VW Nivus: pré-venda, preço, interior, significado e mais

SUV já está em pré-venda com duas opções de acabamento e motor 1.0 turbo de 128 cavalos de potência, o mesmo do Polo e outros modelos VW

Frente do Volkswagen Nivus revelada na cor branca em detalhe
VW Nivus (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 05/09/2019 às 13h30
Atualizado em 25/06/2020 às 11h22

O VW Nivus, SUV compacto derivado do Polo, foi lançado e já está em pré-venda Com preços de R$ 85.890 e R$ 98.290 para as versões Comfortline e Highline.

O pacote Launching Edition com diferenciais estéticos, com teto pintado em preto, por R$ 1.700 a mais. Não há Nivus PcD, mas a VW oferecerá 10% de desconto além da isenção de IPI para carros PcD acia de R$ 70 mil. Desta maneira, com os descontos, o Nivus Comfortline sai por R$ 72.346.

O novo carro da Volkswagen será fabricado em São Bernardo do Campo (SP). O Nivus, da VW, foi totalmente desenvolvido por designers e engenheiros da América do Sul e, futuramente, será produzido na Espanha e vendido no mercado europeu.

Antes disso, no segundo semestre, o Nivus VW começa a ser exportado do Brasil para outros países da América do Sul.

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VW Nivus: preços e versões

Os preços do Nivus não foram divulgados oficialmente, mas já vazaram. Serão duas versões: Nivus Comfortline, com preços entre R$ 85 mil e R$ 89 mil. E o topo de linha, Nivus Highline, terá preço de R$ 98 mil.

VW Nivus Preço estimado
Nivus Comfortline R$ 85.890
Nivus Highline R$ 98.290

Itens de série

Nivus Comfortline:

Ar-condicionado, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia Composition Touch com suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, seis alto-falantes, câmera de ré, computador de bordo, direção com assistência elétrica, faróis em LED com luz de condução diurna integrada, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 16”, suporte para smartphone no painel, entre outros.

Pacote Opcional VW Play & Tech: controle de cruzeiro (“piloto automático”) adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática de emergência para velocidades até 50 km/h (AEB). Central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas (mais informações abaixo), volante multifuncional com aletas para a troca de marchas.

Nivus Highline:

ACC, AEB, chave presencial, ar-condicionado automático digital, bancos com revestimento em couro, rodas de liga leve aro 17″, central multimídia VW Play, painel de instrumentos digital (Active Info Display), acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, detector de fadiga do motorista, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e volante multifuncional com revestimento de couro e aletas para trocas de marchas. Essa versão não tem opcionais

Nivus PcD:

Não há um Nivus PcD, mas a Volkswagen oferece um bônus de 10% para o comprador PcD que compre o Nivus Comfortline com o desconto de 7% do IPI disponível para esse consumidor em carros acima de R$ 70 mil. Desta forma, o “Nivus PcD” tem preço de  R$ 72.346.

Dimensões do VW Nivus

Assim como quase todos os carros atuais da Volkwagen, o Nivus utiliza a plataforma modular MQB: no caso, a do Polo. Por isso ele tem o mesmo entre-eixos do hatch com 2,566 m. A largura também é idêntica à do Polo: 1,75 m sem os retrovisores.

Já o T-Cross usa a plataforma do Virtus, por isso tem entre-eixos maior: 2,65 metros. Por isso, comparado T-Cross, o VW Nivus terá menor espaço interno, principalmente no banco traseiro.

Por outro lado, o Nivus tem balanço traseiro mais longo, por causa da caída do teto. Por isso, seu comprimento, de 4,266 m, chega a superar o do T-Cross. Já o porta-malas está no mesmo patamar em ambos os SUVs: são 415 litros no modelo mais novo e entre 373 l a 420 l no mais antigo, que é equipado com banco traseiro móvel.

A altura em relação ao solo também é semelhante nos dois SUVs. Assim como o T-Cross, o Nivus tem suspensão elevada em 27,5 mm em relação ao Polo. Os pneus também cumprem a função de elevar o vão livre: têm diâmetro 17,5 mm maior que os do hatch.

Os sistemas de freio e direção do VW Nivus deverão ser similares aos do Polo TSI: direção com assistência elétrica e freio a disco nas quatro rodas.

Nivus: significado

Oficialmente não há qualquer explicação da Volkswagen para o significado do nome Nivus. A marca explicou em nota que “o nome ‘Nivus’ foi desenvolvido com uma agência de criação e posteriormente submetido a uma pesquisa com mais de 500 potenciais clientes de várias regiões do Brasil, Argentina e Colômbia.

Ainda de acordo com a VW, “a criação desse nome foi inspirada em novas perspectivas de design, estando relacionada com a sensação de algo ‘novo’, ‘moderno’ e ‘confiável’ ao mesmo tempo.”

Mas, segundo um leitor do AutoPapo, nivus, na Estônia, significa virilha.

Motor do VW Nivus

A Volkswagen confirmou que Nivus será equipado com o motor 200 TSI, com 1 litro, três cilindros, injeção direta e turbocompressor. Ele entrega até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. Trata-se do mesmo conjunto mecânico que equipa versões de Polo, Virtus e T-Cross.

Nivus é esportivo?

Boris Feldman analisa se o Nivus é esportivo mesmo ou é puro marketing, Veja o vídeo!

Fotos: Volkswagen | Divulgação

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33 Comentários
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marcos menezes 12 de fevereiro de 2021

gostaria de ter um up tsi 250 saindo eu compro na hora

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MAURICIO 22 de janeiro de 2021

Fala serio, as previsões estão mostrando que ate 2030 não teremos mais carros a combustível rodando nas ruas do Brasil. Então não passa de um investimento burro. Mais uma vez o gado no cercado e iludido.

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Lucio 10 de março de 2021

Cara acorda, não há energia elétrica disponível para sustentar isso, vai demorar bastante para essa troca de matriz ao qual você se referiu.

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Sandra 20 de julho de 2021

Você vai esperar até 2030 pra comprar um carro só porque não vão mais fabricar carros com motores a explosão? Qual a lógica? Desde quando comprar carro é investimento? Carro é gasto, não investimento. Nada que se deprecia é investimento

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Donizete Ferreira da Costa 20 de novembro de 2020

Interessei em comprar um nivus, gostaria de um contato de um dos vendedores.

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Paulo Nobre dos Santos 9 de outubro de 2020

Porque o Nivus na entra no PCD que nem o T_cross

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Ermelindo Favaro 24 de julho de 2020

Gostaria de saber se há assistente de rampa, e se pra PCD tem que apresentar o quê, carro interessante, visual moderno!

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fernando benedito leite peralta 18 de julho de 2020

carrinho pra pobre que nao pode comprar um SUV puro-sangue!

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Cesar Alcântara 25 de setembro de 2020

Pra quem é funcionário Publico do judiciário de MS e ainda aparece como sócio de uma empresa de tecnologia com 9 funcionários que faturou….é inconveniente não vou dizer! Tanto quanto a sua inconveniência de deixar este post!

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claudinei 18 de novembro de 2020

não alcança ta podre

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JORGE LUIZ 7 de junho de 2020

Vi a apresentação no site da VW. O carro é show! Porém as pessoas estão confusas com a categoria!!!!

Se trata de uma nova categoria que foi indicada no hatch e cupé. Só não é um SUV, a distância do solo é 1 cm maior que a do Polo e o altura do carro não chega a 1.5 m.

Carro maravilho, compraria de boa! Lindo moderno, Econômico, desempenho, parecer ter um bom espaço e tem um porta malas muito bom pra quem gosta de um hatch, mas precisa de um porta malas decente.

Ainda não vi a VW chamando o nivus de SUV, espero que a VW não cometa esse pecado! Outros carros como: Honda WR-V, ka freestely e o próprio VW Crossfox são mais ‘SUV’ do o novo Nivus, detalhe, nenhum desses é realmente um SUV.

Parabéns VW por liderar a nova categoria que veio pra ficar e deve ameaçar todas as outras de base: hatch, Sedan e os verdadeiros SUV compactos.

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Evandro José Copertino 3 de maio de 2020

Porque não é flex etanol ou gasolina também um carro desse tamanho poderia ser a diesel porque não se lá nos EUA a maioria dos carros são assim a diesel porque vcs não faz isso também nos aqui no Brasil

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euri 27 de maio de 2020

Meu amigo, carro a diesel é coisa ultrapassada estamos caminhando para formas de energia cada vez mais eficientes e sustentáveis, esqueça o diesel a nova geração de veículos terão propulsores elétricos rs, nada de retrocesso.

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Carlos Martins 21 de abril de 2020

O T-cross quando lançaram tinha as 3 primeiras revisões gratuitas e o Nivus também terá. A Traker tem roda de alumínio e 6 air bags na versão PCD, esse Nivus parece que só tem 4. Então vamos aguardar o lançamento pra ver a briga esquentar.

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Edegar graffitri 16 de abril de 2020

Baah top esse hem tenho um virtus 2019 minha ideia seria troca ele lá por 2023 ou 24 já vou garantir esse novo tá top kkkkkk traseira da bmw x6 perfeito

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Luiz Carlosde Oliveira 14 de janeiro de 2020

Eu estava pensando em pegar um t.cros por causa do portamalas más vou aguardar o t sport

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Apolo 10 de janeiro de 2020

O que vai fazer mesmo com o T CROSS? Com a chegada do T sport.

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Reinaldo 24 de novembro de 2019

Com bagageiro pequeno não é SUV, é um hatch que só vai atrapalhar o Polo, se entredevorando. Para emplacar só com bagageiro bem maior, parece falha total de previsão de mercado com aumento de custos para vender no total a mesma coisa. .Pensei que seria algo melhor, deixou de interessar.

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Jose 18 de novembro de 2019

Seria interessante já chegar com a versão PCD.

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Anchieta 5 de novembro de 2019

O Gigante acordou

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Luiz Pereira de Lima 2 de outubro de 2019

Estou querendo saber o valor a vista do vw usv.

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pedro brito 28 de setembro de 2019

p/quem duvidou da VW que estava morta no mercado,ninguem nunca duvide dessa gigante,e sua legitima escola alemâ sempre c/tecnologia de ponta…ela remodelou td sua gama,não só em projetos,mas c/novas plataforma,motores…etc..parabéns,tem td p/voltar a ser lider…!.

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Arno Käfer 25 de setembro de 2019

Parabéns à Volkswagen. Tecnologia de motores, plataformas e equipamentos de segurança sendo vendidos tanto aqui como na Europa, apenas com algumas alterações estéticas adaptadas ao gosto do brasileiro. Mas na essência são os mesmos projetos. Isto se chama confiabilidade. Outras montadoras preferem manter por aqui produtos defasados ou inferiorizados. Vide o xodozinho Renegade com seu motor velho e defasado em relação aos de fora; a Renault com seu monstrinho chamado Kwid, uma caixinha de papelão com rodas ou o defasado Captur; a Toyota (logo ela !) nos trouxe um já superado Yaris; a Honda nos enfiando um WRV caro e pelado, embora um bom carro, nem se compara com os VW em termos de projeto e equipamentos. A Fiat então, nem se fala, não sabe o que quer com sua linha Argo com seu câmbio automatizado, talvez amanhã tire tudo de linha e deixe o consumidor na mão de novo como fez com o trio Punto/Bravo/Palio. E por aí vai. Portanto, neste cenário, parabéns à “velha senhora” !!

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Alan 17 de setembro de 2019

Vai ter alguma versão do T-sport com teto solar ?

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Joel Tavares 14 de setembro de 2019

A Volkswagen deveria de lançar T-cross na versão 250 Tsi. 1.4 Turbo e a tendência do momento motores turbo.

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Marcos 17 de setembro de 2019

Já possui essa motorização

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Miguel 12 de setembro de 2019

Na verdade é o Volkswagen pointer, atualizado e altinho.
Sem mais, sem mi-mi-mi.

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Alessandro Vön Zanini 11 de setembro de 2019

A VW ACERTOU NO DESIGN, PARECE EDIÇÃO ESPECIAL DAS ANTIGAS DACON E SR

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Ivan 11 de setembro de 2019

É tipo assim um Virtus alto que perdeu o rabo.

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Iury Launs 6 de setembro de 2019

De 75k a 85k ? Não vai ter versão PCD ?

AutoPapo
AutoPapo 6 de setembro de 2019

Olá, Iury.

São apenas estimativas de preço.

Obrigado e abraço

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Andre 24 de outubro de 2019

parece que vai sim…o carro e lindo externamente por dentro será igual ao polo.

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Fabio 5 de setembro de 2019

Só vendo de perto pra ver se vai ser bom. O desenho do novo hatch é bonito. Tem gente que vai dizer que é coupé, mas é hatch mesmo. Saudades do antigo Passat. Só não ficou claro se o carro terá suspensão traseira multlink.

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