[Vídeo] Motorista destrói mecânica do novo Jeep Wrangler ao rebocá-lo
Proprietário do veículo deixou o câmbio engrenado, com a reduzida acionada, enquanto o rebocou com um motorhome
Proprietário do veículo deixou o câmbio engrenado, com a reduzida acionada, enquanto o rebocou com um motorhome
Para rebocar qualquer tipo de veículo, é preciso seguir uma regra básica: sempre deixar o câmbio em ponto morto. Porém, parece que o proprietário de um Jeep Wrangler absolutamente novo, com cerca de 15 mil quilômetros registrados no hodômetro, desconhecia essa diretriz. Consequentemente, acabou sofrendo um enorme prejuízo!
O caso aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos. O proprietário não apenas deixou o veículo engrenado, como também com a reduzida acionada, enquanto o rebocou com um motorhome. O resultado é que o Jeep Wrangler precisará de um conjunto mecânico novo, uma vez que a transmissão e o motor ficaram totalmente destruídos. Assista ao vídeo:
Se você teve dificuldade para entender as imagens, saiba que elas mostram a parte interna do motor do jipe. Só é possível vê-la porque a caixa de transferência praticamente explodiu, levando consigo cárter, virabrequim, dois pistões e duas bielas. Por sua vez, o bloco do motor e a carcaça do câmbio se partiram e ficaram inutilizáveis.
VEJA TAMBÉM:
Só para constar, o motor do novo Jeep Wrangler é um V6 3.6 a gasolina, capaz de gerar 284 cv de potência e 35,4 kgfm de torque. Já o conjunto de transmissão inclui câmbio automático de oito marchas, tração 4×4 e reduzida. A troca de todos esses componentes custará algo em torno de US$ 30 mil (cerca de R$ 168 mil).
Quem gravou o vídeo, aliás, foi o mecânico Toby Tuten, que trabalha em uma concessionária da Flórida, onde o veículo será consertado. Ele divulgou as imagens em uma rede social, justamente para alertar sobre as consequências de se rebocar um veículo da maneira errada.
O princípio é simples: se o câmbio estiver engrenado, fará com que a transmissão e o motor entrem em movimento enquanto o veículo é rebocado. Como o conjunto mecânico permanecerá em primeira marcha à medida que a velocidade aumentar, não haverá outro resultado senão graves danos.
O próprio Tuten fez alguns cálculos e constatou que, com a reduzida acionada, o motor atingiria cerca de 50 mil rpm à velocidade de 90 km/h! Certamente o conjunto foi destruído bem antes disso, uma vez que o limite de rotações do V6 que equipa o novo Jeep Wrangler é de 6.600 rpm. As informações são do site The Drive.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Burro sofre msm
O motorhome deve ter uns 1.500 Hp. O cara nem sentiu o peso.
Pra rebocar no motor home o carro tem que ser manual. Automático não funciona.
É só ler o manual do proprietário do jeep e do motorhome
O certo mesmo é chamar o reboque e levar o carro em cima, e não “puxar”.
Num 4×4, a cx de transferência tem uma posição N exatamente pra isso.
O texto não deixa claro, mas o jeito correto de rebocar um Wrangler é colocando a transmissão automática em P (park) e a caixa de transferência (a que engata a reduzida) em N (neutro). A caixa de transferência está diretamente conectada aos 2 diferenciais (dianteiro e traseiro) do veículo então, com ela em Neutro, a 4 rodas rodam livres. Embora pareça contraintuitivo, o manual é enfático em dizer que o câmbio tem que ficar em P e não em Neutro, mas eu ainda não consegui descobrir a razão. O que o cara deve ter feito é colocado a caixa de transferência em 4Lo (reduzida) pensando que estava em N.
Interessante o conceito Jayme.
Eu instantaneamente colocaria o cambio em N, nunca imaginei deixar em P.
Com certeza é um assunto que irei dividir com o mecânico.
Sds
Boa tarde
Em P o carro está travado. Em N está livre.
O correto é deixar em N. Acho eu.
Caraca meu, que burrada que fez o dono do JEEP.