Licenciamento MG 2022: hoje (31) é o último dia para o pagamento

Pagamento pode ser feito por meio de guia impressa pelo proprietário do veículo ou nos bancos da rede credenciada

mulher segura celular com documento do carro digital crlv e aberto
Quitação de taxas e multas é essencial para ter acesso ao CRLV (Foto: AutoPapo) (Foto: Divulgação)
Por AutoPapo
31 de março de 2022 14:08

Vence nesta quinta-feira (31/3) a Taxa de Licenciamento MG 2022. O tributo, no valor de R$ 135,95, deve ser pago nesta data por todos os proprietários, independentemente da placa.

Como pagar a Taxa de Licenciamento MG 2022

O pagamento da Taxa de Licenciamento MG 2022 pode ser feito pelos seguintes meios:

  1. Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento – é necessário estar em posse do número do Renavam (confira aqui a rede credenciada).
  2. Por meio de Guia de Arrecadação.

A Guia de Arrecadação da Taxa de Licenciamento MG 2022 pode ser emitida junto com a do IPVA (neste link) ou de forma separada (aqui). É necessário ter o número Renavam em mãos..

O não pagamento da taxa ou a quitação em atraso resulta em multa, conforme descrito abaixo, e juros da Selic (Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia):

  • Multa de 0,15% ao dia, até o 30º dia;
  • Multa de 9%, do 31º até o 60º dia;
  • Multa de 12%, a partir do 61º dia.

Vale lembrar que para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) junto ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), é preciso estar em dia com Licenciamento MG 2022 e também com o IPVA e eventuais multas de trânsito.

Como obter o Licenciamento MG 2022

O novo documento poderá ser acessado por meio do site do Detran-MG, aplicativo CDT (certeira digital), ou do Portal de Serviços do Senatran, desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).

Como fazer o licenciamento digital

A versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), regulamentada pela Deliberação 180, é obrigatória no Brasil. O documento de carro digital tem todas as informações do antigo CRLV físico e sua validade jurídica.

Para acessar o documento digital, o proprietário do veículo precisa ter quitado o licenciamento anual do veículo, expedido pelo Detran.

Aprenda como fazer, baixar e imprimir o Licenciamento Digital: clique aqui

Por que preciso pagar licenciamento se vou usar o documento digital?

De acordo com a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, quanto à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), apesar de não haver mais a necessidade de impressão do documento, o pagamento continua a ser exigido pois é necessário custear as manutenções e as melhorias periódicas no sistema do Departamento Estadual de Transito (Detran) para garantir a segurança e a autenticidade dos dados.

A secretaria explica ainda que o valor arrecadado com a taxa também é usado para custear as atividades de fiscalização feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pelo trânsito de veículos, quer seja no controle de informações dos sistemas de dados ou nas blitzen de conferência da regularidade da documentação exigida por lei, independentemente de a documentação ser física ou virtual.

IPVA MG 2022

O vencimento do IPVA MG 2022 ocorrerá nos meses de março, abril e maio. Os valores serão os mesmos pagos no ano passado. Clique aqui para mais informações.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gilso 31 de março de 2022

Isto é um assalto e a polícia não faz nada…o povão só leva ferro.

Avatar
CRISTIANO 17 de maio de 2022

A POLICIA NAO PODE FAZER NADA SIMPLESMENTE COBRAR DOCUMENTO PAGO INFELISMENTE QUEM PDERIA FAZER ALGUMA COISA E ESTE GOVERNADOR MELDIQUE QUE SO FERRA O POVO MAIS NADA

Avatar
Deixe um comentário