Viaturas brasileiras são testadas para possível padronização
Os testes de desempenho e resistência buscam padronizar os carros de polícia no Brasil em critérios técnicos e contaram com a presença de uma Volvo V90
Os testes de desempenho e resistência buscam padronizar os carros de polícia no Brasil em critérios técnicos e contaram com a presença de uma Volvo V90
As viaturas de polícia no Brasil são carros comuns adquiridos baseados em exigências licitações ou simplesmente locados pelos batalhões de empresas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deseja mudar isso adotando critérios técnicos para a escolha dos carros.
VEJA TAMBÉM:
Na última quinta-feira (22) o MJSP realizou uma série de testem em modelos comumente utilizados pela polícia no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. O procedimento é similar ao utilizado por departamentos de polícia nos EUA, onde testes de desempenho e de resistência são feitos anualmente com os carros oferecidos como viatura.
Os testes feitos foram de aceleração, frenagem, slalom, transposição de obstáculos, simulação de situações urbanas e rodoviárias dentre outros. As viaturas foram pilotadas por profissionais especializados em direção de veículos das polícias federal, rodoviária federal, militar e corpo de bombeiros militar.
Participaram os seguintes carros: Mitsubishi L200, Ford Ranger, Chevrolet Trailblazer, Toyota Corolla, Renault Duster, Fiat Argo e uma perua Volvo V90 Cross Country que não é vendida no Brasil. A V90 foi fornecida pela polícia militar do Distrito Federal.
Essa perua Volvo é o único carro do teste que é uma versão que vem de fábrica pensado para esse uso. Ela é usada por diversas forças policiais na Europa e conta com parte elétrica reforçada para receber os equipamentos e computadores da polícia, suspensão acertada para levar o peso extra e ter boa dirigibilidade e pode ser personalizada ao gosto do cliente.
A PMDF explicou em uma nota oficial em abril que essa Volvo V90 foi cedida pelo fabricante em comodato para testes, o veículo não foi adquirido com dinheiro público. Com a realização desses testes técnicos o MJSP pretende criar uma padronização das viaturas no Brasil e tornar os critérios de escolha mais técnicos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O sonho do meu irmão é ser policial
Só pra esclarecer que a PRF não trabalha com veículo padrão, são veículos civis “convertidos” em viatura (lê-se, veículo comum com sirene e rádio), não é porque eles usam Fluence pra todo canto que a viatura é padrão… Dá uma olhada no Ford Police Interceptor, versão policial do Ford Explorer;
O governo de SP no passado usou Land Rover Defender, foi o maior fiasco, e agora perdem tempo com Volvo.
Ja pela lista td veiculos caros e a manutencao ainda mais caro.
Quem compra as vtrs p/ o servico policial, nao se preocupa de onde e como sera usada, o negocio e adquirir e obter lucros, premios, presentes, etc.
Quem compra esses veiculos, fazem a famosa enganacao publica, combinam c/ a marca, e na hr da compra o valor ate q se analisar e um preco bom p/ o veiculo, porem vem a pior parte, o comprador/ negociante nao se preocupa c/ a durabilidade e sim c/ a reposicao das pecas q e muito mais vantajoso a ambos.
No brasil gistam de iludir o povo c/ modelos caros e manutencies ainda mais caros, nao existe um padrao, nacional e sim um padrao de lucros ao tespinsavem da seguranca e depois as oficinas de manutencao.
no passado gastaram um valor, c/ pesquisas em outros paises pra usar uma vtr c/ cambio automatico e um PM sozinho, bem como um monte de bicicletas, depois de um tpo sumiu td, onde firam parar esses veiculos automaticos, rsrs.
O policia precisa de um veiculo confiavell e nao luxo,
O policial precisa de um seguro p/ as vtrs e mesmo assim ocorrera os golpes de superfaturamentos em pecas.
Esses testes sao mais pra encher linguica, um monte dessas vtrs ja estao pelos patios amontoadas pir falta de pecas.e agira ficam c/ essas ideias de testar escolher, rsrsrs.
Testar um veicul adaptado p/ vtr servico policial, em pista por pessoas q ganham pra testar em pistas, nao e teste e sim e manipular a compra e. Favor de alguem e nao a utilidade no dia a dia.
Vtr policial ou melhor veiculo publico, nao pode ter luxo e sim qualidade e durabilidade e bom senso e respeito c/ o patrimonio publico q é comprado oelo contribuinte.
Pq no brasil os orgaos publicos gostam de gastar em porcarias e depois vao ficar acusando os subordinados q nao sabem usar o veiculo.p/ adquiri veiculos
Tem q haver no maximo duas marcas, c/ preco otimo e quase zero de manutencao, ter um padrao no uso e um teto de Gastos na manutencao e conservacao, do contrario volta ao ciclo vicioso de comprar porcarias hiperfaturadas e isso s/ contar c/ os maus agentes publicos q sao verdadeiros cupins de ferro, nao cuidam, nao conservam e ainda conseguem piorar o pouco q existe.
Tem que melhorar as viaturas caiu de Chevrolet Veraneio 6 cilindro para Renault fora o grafismo que decaiu de mais.
Bom, seria ótimo se o projeto evoluísse eu como militar estadual já pensei várias vezes, por que bugalhos as vtr da pm não são padronizadas a nível Brasil?! Um Suv seria uma ótima escolha, as duster por exemplo, posso falar com notoriedade pois já trabalhei com uma, são bons carros pecando apenas na motorização fraca e suspensão não preparada, camioneta nunca foi um bom veículo para patrulhamento urbano exceto para o rural, elas são muito grande e nada ágil na cidade em manobras evasivas e acompanhamentos.
Retificando senhores, onde está escrito camioneta lê-se caminhonete. Boa noite
Com certeza faz diferença pois somos nos que pagamos esse veículos,
Aprenda a respeitar mais o cidadão pois
Sem o cidadão não existe república,
Eu vc e todos nós somos a república constituinte.
E não um grande ou pequeno grupo de força
Armada eles são apenas defensores como eu e vc dessa pátria
Tudo isso para continuarem com Trailblazer e Spin.
Eles tinha que é mudar outra vez o grafismo das viaturas aqui em SP. Tem gente que dá sinal para as viaturas achando que é taxi
Aí você bate a VTR e não consegue arrumar porque as peças são diferentes, mais um prejuízo para os trouxas que ficam se arriscando para quem não merece.
E o salário vai padronizar também?
Temos uma empresa nacional na produção desse tipo de veículo, inclusive o exército usa alguns.
#agrale
As viaturas hj no Brasil são apenas um carro comum ,com uma sirene e um luminoso em cima e pronto nada mais,em PERNAMBUCO são locadas, e os valores pagos dos aluguéis são 03 vezes o valor de comprar o mesmo veículo,e a ideia era a manutenção ser melhor porém as locadoras oferecem serviço péssimo.temos montadoras com excelente engenheiros que poderiam produzir um protótipo em conjuntos com as forças policiais e serem asquerosos sem impostos. Ficaria muito melhor ….mas alguém deixaria de receber aquele dinheiro.das tetas do estado… Tempos aqui a fábrica da Jeep/Fiat que poderiam produzir um veículo na base da Toro 4×4 disel, com no mínimo uma blindagem no para brisas , fornecerem os cursos adequados de depilotagem e direção defensiva e ofensiva para todos os motoristas pois motorista nas Polícias só basta ter a CNH categoria B e só.
Polícias do Brasil só saber anda de carrão e prede trabalhando não tem preparo nem um cadê muitos dias pra pegar o Lázaro kkkk
Poxa, irmão, procura se informar um pouco melhor, dps vem aqui na internet cagar, abraços.
Devia voltar para e escola antes de tentar escrever algo.
O analfabetismo funcional é um sério problema no Brasil kkkkkkkkk
Então tenta passar no concurso !!!
Que imbecil
Vá aprender o mínimo do português correto pra depois criticar a polícia
Pqp 😂😂😂😂😂😂😂
Sempre tive a ideia de que as polícias deveriam ter viaturas diferentes dos carros comercializados. Isso buscando mais robustez, desempenho e economia. O que tem de roubo de peças de viaturas pelos batalhões desse Brasil não e brincadeira. Quem paga isso somos nós ! Com o nosso imposto. Uma boa ideia seria fazer um modelo de carro que tivesse as peças não utilizáveis em outros carros.
Padronizar não irá impedir que os tais roubos e desvios aconteçam, pelo contrário: como vai ter mais, irão roubar e desviar mais justamente por que terá de sobra. Agora, ter peças exclusivas de viaturas é uma excelente ideia e acrescento: as peças devem oferecer dificuldade em caso de tentarem adaptar ou alterar para encaixar (a famosa gambiarra) ou então permite encaixar, mas por mais que alterem, não irá funcionar.
Padronizar apenas se for com peças exclusivas ! Com peças comuns realmente não adianta nada !
Aì a manutenção seria absurda de cara, imagina, peças exclusivas. Se estraga até ter disponibilidade seria um século…. Brasil é mestre em adaptações e gambiarras..
Acredito ser mais caro comprar a mesma peça várias vezes ! Disponibilidade e questão de logística ! Hoje compramos na internet e entregam até no mesmo dia, muito rápido !
Nao sei em qual estado vc esta, mas no meu a administração militar é extremamente rigorosa com esse tipo de desvio de conduta. Caso ocorra, os autores sao penalizados rigorosamente.
Isso e bom ! E muito raro também !
Hahaha…nasceu um piadista que nunca botou um coturno no pé !!!
E apenas a minha opinião sobre o assunto da matéria !
Até hoje não entendo o porquê da polícia militar não ter um veículo padronizado a nível Brasil. A Rodoviária Federal, Federal e Corpo de Bombeiros é padrão. Assim como não entendo o porque não temos um site unificado dos DETRANS.
Cada cidade tem suas leis de trânsito, por isso um Detran para cada cidade. O site unificado é do Denatran, que para as leis padrões no país inteiro.
Ahn? Cada cidade tem leis de trânsito? CTB é nacional, amigo!
Só pra esclarecer que a PRF não trabalha com veículo padrão, são veículos civis “convertidos” em viatura (lê-se, veículo comum com sirene e rádio), não é porque eles usam Fluence pra todo canto que a viatura é padrão… Dá uma olhada no Ford Police Interceptor, versão policial do Ford Explorer;
Excelente!
Ja era hora de padronizar as viaturas das forças policiais no Brasil.
Nos Estados Unidos e Canada as montadoras fornecem carros e Usv especiais para as forças policiais.
Temos que aplaudir esta iniciativa.
E o resultado do teste, qual foi?
A menos que vc seja um motorista de viatura, saber o resultado dos testes não vai te acrescentar em nada.
A polícia é uma força pública bancada com dinheiro público e que presta um serviço público. A todo cidadão interessa saber como ela é organizada, quais são suas atribuições e se está apta e aparelhada para cumprir seu trabalho. Então saber que tipo de viatura ela usará interessa a todo cidadão. Somente sendo um rotundo idiota para não saber disto.
Este seu comentário acrescenta muito para compreendermos como a sociedade é futil e insignificante.
Enfim o resultado é que os políciais brasileiros vão continuar usando spin e palio weekenedy 👍
Ridículo para as polícias do país, a falta de valorização começa no ambiente de trabalho