Licenciamento SP 2022: calendário é divulgado pelo Detran

Para automóveis, datas para o licenciamento começam em julho e se estendem até dezembro, de acordo com o número final da placa

crlv papel moeda certificado registro licenciamento veiculo shutterstock 1888683439
Fique de olho nas datas de acordo com a placa do seu carro (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por AutoPapo
29 de dezembro de 2021 19:03

O Detran divulgou o calendário do licenciamento SP 2022. As datas foram estabelecidas levando em consideração o número final das placas e será obrigatório a partir de julho. O calendário se estende até dezembro – exceto para caminhões e tratores, que têm prazos entre outubro e dezembro. A mudança ocorre relacionado ao maior prazo para o pagamento do IPVA SP 2022 – até cinco parcelas.

O licenciamento SP 2022 tem valor de R$ 144,86 para carros usados, independentemente do calendário de vencimento. O ajuste da taxa é realizado com base na divulgação da Coordenação da Administração Tributária do Estado de São Paulo, considerando que o valor da UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) possui um aumento anual.

VEJA TAMBÉM:

Assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Calendário licenciamento SP 2022 para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

Mês Final da placa
Julho 1 e 2
Agosto 3 e 4
Setembro 5 e 6
Outubro 7 e 8
Novembro 9
Dezembro 0

O calendário fixa o prazo-limite para o pagamento regular do licenciamento, de acordo com o final da placa. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. A regra é a mesma: todos os débitos do veículo devem estar quitados.

Calendário de licenciamento SP 2022 para caminhão ou caminhão-trator

Mês Final da placa
Outubro 1, 2, 3 e 4
Novembro 5, 6 e 7
Dezembro 8, 9 e 0

Como pagar o licenciamento SP 2022

Para pagar o licenciamento SP 2022 o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas

O documento digital fica disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran-SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

Licenciamento SP 2022 não foi pago: e agora?

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Licenciamento antecipado

A partir de 3 de janeiro de 2022, os motoristas já podem realizar o licenciamento SP 2022 antecipado. A providência é para todos os veículos, independentemente do final de placa.

O serviço é oferecido pelo Detran-SP para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA SP 2022, que poderá ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado, conforme vencimento definido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Quem não optar por essa modalidade, poderá seguir o calendário de licenciamento anual, de acordo com o final da placa.

IPVA 2022 subiu, sim, mas menos do que se esperava. Boris Feldman explica:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco Antônio Pereira 3 de janeiro de 2022

Simplesmente um absurdo o pagamento dessa taxa anual e também do IPTU.
O cidadão compra um automóvel e já paga outro carro em impostos e depois anualmente tem que pagar uma taxa para utilizar o seu bem. Mesma indignação para o IPTU, o cidadão compra um imóvel, paga milhões de taxas, enquanto for vivo paga IPTU para usar o próprio imóvel, quando morre a família paga inventário, advogado e mais taxa de transferência. Isso tem que ser revisto. Vai vendo Brasil, em quem você vota!

Avatar
Roger 3 de janeiro de 2022

Esse desconto de 9% é uma ilusão. Além dos tributos que tiveram aumento significativo, por exemplo o licenciamento que teve um aumento em torno de 46%, tem a questão de que no início de cada ano temos muitas contas para pagar. O governo quer arrecadar o quanto antes, por isso apresenta esses descontos mascarados para que possa receber o tributo o mais rápido possível. Vou continuar pagando conforme a tabela oficial sem desconto mesmo, juntando o valor dividido mês a mês até o vencimento final consigo pagar sem muito esforço. Se pelo menos esses valores fossem utilizados para o que realmente deveriam eu pagaria numa boa sem reclamar, mas vemos que não é isso que acontece. Algumas avenidas já não tem mais onde realizar remendos de tantos buracos que foram tapados de qualquer jeito.

Avatar
PEDRO FIORELLI DOS SANTOS 1 de janeiro de 2022

Tudo evolui, ainda bem.

Avatar
Junior 29 de dezembro de 2021

Sigo o auto papo e fico muito triste em matérias informativas como essa vcs esquecerem o bom e velho despachante que por muitos anos levou nas costas as arrecadações para o estado e hj estão tentando desfazer dessa profissão, onde esses profissionais são os principais especialistas no assunto.

Avatar
Deixe um comentário