Duas fatias de pão podem acusar álcool no bafômetro

Estudo aponta que álcool retido no processo de fabricação do pão de forma é superior ao limite tolerado por lei

motorista com pao de forma na mao alcool
Segundo estudo do Proteste há álcool presente em 10 marcas de pão de forma analisados (Foto: Imagem criada por Inteligência Artificial | Microsoft Copilot)
Por AutoPapo
Publicado em 11/07/2024 às 17h03

Quem gosta de comer um misto pela manhã deve ficar atento para não ser flagrado por alcoolismo no teste do bafômetro. Isso mesmo, duas fatias de pão de forma podem contar mais álcool do que o limite máximo tolerado pela Lei do Bafômetro (0,3 mg por litro de ar alveolar).

VEJA TAMBÉM:

É o que aponta um estudo feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). A entidade analisou 10 marcas de pão de forma, com resultados que variam de 0,51% a 3,37% de teor alcoólico. Se fossem bebidas, todos os pães seriam considerados com bebidas alcoólicas, uma vez que o limite tolerado é de 0,5% da composição líquida.

Pão tem álcool?

A produção gera a formação de álcool etílico durante a fermentação. No entanto, durante o processo de cozimento no forno, ele é eliminado. O problema é que a adição de conservantes nas massas, que são diluídos em álcool e não evaporam no forno. É estimado que 10% da produção de pães no Brasil seja perdida por formação de mofo.

No entanto, a cerne do estudo não transformar o pão de forma numa espécie de cachaça. Muito menos dizer que o consumo de pão deixará o indivíduo embriagado e incapaz de dirigir.

Na verdade, o estudo faz um alerta para o excesso de produtos químicos utilizados e pela falta de informações sobre o percentual de álcool nos pães. Segundo a Proteste, os níveis podem não ser benéficos para crianças e gestantes.

Teste do bafômetro

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool é infração gravíssima com multiplicador de 10 vezes o valor (R$ 2.934,70), além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência em um período de 12 meses é aplicada multa com valor dobrado (R$ 5.869,40).

Vale lembrar mais uma vez que não foi feito nenhum ensaio sobre a ingestão de pão de forma e o teste do bafômetro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário