Carro elétrico roda até 6 meses sem recarga
Lightyear Zero lançou o seu primeiro carro elétrico que pode ser carregado enquanto anda e pode circular mais de 30km por dia por 6 meses sem recarregar
Lightyear Zero lançou o seu primeiro carro elétrico que pode ser carregado enquanto anda e pode circular mais de 30km por dia por 6 meses sem recarregar
A Lightyear se esforçou para criar o carro elétrico mais eficiente do mundo e já apresentou a sua versão final, que será comercializada. Durante um evento online, a fabricante mostrou o seu modelo de produção, que foi rebatizado: antes se chamava “One”, e agora chama “0”.
Foram seis anos trabalhando no desenvolvimento do modelo elétrico que é equipado com painéis solares. O “0” estará disponível para encomenda no terceiro trimestre deste ano pela bagatela de € 250 mil (R$ 1,3 milhões), lembrando que sua fabricação será limitada a 946 unidades. Para comprá-lo, basta acessar o site da Lightyear e configurar o seu exemplar.
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Desde o início do seu projeto, a Startup holandesa por trás do Lightyear 0 estabeleceu que o carro teria uma autonomia de 700 km com uma única carga. Após algumas melhorias, seu alcance chegou aos 710 km.
A versão padrão é equipada com uma bateria de 60 kWh, chegará de fato a um alcance WLTP de 625 km. No entanto, os paineis solares instalados no 0 elevaram a sua autonomia.
De acordo com a fabricante, o design holístico e o teto solar permitem que o motorista dirija por meses sem precisar carregar. A marca garante que, em um ambiente com o clima predominantemente nublado, o veículo pode circular até 35 km por dia por dois meses sem precisar ser plugado na tomada. Se o local for ensolarado, como o Brasil, o tempo até ser carregado novamente pode demorar até 6 meses.
A Lightyear diz que qualquer tomada do mundo se torna uma estação de carregamento. Conectado a uma tomada doméstica comum, o Lightyear 0 ainda pode carregar 32 km de autonomia por hora.
Lex Hoefsloot explicou o conceito por trás do uso dos painéis solares:
Na Europa esperamos ver 84 milhões de veículos elétricos nas vias até 2030 e todos esses carros terão que recarregar. Acreditamos que um carro que pode reduzir a dependência de um carregador pode ser atraente e também mais fácil de usar.
Além da flexibilidade de carregamento, o uso das placas tem mais uma vantagem. Através dela, os acumuladores de carga podem ser menores porque o veículo pode ser recarregado em movimento, o que traz benefícios de custo, peso, e menor impacto ao meio ambiente.
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Existe um detalhe pouco conhecido do publico geral que é a limitação física na geração fotovoltaica. Hoje uma placa de maxima eficiência não chega a aproveitar 28% do sobre incide sobre ela. Existem pesquisas, seja, nada comercial pelos próximos 7 a 10 anos, de placas cujo limite se aproxime do limite teórico de menos de 42%, algo em torno de 40% no maximo, muito longe ainda do necessário para sustentar este sonho, infelizmente.
faça a conta:
cada m² de painel solar gera algo em torno de 0,38 kWh/kWp instalado por dia, na média anual do Distrito Federal, posicionados de forma ideal, resultando em algo ao redor de 0,45 kWh/m² por dia.
Grosseiramente um EV consome 0,2 kWh por km.
Para um percurso diário de 60 km, seriam necessários 12 kWh ou 27 m² em posição ideal.
Um veículo de passageiros de médio porte tem pouco mais do que 30 m² de área externa total, incluindo laterais e parte inferior, o que restaria para a parte superior pouco mais de 7 m², ou 3 kWh, ou seja, 1/4 do necessário…
o carro tem aproximadamente 7m² de painéis no máximo, mesmo que o carro estiver perfeitamente posicionado, devido à geometria do carro ele não consegue rendimento máximo de todos os painéis. Isso significa 0,38 * 7 no máximo ou 2,66 kWh/dia, em média, ou cerca de 13 km. Para andar 20 km por dia e não 30 como é divulgado, se ele tirar mais 7 km das baterias pré-carregadas com digamos 70 kWh (energia que carrega um Tesla com 340 kgf de baterias), daria ainda assim 50 dias entre cargas e não 180.
Sou engenheiro mecânico e estudioso do assunto, esses são dados retirados de um trabalho que fiz recentemente para um estudo de viabilidade de uma mini usina solar no DF, e de uma pós que fiz sobre carros elétricos.
Porque vc considera a geração do painel solar do carro de última geração com o painel do seu estudo? Existem outras formas de geração de energia no projeto do carro que vc não está levando em consideração?
“””” O “0” estará disponível para encomenda no terceiro trimestre deste ano pela bagatela de € 250 mil (R$ 1,3 milhões),””” Assim carro eletrico só sera realidade em 2100
Nossa essa e minha paixão meu sonho sonhado e esperado qui de mas