Bicicletas e outros veículos elétricos terão de ter seus motores certificados 

A proposta foi aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, mas ainda será analisada por outras três comissões

bicicleta elétrica
A proposta ainda está em tramitação (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 31/10/2023 às 15h02

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna obrigatória a certificação dos motores e das baterias de bicicletas elétricas e de outros equipamentos de mobilidade similares (como patinetes elétricos, segways e hoverboards).

VEJA TAMBÉM:

A certificação das bicicletas elétricas e demais veículos deve garantir a segurança contra explosões e danos à saúde, à integridade física e à vida dos usuários e transeuntes. Os produtos em conformidade vão receber um selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, por outras três comissões: Desenvolvimento Econômico; Indústria, Comércio e Serviços; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Camada de proteção

O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) ao Projeto de Lei 4872/20, do deputado Otoni de Paula (MDB-RJ). Para Weliton Prado, a medida proporciona “uma camada a mais de proteção” aos usuários dos equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, que estão ganhando espaço nas cidades brasileiras.

A medida reforça o compromisso do fabricante ou importador com o aperfeiçoamento dos processos produtivos, garantindo a adequação desses produtos a padrões mínimos de qualidade”, disse Prado.

O novo texto que exige certificação dos motores de bicicletas elétricas e outros adapta a terminologia do texto original à adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valmir belmonte 5 de novembro de 2023

Estes deputados não estão preocupado com o destino f8nal das baterias que são mais perigosas que os motores, os os motores depois de estragados vão para no ferro-velho e viram sucatas e as baterias?, n ferro velho quer as baterias. Assim deveriam olhar pois o riscos das baterias é previsto e dos motores nem sabem qual o risco. É gente neste governo, só falta criar leis para os ETs.

Avatar
Carlos 31 de outubro de 2023

Pack de bateria, tudo bem sabemos que tem um monte de amador fazendo as mesmas, agora motores não traz riscos ao usuário, máximo que pode ocorrer é para de funcionar, não tem risco de incemdio..

Avatar
Deixe um comentário