Primeira propaganda de carro mostra que os anúncios pouco mudaram em 125 anos

Anúncio do carro da Winton Motor Carriage Company veiculado em 1898 mostra que as propagandas automotivas pouco mudaram ao longo dos anos

car ad hero 1200x800
Desde o início, os anúncios de automóveis consistem em mostrar conforto, eficiência e custo benefício para o condutor (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 27/07/2022 às 09h13

A propaganda é, realmente, a alma de todo negócio, afinal, é através dela que você apresenta o seu produto para o cliente e pode convencê-lo a finalizar a compra.

Ao longo da história já vimos inúmeras propagandas de automóveis que ficaram famosos por provocar o concorrente, por serem de mau gosto, ou até por tentarem promover a diversidade. Fato é que elas viralizaram – tendo agradado o público ou não – e cumpriram o seu papel, pois conseguiram atingir o maior número de pessoas possível.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, por mais que uma ou outra tenha algum aspecto diferente, a essência das propaganda do automóvel se manteve praticamente intacta desde a primeira que foi veiculada em em julho de 1898. O anúncio em questão está próximo de completar 125 anos e foi publicado pelo “Scientific America” promovendo a Winton Motor Carriage Company.

Apesar da imagem de divulgação não ser muito chamativa e o texto ser relativamente longo – elementos que para época eram considerados aceitáveis – as montadoras tinham o mesmo objetivo que nas propagandas de hoje: mostrar porquê o consumidor precisa comprar um automóvel.

O anúncio da Winton Motor continha frases como “Dispense o cavalo” e começava falando as vantagens financeiras que seriam adquirir um veículo – algo que o consumidor ainda busca atualmente.

O próximo passo foi destacar a beleza de se ter um veículo que era “bonito, forte, porém leve e com acabamento elegante”. Além de enaltecer o conforto e desempenho: “fácil de conduzir. Sem odores e sem vibração.” e “Capaz de alcançar os 32 km/h”.

Apesar de essencialmente descarem as mesmas coisas, na prática as maiores mudanças em um anúncio atual estão em sua diagramação. Hoje, eles aparecem nas telas dos nossos computadores os smartphones de maneira bastante chamativa, com muitas cores, imagens e poucos texto, de forma que potencial cliente o compreenda rapidamente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cadillata 27 de julho de 2022

Para constar:
US$ 1.000 em 1898 equivalem em poder de compra a cerca de US$ 35.700,12 hoje, um aumento de US$ 34.700,12 em 124 anos.
O valor de US$ 34.700,00 em reais hoje, equivale a R$ 184.651,71.
Baratinho, baratinho, hehe…

Avatar
Deixe um comentário