Opala de Stock Car que atingiu 315 km/h ganha exposição em museu

O modelo em questão é uma réplica do modelo dirigido por Fábio Sotto Mayor, que detém um recorde até hoje insuperado

13062024 dana opala de stock car 1
O modelo foi um grande recordista das pistas (Foto: Dream Car Museum | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 13/06/2024 às 19h02
Atualizado em 02/07/2024 às 14h55

A primeira corrida de Stock Car do Brasil ocorreu em 1979 e teve como ator principal o Chevrolet Opala, carro utilizado por todos os 19 pilotos e equipes. Anos depois a competição ainda seguia com o modelo tão querido pelos brasileiros, apaixonados estes que se quiserem recordar a época de ouro do automóvel das pistas agora podem, já que uma réplica do icônico 6 canecos pilotado por Fábio Sotto Mayor está em exposição no Dream Car Museum, em São Roque (SP).

VEJA TAMBÉM:

13062024 dana opala de stock car 2
  • Este Opala de Stock Car é um recordista brasileiro de velocidade; Em 1991 Fábio Sotto Mayor cravou a máxima máxima de 315 km/h e média de 303,157 km/h, marco que até hoje não foi superado.

Segundo afirma o próprio museu, está replica do Opala de Stock Car teve suas peças “garimpadas” para se tornar real. O famoso eixo diferencial Dana 44 e seu cardan foram encomendados para as fábricas de Gravataí e Sorocaba.

13062024 dana opala de stock car 3

Já os componentes fabricados especialmente para a Stock Car criaram um outro cenário. Exemplo típico são as rodas de liga leve e os pneus Pirelli usados na época. O carro tinha um jogo de rodas originais para os pneus tala larga 265x40xR16 mas o recorde foi quebrado com um outro jogo, de aro 14, uma configuração mais baixa e mais agressiva, de acordo com a empreitada da quebra do recorde. Um colecionador tinha as rodas, pintadas de amarelo como as originais, e os pneus vieram de um fabricante do exterior.

  • Os interessados em ver o Opala de Stock Car peça primeira vez devem comparecer ao Dream Car Museum às 13h do 4º domingo de junho (23) em São Roque. No momento o carro chegará ao local.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Gabriel 15 de junho de 2024

Só esqueceram de incluir o autor dessa obra de arte, esse carro foi preparado na época por uma lenda, que atua até hoje na preparação de motores de Opala na old stock, Sylvinho, da Sylvinho Motores!

Avatar
Deixe um comentário