Serviço de Táxi autônomo é liberado em cidade da Califórnia

Após um período de testes realizado em São Francisco, a Cruise, que pertence à GM, recebeu sinal verde para cobrar pelo serviço de táxi autônomo

gm cruise serviço carro autônomo chevy bolt são francisco
Agora a Cruise pode cobrar pelos serviços prestados pela sua frota de carro autônomo (Foto: Cruise | Divulgação)
Por Bernardo Castro
07 de junho de 2022 14:02

O serviço de carros autônomos Cruise, que pertence à General Motors, recebeu sinal verde para cobrar por viagens na cidade estadunidense de São Francisco, na Califórnia. Antes de aprovado, o projeto passou por uma fase de testes que, em um primeiro momento, contava com a presença de motoristas humanos. Em fases mais avançadas, o experimento foi feito completamente sem a presença do condutor.

De acordo com a Reuterso projeto de carros autônomos da Cruise é um grande passo para a tecnologia, que agora contará com 30 Chevrolet Bolts nas ruas de São Francisco cobrando por um trabalho similar ao de um táxi ou de motoristas de aplicativo, mas sem a presença do motorista. A expansão deve acontecer em algumas semanas.

VEJA TAMBÉM:

A permissão, aprovada pela Comissão de Serviços Públicos da Califórnia na última quinta-feira (02) em uma votação de 4-0, foi o último obstáculo a ser vencido pelo projeto. Antes da liberação, a Cruise testava o seu projeto de carro autônomo apenas com funcionários, ou em testes públicos gratuitos, que quase sempre tinham um motorista de segurança ao volante em caso de emergência. Agora, a empresa tem o direito de cobrar pelo serviço.

Esta resolução marca outro passo importante nesse esforço. Isso permitirá que nossa equipe continue coletando dados muito importantes que apoiarão o desenvolvimento de fases futuras.”

Apesar da permissão, existem algumas limitações impostas a esse “táxi” autônomo, a começar pela velocidade que é limitada a 50 km/h. Além disso, eles podem circular apenas nas vias que foram georreferenciadas e nas áreas que evtiam o centro da cidade. Ademais, eles estão proibidos de circular em condições climáticas adversas como chuva ou neblina e seu funcionamento é apenas das 22h às 06h.

Serviço de carro autônomo teve problemas em fase de teste

Durante o período de experimento, nem tudo foi mil maravilhas. Em algumas ocasiões o Chevrolet Bolt bloqueou a passagem do caminhão dos bombeiros, que atendiam um chamado de incêndio; Parou inesperadamente, fazendo um ciclista colidir contra o veículo; Além de não conseguir dirigir fora das marcações da pista, o que causou problemas com caminhões ou ciclistas estacionados ao lado da estrada.

No entanto, ao que tudo indica, a Cruise resolveu esses problemas de maneira tão eficiente, que convenceu até a Comissão de Utilidades Públicas da Califórnia de sua eficácia.

Esse projeto da GM tirou o sono da polícia de São Francisco. O Boris contou como foi essa história:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário