Veja o quanto que um carro fica mais rápido apenas com redução de peso

Um canal do YouTube realizou uma série de testes em pista para medir os ganhos de desempenho apenas com a redução de peso

reducao de peso volvo v70 5
A cobaia do teste foi essa perua Volvo V70 com motor diesel (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
20 de setembro de 2021 09:46

Uma frase famosa de Colin Chapman, fundador da Lotus, é “simplifique e adicione leveza.” O projetista britânico defendia que o peso baixo era mais importante que um motor potente nas pistas. O pessoal do canal Car Throttle decidiu aplicar a redução de peso em uma perua Volvo.

Essa Volvo V70 foi comprada pelo canal em fevereiro por apenas £1 (R$ 7,26) e conta com um motor 2.4 turbodiesel de 185 cv. O cambio é manual de cinco marchas e a tração é apenas na dianteira. A perua já viu dias melhores, mas foi vendida com tudo funcionando — com exceção dos limpadores de para-brisa.

VEJA TAMBÉM:

A metodologia desse teste

Uma perua Volvo com motor diesel está longe de ser uma referência de desempenho, mas foi a cobaia do canal para descobrir o ganho em desempenho com a redução de peso. O teste foi conduzido em uma pista e foram cronometradas voltas com o carro original e depenado.

O apresentador aumentou o desafio da Volvo levando outro carro para a pista para usar como referência, uma Škoda Octavia vRS. Essa perua tcheca vem com motor 2.0 TDI de 200 cv e 40,7 kgfm. O cambio é o DSG de sete velocidades e a tração é integral.

reducao de peso volvo v70 8
Antes do teste a perua pesava 1.630 kg

A melhor volta da Škoda Octavia na pista foi de 39,63 segundos sem o controle de largada e 39,17 segundos com o controle de largada. Esses são os tempos que a V70 teria que bater. Antes de começar o alivio de peso foram realizadas voltas rápidas com a Volvo original, obtendo o tempo de 42,84 segundos na melhor.

Foram removidas as portas, o banco traseiro, o console central, o capô, a tampa do bagageiro, os para-lamas, para-choques, faróis, estepe, macaco, escapamento… Mais fácil falar o que sobrou: os dois bancos dianteiros, o forro de teto, o volante, o para-brisa e o rack de teto.

O resultado da redução de peso

No total foram removidos 369 kg do carro, fazendo a perua sueca ir de 1.630 kg para 1.261. Peso similar ao de um Volkswagen T-Cross. Na primeira volta o piloto já sentiu a V70 mais rápida e ágil na pista. Nas imagens podemos ver o carro inclinando menos nas curvas após o regime.

O melhor tempo de volta da Volvo V70 após perder quase 400 kg de peso foi de 39,42 segundos, 3,42 segundos mais rápido que antes das alterações. A perua Volvo também foi mais rápida que a Škoda Octavia vRS na volta sem o controle de largada.

O canal também realizou algumas provas de arrancada. Em estado original a V70 não foi páreo para a Octavia, mas depois da redução de peso bateu a rival nesse teste. Até realizarem o teste com o controle de largada.

A conclusão foi: é possível deixar o carro mais rápido apenas reduzindo o peso e gastando nenhum centavo, provando que Colin Chapman estava certo. Mas não espere poder usar o carro para ir ao trabalho no dia seguinte.

Fotos: YouTube | Reprodução

O peso extra no carro também aumenta o consumo, o Boris explica:

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto Dias Santos 20 de setembro de 2021

Joia, Perfeito seu artigo, somente para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode divulgar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer anuncios e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Agradecido por sua atenção

Avatar
JUSTMAN 20 de setembro de 2021

Certamente o consumo também deve ter melhorado.
O futuro será, ou pelo menos deveria ser, de carros pequenos, leves e de motores também pequenos.

Avatar
João 20 de setembro de 2021

Pra mim, zero novidade.

Avatar
Deixe um comentário