Parcelamento de multas de trânsito tem normas aprovadas por comissão

Texto em tramitação permite a regularização dos documentos do veículo após o pagamento da primeira cota do parcelamento

chave do carro desfocada sobre multa de velocidade
Multas não pagas impedem o licenciamento anual (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
De Agência Câmara de Notícias
Publicado em 20/07/2021 às 16h39

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece regras para o parcelamento e a cobrança das multas de trânsito pelos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários. Os deputados aprovaram o substitutivo do relator, deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC), ao Projeto de Lei 2959/19. Coelho incorporou ao texto sugestões de projetos apensados.

O texto inclui no Código de Trânsito Brasileiro a autorização para o parcelamento de multas de trânsito por órgãos e entidades executivos de trânsito, que também terão o direito de estabelecer os meios de cobrança mais efetivos.

VEJA TAMBÉM:

Se o veículo for registrado em local diferente da infração, o parcelamento de multas poderá ser feito mediante convênio entre os diferentes órgãos governamentais, o que hoje não é permitido.

Além disso, apenas o pagamento da primeira parcela será suficiente para que o motorista regularize a sua situação para emissão do Certificado de Registro e do Certificado de Licenciamento Anual, a não ser que haja outro impedimento.

Coelho afirma que o parcelamento de multas já é permitido, mas depende de resolução do Conselho Nacional de Trânsito. “Estabelecer em lei que poderá haver o parcelamento torna mais factível que isso seja viabilização à população”, explicou.

A proposta segue, em caráter conclusivo, para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) na Câmara dos Deputados.

O radar também multa por andar devagar? Veja a resposta de Boris Feldman:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauro 21 de julho de 2021

Boa noite! Sou motorista de aplicativo (táxi). Ao parar o carro para embarque e desembarque levei multas. Se eu aguardo Um (a) passageiro (a) dependendo da situação sou multado. Se espero o passageiro (a) que venha de cadeira de rodas ou de muletas, sou multado. Se estou em frente ao mercado para embarque do passageiro e ou o passageiro faz sinal ou eu vou até ele(a) no aplicativo, sou multado. Penso eu que as autoridades deveriam perguntar porque estamos ali parados. Muitas das vezes com a maioria ignorância, principalmente a guarda municipal. Por favor!!!

Avatar
Nelson Fernandes 21 de julho de 2021

Passou da hora, muitas multas são injustas e incorretas

Avatar
Deixe um comentário