Tomadas de carregadores de carros elétricos podem ser padronizadas no Brasil

Em momento de registro de alta no mercado, Inmetro pede estudo para padronizar tomadas de carregadores de carros elétricos

Os carros elétricos registraram recorde de vendas no início de 2022
Os carros elétricos registraram recorde de vendas no início de 2022 (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
25 de abril de 2022 18:42

As tomadas de carregadores de carros elétricos devem ser padronizadas em breve no Brasil. Adalberto Maluf, presidende da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), confirmou que a pedido do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foi montado um Grupo de Trabalho para isso.

Dessa forma, eles esperam que as fabricantes de carros elétricos produzam o mesmo tipo de entrada para conectar automóveis às bases de recarga espalhadas pelo Brasil. Apesar de os modelos a bateria ainda serem muito caros e as estradas brasileiras não oferecerem infraestrutura para esse tipo de veículo – são apenas 1,5 mil bases de recarga no país – o crescimento desse segmento é contínuo.

VEJA TAMBÉM:

Uma das explicações para isso é a constante alta no preço do combustível, por exemplo. Aliado a isso, de acordo com Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD, 80% das recargas acontecem na própria residência dos donos de carros elétricos.

Maluf, que também é Diretor de Marketing da BYD, aposta que o segmento tem uma margem de crescimento muito grande no Brasil, desde que tenha o investimento em pesquisa com baterias. Segundo o diretor,  fontes de lítio em Minas Gerais, Argentina e Chile podem contribuir para o crescimento do mercado.

Alta no mercado de carros elétricos e híbridos

Em janeiro de 2022 a Associação Brasileira do Veículo Elétrico registrou um número histórico, ao ver o mercado nacional emplacar 2.558 carros elétricos e híbridos. Em relação a participação nas vendas totais, esse número representa 2,2% das unidades vendidas.

Os números representaram um aumento de 93% quando comparado a janeiro de 2021, e 63% do mesmo período em 2020. Hoje, o país conta com 79.817 automóveis e comerciais leves eletrificados e a projeção é que chegue a 100 mil unidades no segundo semestre de 2022.

Carro elétrico realmente não polui? Depende de onde vem sua energia!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos 27 de abril de 2022

Pede pro Inmetro.kkkkkkkmk

Avatar
Deixe um comentário