Viaturas brasileiras são testadas para possível padronização

Os testes de desempenho e resistência buscam padronizar os carros de polícia no Brasil em critérios técnicos e contaram com a presença de uma Volvo V90

prf goias reanult duster em teste de estabilidade poolicia militar de goias
Os testes de desempenho e de resistência foram inspirados nos procedimentos das forças de segurança do resto do mundo (Foto: PRF goiás | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
27 de julho de 2021 13:40

As viaturas de polícia no Brasil são carros comuns adquiridos baseados em exigências licitações ou simplesmente locados pelos batalhões de empresas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deseja mudar isso adotando critérios técnicos para a escolha dos carros.

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Na última quinta-feira (22) o MJSP realizou uma série de testem em modelos comumente utilizados pela polícia no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. O procedimento é similar ao utilizado por departamentos de polícia nos EUA, onde testes de desempenho e de resistência são feitos anualmente com os carros oferecidos como viatura.

Os testes realizados

Os testes feitos foram de aceleração, frenagem, slalom, transposição de obstáculos, simulação de situações urbanas e rodoviárias dentre outros. As viaturas foram pilotadas por profissionais especializados em direção de veículos das polícias federal, rodoviária federal, militar e corpo de bombeiros militar.

Participaram os seguintes carros: Mitsubishi L200, Ford Ranger, Chevrolet Trailblazer, Toyota Corolla, Renault Duster, Fiat Argo e uma perua Volvo V90 Cross Country que não é vendida no Brasil. A V90 foi fornecida pela polícia militar do Distrito Federal.

Uma perua Volvo de polícia no Brasil?

Essa perua Volvo é o único carro do teste que é uma versão que vem de fábrica pensado para esse uso. Ela é usada por diversas forças policiais na Europa e conta com parte elétrica reforçada para receber os equipamentos e computadores da polícia, suspensão acertada para levar o peso extra e ter boa dirigibilidade e pode ser personalizada ao gosto do cliente.

A PMDF explicou em uma nota oficial em abril que essa Volvo V90 foi cedida pelo fabricante em comodato para testes, o veículo não foi adquirido com dinheiro público. Com a realização desses testes técnicos o MJSP pretende criar uma padronização das viaturas no Brasil e tornar os critérios de escolha mais técnicos.

38 Comentários
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Roberto Rudi 29 de julho de 2021

O governo de SP no passado usou Land Rover Defender, foi o maior fiasco, e agora perdem tempo com Volvo.

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Miguel de jesus otero 29 de julho de 2021

Ja pela lista td veiculos caros e a manutencao ainda mais caro.
Quem compra as vtrs p/ o servico policial, nao se preocupa de onde e como sera usada, o negocio e adquirir e obter lucros, premios, presentes, etc.
Quem compra esses veiculos, fazem a famosa enganacao publica, combinam c/ a marca, e na hr da compra o valor ate q se analisar e um preco bom p/ o veiculo, porem vem a pior parte, o comprador/ negociante nao se preocupa c/ a durabilidade e sim c/ a reposicao das pecas q e muito mais vantajoso a ambos.
No brasil gistam de iludir o povo c/ modelos caros e manutencies ainda mais caros, nao existe um padrao, nacional e sim um padrao de lucros ao tespinsavem da seguranca e depois as oficinas de manutencao.
no passado gastaram um valor, c/ pesquisas em outros paises pra usar uma vtr c/ cambio automatico e um PM sozinho, bem como um monte de bicicletas, depois de um tpo sumiu td, onde firam parar esses veiculos automaticos, rsrs.
O policia precisa de um veiculo confiavell e nao luxo,
O policial precisa de um seguro p/ as vtrs e mesmo assim ocorrera os golpes de superfaturamentos em pecas.
Esses testes sao mais pra encher linguica, um monte dessas vtrs ja estao pelos patios amontoadas pir falta de pecas.e agira ficam c/ essas ideias de testar escolher, rsrsrs.
Testar um veicul adaptado p/ vtr servico policial, em pista por pessoas q ganham pra testar em pistas, nao e teste e sim e manipular a compra e. Favor de alguem e nao a utilidade no dia a dia.
Vtr policial ou melhor veiculo publico, nao pode ter luxo e sim qualidade e durabilidade e bom senso e respeito c/ o patrimonio publico q é comprado oelo contribuinte.
Pq no brasil os orgaos publicos gostam de gastar em porcarias e depois vao ficar acusando os subordinados q nao sabem usar o veiculo.p/ adquiri veiculos
Tem q haver no maximo duas marcas, c/ preco otimo e quase zero de manutencao, ter um padrao no uso e um teto de Gastos na manutencao e conservacao, do contrario volta ao ciclo vicioso de comprar porcarias hiperfaturadas e isso s/ contar c/ os maus agentes publicos q sao verdadeiros cupins de ferro, nao cuidam, nao conservam e ainda conseguem piorar o pouco q existe.

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Fernando Dias 28 de julho de 2021

Tem que melhorar as viaturas caiu de Chevrolet Veraneio 6 cilindro para Renault fora o grafismo que decaiu de mais.

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Mike MT 28 de julho de 2021

Bom, seria ótimo se o projeto evoluísse eu como militar estadual já pensei várias vezes, por que bugalhos as vtr da pm não são padronizadas a nível Brasil?! Um Suv seria uma ótima escolha, as duster por exemplo, posso falar com notoriedade pois já trabalhei com uma, são bons carros pecando apenas na motorização fraca e suspensão não preparada, camioneta nunca foi um bom veículo para patrulhamento urbano exceto para o rural, elas são muito grande e nada ágil na cidade em manobras evasivas e acompanhamentos.

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Mike mt 28 de julho de 2021

Retificando senhores, onde está escrito camioneta lê-se caminhonete. Boa noite

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Adams 28 de julho de 2021

Com certeza faz diferença pois somos nos que pagamos esse veículos,

Aprenda a respeitar mais o cidadão pois
Sem o cidadão não existe república,
Eu vc e todos nós somos a república constituinte.
E não um grande ou pequeno grupo de força
Armada eles são apenas defensores como eu e vc dessa pátria

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Celso 28 de julho de 2021

Tudo isso para continuarem com Trailblazer e Spin.
Eles tinha que é mudar outra vez o grafismo das viaturas aqui em SP. Tem gente que dá sinal para as viaturas achando que é taxi

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Alan Ricardo 29 de julho de 2021

Aí você bate a VTR e não consegue arrumar porque as peças são diferentes, mais um prejuízo para os trouxas que ficam se arriscando para quem não merece.

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Anderson 28 de julho de 2021

E o salário vai padronizar também?

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R. Nogueira 28 de julho de 2021

Temos uma empresa nacional na produção desse tipo de veículo, inclusive o exército usa alguns.

#agrale

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Edivaldo 28 de julho de 2021

As viaturas hj no Brasil são apenas um carro comum ,com uma sirene e um luminoso em cima e pronto nada mais,em PERNAMBUCO são locadas, e os valores pagos dos aluguéis são 03 vezes o valor de comprar o mesmo veículo,e a ideia era a manutenção ser melhor porém as locadoras oferecem serviço péssimo.temos montadoras com excelente engenheiros que poderiam produzir um protótipo em conjuntos com as forças policiais e serem asquerosos sem impostos. Ficaria muito melhor ….mas alguém deixaria de receber aquele dinheiro.das tetas do estado… Tempos aqui a fábrica da Jeep/Fiat que poderiam produzir um veículo na base da Toro 4×4 disel, com no mínimo uma blindagem no para brisas , fornecerem os cursos adequados de depilotagem e direção defensiva e ofensiva para todos os motoristas pois motorista nas Polícias só basta ter a CNH categoria B e só.

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Roberto 27 de julho de 2021

Polícias do Brasil só saber anda de carrão e prede trabalhando não tem preparo nem um cadê muitos dias pra pegar o Lázaro kkkk

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Wesley 28 de julho de 2021

Poxa, irmão, procura se informar um pouco melhor, dps vem aqui na internet cagar, abraços.

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JEFFERSON CARLOS DUARTE DE FIGUEIREDO 28 de julho de 2021

Devia voltar para e escola antes de tentar escrever algo.

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Maichel 28 de julho de 2021

O analfabetismo funcional é um sério problema no Brasil kkkkkkkkk

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Felipe 28 de julho de 2021

Então tenta passar no concurso !!!

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Ricardão 28 de julho de 2021

Que imbecil

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Iran lucas 28 de julho de 2021

Vá aprender o mínimo do português correto pra depois criticar a polícia

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Edmilson Adriano da Cruz 29 de julho de 2021

Pqp 😂😂😂😂😂😂😂

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Gustavo Lima 27 de julho de 2021

Sempre tive a ideia de que as polícias deveriam ter viaturas diferentes dos carros comercializados. Isso buscando mais robustez, desempenho e economia. O que tem de roubo de peças de viaturas pelos batalhões desse Brasil não e brincadeira. Quem paga isso somos nós ! Com o nosso imposto. Uma boa ideia seria fazer um modelo de carro que tivesse as peças não utilizáveis em outros carros.

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Eduardo Pimentel de Souza 27 de julho de 2021

Padronizar não irá impedir que os tais roubos e desvios aconteçam, pelo contrário: como vai ter mais, irão roubar e desviar mais justamente por que terá de sobra. Agora, ter peças exclusivas de viaturas é uma excelente ideia e acrescento: as peças devem oferecer dificuldade em caso de tentarem adaptar ou alterar para encaixar (a famosa gambiarra) ou então permite encaixar, mas por mais que alterem, não irá funcionar.

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Gustavo Lima 30 de julho de 2021

Padronizar apenas se for com peças exclusivas ! Com peças comuns realmente não adianta nada !

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RAFAEL SANTOS 27 de julho de 2021

Aì a manutenção seria absurda de cara, imagina, peças exclusivas. Se estraga até ter disponibilidade seria um século…. Brasil é mestre em adaptações e gambiarras..

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Gustavo Lima 30 de julho de 2021

Acredito ser mais caro comprar a mesma peça várias vezes ! Disponibilidade e questão de logística ! Hoje compramos na internet e entregam até no mesmo dia, muito rápido !

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JEFFERSON CARLOS DUARTE DE FIGUEIREDO 28 de julho de 2021

Nao sei em qual estado vc esta, mas no meu a administração militar é extremamente rigorosa com esse tipo de desvio de conduta. Caso ocorra, os autores sao penalizados rigorosamente.

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Gustavo Lima 30 de julho de 2021

Isso e bom ! E muito raro também !

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Felipe 28 de julho de 2021

Hahaha…nasceu um piadista que nunca botou um coturno no pé !!!

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Gustavo Lima 30 de julho de 2021

E apenas a minha opinião sobre o assunto da matéria !

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Andre Rocha 27 de julho de 2021

Até hoje não entendo o porquê da polícia militar não ter um veículo padronizado a nível Brasil. A Rodoviária Federal, Federal e Corpo de Bombeiros é padrão. Assim como não entendo o porque não temos um site unificado dos DETRANS.

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Eduardo Pimentel de Souza 27 de julho de 2021

Cada cidade tem suas leis de trânsito, por isso um Detran para cada cidade. O site unificado é do Denatran, que para as leis padrões no país inteiro.

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Ricardão 28 de julho de 2021

Ahn? Cada cidade tem leis de trânsito? CTB é nacional, amigo!

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André 27 de julho de 2021

Excelente!

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João Batista Thomaz 27 de julho de 2021

Ja era hora de padronizar as viaturas das forças policiais no Brasil.
Nos Estados Unidos e Canada as montadoras fornecem carros e Usv especiais para as forças policiais.
Temos que aplaudir esta iniciativa.

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João Cícero da Fonseca 27 de julho de 2021

E o resultado do teste, qual foi?

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Eduardo Pimentel de Souza 27 de julho de 2021

A menos que vc seja um motorista de viatura, saber o resultado dos testes não vai te acrescentar em nada.

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Fabrício 28 de julho de 2021

A polícia é uma força pública bancada com dinheiro público e que presta um serviço público. A todo cidadão interessa saber como ela é organizada, quais são suas atribuições e se está apta e aparelhada para cumprir seu trabalho. Então saber que tipo de viatura ela usará interessa a todo cidadão. Somente sendo um rotundo idiota para não saber disto.

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Pedro Ivo Sousa Silva 28 de julho de 2021

Enfim o resultado é que os políciais brasileiros vão continuar usando spin e palio weekenedy 👍

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João 29 de julho de 2021

Ridículo para as polícias do país, a falta de valorização começa no ambiente de trabalho

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