Proposta quer isentar IPI para idoso comprar carro 0 km

Benefício é limitado aos veículos de até 2000 cm³, movidos a combustível de origem renovável, sistema híbrido ou elétrico

mulher idosa ao volante de carro com passageiro idoso ao lado
Carros de até R$ 70 mil poderiam ser comprados (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
07 de julho de 2021 19:13
Com Agência Câmara de Notícia

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que concede aos idosos isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis novos de fabricação nacional.

Pelo texto, o benefício é limitado aos veículos com motor até 2.0, movidos a combustível de origem renovável, sistema híbrido ou elétrico. O preço não pode ser superior a R$ 70 mil, incluídos os impostos. Além disso, a isenção será concedida uma vez a cada cinco anos.

VEJA TAMBÉM:

O texto aprovado na comissão é o substitutivo do relator, deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG), ao Projeto de Lei 2937/20, do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). A redação original prevê a isenção de IPI a qualquer veículo de fabricação nacional comprado por idoso. O relator optou por estabelecer condições para reduzir o impacto orçamentário da medida – isenções de tributos reduzem a arrecadação federal.

Vilson da Fetaemg elogiou a proposta. “O projeto acaba por colocar à disposição das pessoas com idade mais avançada, muitas vezes fragilizadas por algum tipo de doença, um instrumento de política pública que pode facilitar seus deslocamentos para tratar da saúde ou para o exercício de uma vida plena e digna”, disse.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 18 de julho de 2021

Alguém sempre pagará a conta. Não tem almoço grátis. Lobby forçado. Perfumaria.

Avatar
LUIZ Alberto KUSSLER 15 de julho de 2021

Acredito que carro flex seria possivel, baseado no etanol…

Avatar
Sergio 11 de julho de 2021

Está dentro do que Bolsonaro quer.
Isto é uma vergonha…..
A briga do pcd para 140mi está difícil. Agora, quem vai produzir carro de 70mi ?????

Avatar
joel dos santos 10 de julho de 2021

EU tenho poblema na perna com 65 anos de idade quero compra um carro novo . atorisada compra o carro meu com 10 km ano 2019 ONIX VERMELHO

Avatar
RAFAEL BUENO 8 de julho de 2021

Cada uma, não pode passar nas faixas do 70 mil com impostos ??? tem que ser Hibrido ou Elétrico???? Não existe carros com essas especificações acima dos 150 mil.

Avatar
Edney Lapa 8 de julho de 2021

A partir de qual idade?

Avatar
José Carlos 8 de julho de 2021

Quero ver qual carro nacional está nessa faixa de preço, o quê existe são na maioria básicos demais
Senhores deputados revejam esse valor.

Avatar
Luciano Santos 7 de julho de 2021

Quero ver qual carro hibrido ou eletrico vai estar nesta faixa de preços.

Avatar
Deixe um comentário