Amapá irá iniciar a fiscalização da documentação a partir do dia 1º de setembro.

Alíquotas do IPVA AP 2022

O cálculo do IPVA 2022 usará a tabela Fipe como referência. Para carros de passeio, caminhonetes e embarcações recreativas a alíquota será de 3%. Para caminhões, ônibus, micro-ônibus e motos a alíquota é de 1,5%. Embarcações e aeronaves de uso comercial pagam apenas 0,5% do valor de tabela.

Para portadores de deficiência física, autismo e doenças renais o IPVA é isento. Só é necessário apresentar laudo do Detran ou de estabelecimento público de saúde para garantir o benefício. Para isso, é possível agendar o atendimento online pelo Portal de Serviços do Amapá.

As guias do IPVA AP 2022 podem ser obtidas para a impressão ou pagamento através do site do Detran AP. Essas guias podem ser pagas por aplicativos de bancos, agências bancárias ou lotéricas.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário