Túnel de vento para miniaturas é criado a partir de impressora 3D

Usuário do Reddit compartilhou um túnel de vento 'acessível' que utiliza peças recicladas, impressora 3D, e comporta carros de miniatura

miniatura dodge viper conversivel vermelho tunel de vento
Túnel de vento foi feito com impressora 3D e materiais reciclados (Foto: Youtube Danny Gi | Reprodução)
Por Bernardo Castro
11 de julho de 2022 12:42

A aerodinâmica é uma parte chave para o desenvolvimento dos carros, sejam eles de corrida ou de rua. Quanto menor o coeficiente de arrasto, menos energia o modelo precisa para superar a resistência do ar, e isso pode ser medido através do uso do túnel de vento.

Na verdade, existem inúmeros outros dados mais complexos que podem ser coletados através do túnel de vento. O preço de construção e operação de um dispositivo como esse é proporcional ao seu tamanho e eficiência.

VEJA TAMBÉM:

Na Fórmula 1, por exemplo, como tentativa de equilibrar a força das equipes e até baixar os gastos das escuderias, o tempo de uso dessa tecnologia é limitado. Em 2022, a Mercedes – que foi campeã de construtores na temporada passada – é a equipe que tem menos tempo para desenvolver seu carro no túnel de vento, enquanto a Haas – lanterna em 2021 – é a que mais pode desfrutar da atividade.

Devido ao preço e funcionalidade desses túneis, muitas pessoas não têm acesso a eles e nem sabem como funcionam. Mas um usuário do Reddit decidiu, através de uma impressora 3D, criar um túnel acessível, que pode ser utilizado junto daquele carrinho de miniatura que você tem na sua casa.

De acordo com o criador, o design foi impresso em 3D e foram utilizados várias peças recicladas. A ventoinha montada na parte traseira é alimentada por um antigo motor de hélice de drone e puxa o ar para dentro do gabinete pela frente para minimizar a turbulência.

Quando o ar fresco entra ele passa por um atomizador retirado de um vaporizador antigo para produzir “fumaça”. A nuvem de fumaça é então dispersa por uma série de orifícios e por uma grade de malha para produzir os fluxos de ar visíveis que fluem pela câmara de observação.

Vale ressaltar que esse túnel de vento tem as suas limitações. Ele mede apenas o fluxo de ar através de um anemômetro removível montado na frente da câmara de observação. Ao que tudo indica, não existe outros dispositivos de medição, como calculadores de downforce, por exemplo.

De qualquer forma, ver como o ar flui sobre a sua miniatura é legal, e ajuda a entender como o projeto do carro em tamanho real foi construído.

Caso tenha se interessado pelo mini túnel de vento, o criador disse que pretende lançar os arquivos imprimíveis em 3D em breve. Então, fique de olho no post do Reddit para ter a chance de baixá-los.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário