Imprudência com veículos que dispensam CNH serão multa na Russia

Deputados russos aprovaram medidas que irão multar quem estiver embriagado, fora do local correto de circulação e até com carga excedente

mulher bebendo em patinete eletrico 1
Conduzir alcoolizado é uma das várias pautas da restrição (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 10/07/2024 às 15h02

Devido ao aumento do número de acidentes envolvendo veículos elétricos de pequena capacidade motora e até bicicletas, a Duma russa aprovou, previamente, um  projeto de lei que introduz multas para condutores de scooters elétricas e outros dispositivos de mobilidade pessoal. Os valores podem passar dos 30 mil rublos (cerca de R$ 1.800 reais).

VEJA TAMBÉM:

patinete eletrico

Idosos e crianças muitas vezes são vítimas desses acidentes. Cada incidente gera uma grande repercussão pública, com deputados recebendo milhares de apelos exigindo maior responsabilidade dos condutores imprudentes.”, destacou o  presidente da Duma, Vyacheslav Volodin.

Detalhes do Projeto de Lei

Segundo o Tass documento foi apresentado em abril por um grupo de senadores liderado por Andrei Klishas, presidente do Comitê do Conselho da Federação sobre Legislação Constitucional e Construção do Estado. O projeto propõe a inclusão do artigo 12.8.1 no Código RF de Contra-ordenações (CAO), estabelecendo multas de 20 mil a 30 mil rublos para condução sob influência de álcool e recusa de exame médico. Para ciclistas, as sanções atuais permanecem, com multas de 1 mil a 1,5 mil rublos por condução embriagada.

A fuga do local de um acidente envolvendo um usuário de dispositivo de mobilidade pessoal ou ciclista será punida com multas de 4 mil a 5 mil rublos, se a violação não caracterizar crime.

Multas por Excesso de Velocidade

  • 500 a 800 rublos para excessos de 5 a 10 km/h;
  • 2 mil a 2,5 mil rublos para excessos de 10 a 15 km/h;
  • 3 mil a 3,5 mil rublos para excessos de 15 a 20 km/h;
  • 4 mil a 5 mil rublos para excessos acima de 20 km/h.
mulher bebendo em patinete eletrico 2

Além disso, infrações como transporte de mercadorias e reboque serão punidas com multas de 1.000 rublos. Transporte inadequado de pessoas, inclusive duas pessoas em uma scooter elétrica, resultará em multas de 2 mil a 3 mil rublos. Para transporte de crianças, a multa será de 5 mil rublos.

Multas Adicionais

Conduzir dispositivos de mobilidade pessoal em rodovias e veículos lentos será punido com multa de 1.000 rublos. Danos menores à saúde de terceiros resultam em multas de 2 mil a 5 mil rublos, enquanto danos moderados variam de 10 a 15 mil rublos. Desobedecer uma ordem policial para parar resultará em multas de 500 a 800 rublos.

Multas de 2 mil a 2,5 mil rublos serão aplicadas por conduzir scooters elétricas ou bicicletas em vias públicas, violando as regras de trânsito, com pesos superiores a 35 kg em áreas de pedestres. Atravessar ruas ou obstruir pedestres resultará em multas de 2 mil a 2,5 mil rublos.

  • O projeto também prevê medidas de responsabilidade para organizações que garantem a eficiência da gestão do tráfego.

Outras multas no país

Junto destas medidas o país do velho mundo já havia falado do risco de conduzir ao uso de celular. Um projeto de lei que prevê multa de até 30.000 rublos estava em análise no país. O objetivo deste é punir os condutores de pequenos que estiverem usando o telefone celular sem o viva-voz, coisa que já é muito comum aqui no Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário