CNH vai mudar em 2022: entenda como será o novo modelo

Nova CNH traz novidades e estará disponível a partir de julho de 2022: fica a critério do condutor emiti-la por meio físico ou digital

Nova CNH agora tem o verde e o amarelo como cores predominantes
Nova CNH agora tem o verde e o amarelo como cores predominantes (Foto: Contran | Reprodução)
Por Bernardo Castro
28 de dezembro de 2021 17:12

Por meio da resolução nº 866, o Conselho Nacional de Trânsito definiu o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela começará a ser emitida em 1º de junho de 2022, à medida que o condutor for renovando ou emitindo a segunda via do documento.

Além disso, a CNH poderá ser expedida em meio físico ou digital, ficando a critério do condutor a forma que mais lhe agrade.

VEJA TAMBÉM:

A primeira mudança visível na CNH está em sua coloração: agora predominam o verde e o amarelo. Ela vai conter a letra “P” para o motorista que ainda possui a Permissão para dirigir, e “D” para quem já tem a carteira definitiva.

Outra novidade na CNH está no quadro com imagem de automóveis e a letra correspondente à sua categoria. Ela marcará no documento quais são as categorias que a pessoa está apta a conduzir. O novo modelo ainda mostrará se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.

Novo documento de habilitação agora tem tabela que indica qual veículo o condutor está apto a dirigir
Novo documento de habilitação agora tem tabela que indica qual veículo o condutor está apto a dirigir

O QR code, que armazena as informações contidas na CNH e está disponível nos documentos emitidos a partir de 2017, será mantido. Ademais, com a atualização, o documento deve conter dois números de identificação nacional e um número de identificação estadual.

Contudo, a validade da habilitação não teve alterações e continua sendo de 10 anos para os condutores com menos de 50 anos de idade.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Robson Neves 24 de janeiro de 2022

Fiz minha primeira CNH A/B, na hora de tirá o laudo a moça me perguntou para que fiz estaria tirando a CNH,é para trabalhar, ou só para ter a CNH mesmo. Eu falei que serviria para trabalho também. Ela foi e acrescentou que seria para todos os fins. Não cobrou nada a mais no preço do laudo.

Avatar
Wellington Torquato Salles 22 de janeiro de 2022

Sinceramente acho que alguns que fizeram seus comentários aqui, tem problemas de cabeça só pode! Oi então não lê a matéria toda e fica tirando conclusões precipitadas nível de ignorância chegou nos 100%. Vamos ler galera se não entendeu, pergunte antes de postar besteiras, pra não ficar feio. Ignorância tem limites, por mim, aprovadíssimo o novo modelo.

Avatar
Felipe 21 de janeiro de 2022

Pessoal, a letra D e P é apenas para informar se é definitiva ou provisória, não é no campo da categoria, olhem bem o modelo que tem na matéria, tem um P na cor preta logo acima da categoria, ao lado de acc fora dos campos… Quem tem Categoria A continua com A, B continua com B, e por aí vai…

Avatar
Valdemir 7 de janeiro de 2022

Oq tenho a dizer tremendo absurdo muitos se sacrificando pra tirar umas habilitação e agora mais essa temos uns governantes lorde só pesam neles e povo brasileiro q se Ferré isso sim bem q vir q esses 10 anos não viria átoa

Avatar
Roberto 6 de janeiro de 2022

Quem já gastou não deve pagar de novo pelas inovações.

Avatar
Roberto Amaral 6 de janeiro de 2022

Toda inovação é bem vinda. Mas jamais poderia incorrer em novas despesas para quem já gastou para obter o documento anterior. Senão isso acaba se tornando uma fábrica de novidades com o objetivo declarado de inovar e com objetivo não declarado de fazer mais dinheiro.

Avatar
Leandro silva 2 de janeiro de 2022

Eu trabalho de motorista a quase 10 anos sou habilitado na categoria AE não foi fácil pra chegar nesse nível de habilitação caso for ter que começar todo o processo de novo prefiro abandonar a profissão de motorista que já é bem sacrifícada pra quem está nesse ramo hoje ficamos longe de família pra tentar uma vida melhor mais vejo que tá cada vez pior tudo caro exames fora o tempo da gente que já e corrido lamentável esse Brasil nosso

Avatar
Vanderlei 2 de janeiro de 2022

CNH e muito ruim vc tem dois carro e caminhão e agora categoria D como vai fica,Com a lei criminal eles não fias nada os bandidos Marcão rouba e governo não fais nado

Avatar
Joel Rojes 30 de dezembro de 2021

Minha cnh categoria*AC*A desenas de anos lutei muito,peguei aulas em moto,carro e microonibos e passei em tudo para ter a categoria *D*foi pra esta que gastei tanto e passei em tudo e me entregaram uma categoria a baixo.Perdi meu esforço e fiquei no prejuízo.Acho que isto foi uma grande sacanagem que fizeram comigo.Estou dentro do prazo de prorrogação para revalidar,mas devido tais transtornos e prejuízo que me deram no passado,tenho medo de apostar neste novo modelo,e ser surpreendido novamente como fui no passado que só eu sei de minhas lutas,e os deveres do detran não me foram cumpridos. Se o que fizeram comigo foi honesto,O detran está de parabéns. Desculpe minha franqueza.mas cicatrizes da pele,algumas desaparece com o tempo, mas da alma,nunca. Este é meu comentário que nem ia comentar pois entrei apenas pra saber tal novidades dos novos modelos das cnh,mas tal órgão me propôs opcional um comentário e suas regras,porém creio que estas verdades não me fez sair das regras. Obrigado!

Avatar
Nilton Cirilo 30 de dezembro de 2021

Tá de sacanagem. Só pra gente gasta dinheiro eu q tenho a categoria E trabalho com carreta vou ter que tira a categoria C kkkkkk aí não tem geito tão acabando com agente trabalhadores kkkk

Avatar
Gilmar de Jesus Damião 11 de janeiro de 2022

Veja bem por lado vc pode junta didim e ir pra Europa sucegado por q lá letra C e letra e aki no Brasil ou seja vc podi dirigi em gualquer lugar do planeta agora não só no Brasil

Avatar
divina 30 de dezembro de 2021

linda c n h com o foto do mapa brasil

Avatar
divina 30 de dezembro de 2021

linda c nh com o esloga do brasil

Avatar
Daniel Pires Costa 28 de dezembro de 2021

Pi Ca re ta gem…
Sabia que não iam ficar somente na placa Mercosul, e não vão parar por aí… Mais modinhas vão chegar…

Avatar
Sir.Alves 4 de janeiro de 2022

Pois é amigo… Só falta obrigarem uso de CAPACETE para motoristas e passageiros em veículos de passeio,… e depois até para pedestres… por fim, uma roupa reflexiva e luvas também ajuda… afinal cadeirinha até para idosos no banco traseiro também são interessantes!… afinal a idiotização de ter de acender faróis em meio a um pais tropical com forte luminosidade diurna em pleno verão é pouco para a industria da multa até o momento… vamos idiotizar ainda mais o transito.

Avatar
Sir.Alves 28 de dezembro de 2021

Sabe pra que o Detran criou novas categorias? Ax.. Bx.. Cx.. Dx… Ex…?? Pra que vc precise pagar para uma mudança de categoria sem necessariamente sair da categoria… lucros, verba, taxas… os olhos DELES brilham com estas letrinha$$$$….

Avatar
Carlos 30 de dezembro de 2021

Boa tarde, pessoal.
Essa carteira que será implantada no Brasil já está assim a muito tempo nos EUA e na Europa.
Daqui a pouco a Base vai ser o CPF, vai pegar o CPF e ver todos os documentos cadastrados na Base, pq hj cada estado emite sua identidade facilitando muito a fraude.

Avatar
Vanderlei 30 de dezembro de 2021

Eu acho que mudanças para melhor é bom,porém acho que as despesas da implantação seja do governo,e os novos habilitados ja se adequarem a novas medidas

Avatar
Luiz 4 de janeiro de 2022

Eu já tenho CNH categoria E como vai ser minha letra na carteira

Avatar
Felipe 21 de janeiro de 2022

Continua categoria E meu amigo, ou equivalente caso mude os números. O que está acontecendo será mudanças no modelo da CNH, estéticas e de segurança. Nada vai alterar tua categoria.

Avatar
Deixe um comentário