Licenciamento MG 2022: hoje (31) é o último dia para o pagamento
Pagamento pode ser feito por meio de guia impressa pelo proprietário do veículo ou nos bancos da rede credenciada
Pagamento pode ser feito por meio de guia impressa pelo proprietário do veículo ou nos bancos da rede credenciada
Vence nesta quinta-feira (31/3) a Taxa de Licenciamento MG 2022. O tributo, no valor de R$ 135,95, deve ser pago nesta data por todos os proprietários, independentemente da placa.
O pagamento da Taxa de Licenciamento MG 2022 pode ser feito pelos seguintes meios:
A Guia de Arrecadação da Taxa de Licenciamento MG 2022 pode ser emitida junto com a do IPVA (neste link) ou de forma separada (aqui). É necessário ter o número Renavam em mãos..
O não pagamento da taxa ou a quitação em atraso resulta em multa, conforme descrito abaixo, e juros da Selic (Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia):
Vale lembrar que para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) junto ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), é preciso estar em dia com Licenciamento MG 2022 e também com o IPVA e eventuais multas de trânsito.
O novo documento poderá ser acessado por meio do site do Detran-MG, aplicativo CDT (certeira digital), ou do Portal de Serviços do Senatran, desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).
A versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), regulamentada pela Deliberação 180, é obrigatória no Brasil. O documento de carro digital tem todas as informações do antigo CRLV físico e sua validade jurídica.
Para acessar o documento digital, o proprietário do veículo precisa ter quitado o licenciamento anual do veículo, expedido pelo Detran.
Aprenda como fazer, baixar e imprimir o Licenciamento Digital: clique aqui
De acordo com a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, quanto à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), apesar de não haver mais a necessidade de impressão do documento, o pagamento continua a ser exigido pois é necessário custear as manutenções e as melhorias periódicas no sistema do Departamento Estadual de Transito (Detran) para garantir a segurança e a autenticidade dos dados.
A secretaria explica ainda que o valor arrecadado com a taxa também é usado para custear as atividades de fiscalização feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pelo trânsito de veículos, quer seja no controle de informações dos sistemas de dados ou nas blitzen de conferência da regularidade da documentação exigida por lei, independentemente de a documentação ser física ou virtual.
O vencimento do IPVA MG 2022 ocorrerá nos meses de março, abril e maio. Os valores serão os mesmos pagos no ano passado. Clique aqui para mais informações.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Nossos governantes só sabe nos roubar, paga por licenciamentos que não chega mais em mão e ainda temos a obrigação de coloca em nossos celular ou anda um um papel que nos próprio tora em casa e muita da sacanagem
Isto é um assalto e a polícia não faz nada…o povão só leva ferro.
A POLICIA NAO PODE FAZER NADA SIMPLESMENTE COBRAR DOCUMENTO PAGO INFELISMENTE QUEM PDERIA FAZER ALGUMA COISA E ESTE GOVERNADOR MELDIQUE QUE SO FERRA O POVO MAIS NADA