Licenciamento MG 2022: valor, data de pagamento e como pagar

Pagamento pode ser feito por meio de guia impressa pelo proprietário do veículo ou nos bancos da rede credenciada

Detran-AM divulgou as informações sobre o pagamento do licenciamento 2022
Quitação de taxas e multas é essencial para ter acesso ao CRLV (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
03 de janeiro de 2022 14:39

O Detran MG divulgou o valor da taxa de Licenciamento MG 2022: R$ 135,95. Ela deverá ser pagar até o dia 31 de março de 2022 – independentemente do final da placa.  A Taxa de Licenciamento Anual é exigida para veículos automotores, reboque e semirreboque.

Como pagar a Taxa de Licenciamento MG 2022

O pagamento da Taxa de Licenciamento MG 2022 pode ser feito pelos seguintes meios:

  1. Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento – é necessário estar em posse do número do Renavam (confira aqui a rede credenciada).
  2. Por meio de Guia de Arrecadação.

A Guia de Arrecadação da Taxa de Licenciamento MG 2022 pode ser emitida junto com a do IPVA (neste link) ou de forma separada (aqui). É necessário ter o número Renavam em mãos.

Como obter o Licenciamento MG 2022

O novo documento poderá ser acessado por meio do site do Detran-MG, aplicativo CDT (certeira digital), ou do Portal de Serviços do Senatran, desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).

Como fazer o licenciamento digital

A versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), regulamentada pela Deliberação 180, é obrigatória no Brasil. O documento de carro digital tem todas as informações do antigo CRLV físico e sua validade jurídica.

Para acessar o documento digital, o proprietário do veículo precisa ter quitado o licenciamento anual do veículo, expedido pelo Detran.

Aprenda como fazer, baixar e imprimir o Licenciamento Digital: clique aqui

Por que preciso pagar licenciamento se vou usar o documento digital?

De acordo com a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, quanto à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), apesar de não haver mais a necessidade de impressão do documento, o pagamento continua a ser exigido pois é necessário custear as manutenções e as melhorias periódicas no sistema do Departamento Estadual de Transito (Detran) para garantir a segurança e a autenticidade dos dados.

A secretaria explica ainda que o valor arrecadado com a taxa também é usado para custear as atividades de fiscalização feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pelo trânsito de veículos, quer seja no controle de informações dos sistemas de dados ou nas blitzen de conferência da regularidade da documentação exigida por lei, independentemente de a documentação ser física ou virtual.

IPVA MG 2022

O vencimento do IPVA MG 2022 ocorrerá nos meses de março, abril e maio. Os valores serão os mesmos pagos no ano passado. Clique aqui para mais informações.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
38 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José João batista 21 de janeiro de 2022

Cadê os deputados, parece que eles também estão fazendo vista grossa sobre essa taxa de licenciamento.e um absurdo você pagar por uma coisa que você mesmo resolve, tá de brincadeira esse governo de minas,é impostos indevidos,é deputados que nao fazem nada por nós, está difícil viver em Minas Gerais, temos que reagir rápido.

Avatar
Anderson 11 de janeiro de 2022

Canalhas!!! Se não há o documento impresso e seus custos, isso é desvio de finalidade!!!

Avatar
Osmar Martins Vilela 7 de janeiro de 2022

Tudo no Brasil é só burocracia, tá de brincadeira com povo brasileiro, isso é uma vergonha, desanima de trabalhar,tanto imposto.

Avatar
Ismael 7 de janeiro de 2022

Pagamento de taxa de licenciamento sendo cobrado indevida na minha opinião, uma vez que, nao se imprime mais o CRV em papel morda. Absurdo isso…

Avatar
Carlos Alberto Soares de Lima 5 de janeiro de 2022

Tenho que fazer a transferência do meu carro e já passou trinta dias porque estou aguardando cair o dinheiro do meu pis em fevereiro agora oque faço primeiro a transferência ou pago as taxas

Avatar
Aryel 7 de janeiro de 2022

Se já venceu os trinta dias do recibo, de um jeito ou outro você terá que pagar a multa referente ao prazo de transferência. Sendo assim, pague primeiramente o licenciamento dentro do prazo para evitar outra multa. Depois faça a transferência juntamente com o pagamento da multa.

Avatar
cassioneresferraz 5 de janeiro de 2022

isso e uma vergonha

Avatar
Marcos Elias 5 de janeiro de 2022

Isto é um abisurdo estamos sendo roubado ano após ano. Este ano sendo de eleição temos que impor aos deputados que cancelem este abisurdo.

Avatar
Marcos Elias 5 de janeiro de 2022

Este é um ano de eleição, temos que impor pra que deputados nós quais colocaremos lá nossa indignação com o roubo que estamos sofrendo todo ano.

Avatar
Sergio Marcos arsenio 5 de janeiro de 2022

Posso o IPVA agora ja

Avatar
Oliveira 5 de janeiro de 2022

Kkkk melhoria do sistema

Avatar
Eustaquio José Martins 5 de janeiro de 2022

Brasileiro é igual sal de fruta, só chia no começo, depois concorda com tudo e paga.

Avatar
Edson 5 de janeiro de 2022

Isso é um absurdo só um meio a mais de extorquir população ,pois taxa que era custiar impressão documentos que hoje não existe vergonha essa taxa, ao tem fundamento e coloca essa desculpas esfarapadas

Avatar
José Marcos da Silva 5 de janeiro de 2022

Porquê pagar está taxa de licenciamento , sendo que agente não recebe o papel verde em casa mais? E se quisermos temos que imprimir pela internet, e aínda é obrigatório ter em mãos!? Então nessas condições, não devia ser cobrado, afinal, qual a finalidade de pagar ????

Avatar
AMAURI RIBEIRO DA SILVA 5 de janeiro de 2022

Quando foi criada a taxa,pra quem se lembra a finalidade dela era para confecção e emissão de documentos.Por conveniência estão alegando outras despesas que não tem nada a ver com a lei que criou,a motivação da cobrança.
O que tem ver fiscalização com taxa de emissão de documentos e outros agregados citados na matéria como justificativa,o Detran cobra outras taxas que já são com valores muito altos, basta abrir o site e pesquisar.
Esta taxa perdeu a finalidade de sua criação e agora virou desculpa para não torná-la sem efeito.
É muita gente calada quando se prova que a exploração continua.

Avatar
Eustaquio José Martins 5 de janeiro de 2022

Brasileiro é igual sal de fruta, só chia no começo, depois concorda com tudo e paga.

Avatar
Marter Paraiso alves 5 de janeiro de 2022

O deputado cleitinho já tentou acabar com essa taxa mas não tem mais nenhum deputado q ajude ai vam cobrando e roubando do povo bando de ladrões

Avatar
Martinho Aurélio 5 de janeiro de 2022

Somos obrigados a pagar para fiscalizar a gente, isso e um absurdo, mais uma roubalheira, sempre arrumam desculpas para nos desfalcar.

Avatar
Wilson lucio 5 de janeiro de 2022

Eu mesmo isto puto de morar em minas gerais por causa disso mesmo, taxas e impostos mais caro, é só comparar com os outros estados q vai ver as diferencia.

Avatar
Ronan Silva 5 de janeiro de 2022

Os pessoal de Brasília, tem a senha pra rolbar,os caras são bons ,os melhores do mundo

Avatar
Ronaldo Gomes de Oliveira 5 de janeiro de 2022

Agente trabalha compra um carro 🚗velho parcelado ou financiado,pagamos por ele ,depois vem combustível ⛽um absurdo peças pagamos impostos, vem todo ano documentação dpvt tacha licenciamento seguro obrigatório, são tantas burocracia para ter alguma coisa no Brasil que usamos e não somos donos isso é de lascar com povo brasileiro. Até pra dar um peido temos impostos de tudo que consumimos ,viver num país desse tem que ser político ladrão ou autoridade que muitas vezes usam carros aviões que também somos nós que pagamos. O país de que os trabalhadores não têm valores a não ser pra pagar pagar pagar etc…

Avatar
Esdras oliveira 4 de janeiro de 2022

Não tem nem o que dizer, é pagar pra não ter o veículo apreendidos pagar mais taxas ainda , e caladinho né !

Avatar
Marcos 4 de janeiro de 2022

Isto é brasil o não e só em minas gerais está vergonha

Avatar
Roberto Elias FRANCO 4 de janeiro de 2022

Meu CARRO TERMINA COM 22 QUAL PERÍODO DE PAGAMENTO

Avatar
Walter Lima Torres 5 de janeiro de 2022

Nessa fila vc é o primeiro!

Avatar
José Geraldo alves 4 de janeiro de 2022

Essa taxa de licenciamento foi criado no governo estadual Itamar Franco. Era p o Detran enviar os documentos (CRLV) para sua residência (nunca vi um frete de um documento, tão caro). Mas agora q não emitem mais o documento e sim o proprietário q paga o “imposto” que emite, não deveriam mais cobrar. Se todos os proprietários Não pagassem o que o governo estadual faria?

Avatar
Paulo Reis 4 de janeiro de 2022

Até quando o povo brasileiro vai aceitar que os governantes continuem a nos impor taxas e impostos a seu bel prazer? Vamos reagir gente. Não podemos aceitar esse absurdo.

Avatar
Marcos 4 de janeiro de 2022

Isto é brasil o não e só em minas gerais você paga mais não levar

Avatar
Marcos 4 de janeiro de 2022

Isto é brasil o não e só em minas,mesmo que tem isto você paga mais não levar.

Avatar
Norberto Figueiredo 5 de janeiro de 2022

Se ninguém pagasse essa taxa de licenciamento seria a solução. Difícil seria conseguir tamanha adesão. Concordo que manter o sistema tem um custo mas acredito que não chega nem perto disso. Já o seguro que é muito importante não vai precisar ser pago. Um valor de 20 reais não pesa e poderia ser usado para pagar um indenização melhor.

Avatar
Fernando 4 de janeiro de 2022

Essa taxa de licenciamento é uma picaretagem !!! E na cara dura, cadê os órgãos de defesa do consumidores pra intervir nessa cachorrada !!!

Avatar
Enrique 4 de janeiro de 2022

Pra mim poder transferir o meu carro,e necessário pagar alguma taxa de 2022?

Avatar
Alexuison 4 de janeiro de 2022

Sim, taxa de transferência de propriedade, compra e venda, mas geralmente quem compra que arca c as despesas, vc deverá providenciar junto ao comprador em um cartório para registrar a venda mediante reconhecimento de firma…..resumindo passe no despachante que ele ajeita tudo…..só não esqueça de comunicar a venda

Avatar
Wagner 4 de janeiro de 2022

Boa noite!
Absurdo! A taxa de licenciamento se tornou, principalmente nos últimos dois anos, mais um crime do executivo, com a convivência da fraquíssima, omissa, inútil “casa do legislativo”. Mostrando como sempre seu poder de prejudicar a população. E a postura do ministério público e órgãos de defesa do consumidor? Inúteis, omissos! Já no ano passado, empurraram até chegar ao Detran MG. Agora de novo? Com tal explicação absurda. Nos fazem de burros e tolos o tempo todo. O slogan da Assembléia de Minas, poder e voz do cidadão, é como aqueles que a compõem, HIPÓCRITAS, DEMAGOGOS. Será que um dia teremos políticos e não politiqueiro fazendo política e não politicagem? O cidadão que está aqui fora, ainda não aprendeu a votar.

Avatar
João 3 de janeiro de 2022

Porque pagar se vc mesmo emite o papel isso é mais um roubo e Brasil

Avatar
Marcos Menezes 4 de janeiro de 2022

Esses governantes são todos iguais nenhum benefício para quem paga imposto neste país ou seja pagamos IPVA , licenciamento que um absurdo isso existir e seguro DPVAT . Oque ganhamos nada ruas cheia de buracos inventam multas para pagar esses incompetentes da polícia militar e guarda municipal e os canalhas colocam radar para todo lado esse e o Brasil acorda gente pagamos muito imposto para pouco retorno.

Avatar
MARCO ANTÔNIO FERNANDES OLIVEIRA 3 de janeiro de 2022

Governo tinha que da pelo menos mais uns 30 dias pra regularizar o licenciamento 2021 pois comprei o carro no final de dezembro com licenciamento de 2020, desde então contratei um despachante que segundo ele não tem vaga pra agendar e fazer a vistoria de transferência, dependo dela pro carro ser licenciado pois paguei todos os documentos mais como tinha finacidado o carro só emite um novo LICENCIAMNTO quando transferir. Ou seja paguei tudi o que devia mais não posso rodar no meu carro pois pra licenciar dependo de vistoria que não tem agendamento segundo meu despachante. Obs. Despachante renomado em Uberlândia.

Avatar
José 4 de janeiro de 2022

Porque pagar ipvA sobre o valor total do carro si grande parte do valor e imposto

Avatar
Deixe um comentário