[Vídeo] Motorista destrói mecânica do novo Jeep Wrangler ao rebocá-lo

Proprietário do veículo deixou o câmbio engrenado, com a reduzida acionada, enquanto o rebocou com um motorhome

Por AutoPapo 16/03/21 às 18h00
p2d3nxp4ldk
Todo o conjunto mecânico do veículo precisará de substituição (Imagem: YouTube | Reprodução)

Para rebocar qualquer tipo de veículo, é preciso seguir uma regra básica: sempre deixar o câmbio em ponto morto. Porém, parece que o proprietário de um Jeep Wrangler absolutamente novo, com cerca de 15 mil quilômetros registrados no hodômetro, desconhecia essa diretriz. Consequentemente, acabou sofrendo um enorme prejuízo!

O caso aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos. O proprietário não apenas deixou o veículo engrenado, como também com a reduzida acionada, enquanto o rebocou com um motorhome. O resultado é que o Jeep Wrangler precisará de um conjunto mecânico novo, uma vez que a transmissão e o motor ficaram totalmente destruídos. Assista ao vídeo:

Se você teve dificuldade para entender as imagens, saiba que elas mostram a parte interna do motor do jipe. Só é possível vê-la porque a caixa de transferência praticamente explodiu, levando consigo cárter, virabrequim, dois pistões e duas bielas. Por sua vez, o bloco do motor e a carcaça do câmbio se partiram e ficaram inutilizáveis.

VEJA TAMBÉM:

Só para constar, o motor do novo Jeep Wrangler é um V6 3.6 a gasolina, capaz de gerar 284 cv de potência e 35,4 kgfm de torque. Já o conjunto de transmissão inclui câmbio automático de oito marchas, tração 4×4 e reduzida. A troca de todos esses componentes custará algo em torno de US$ 30 mil (cerca de R$ 168 mil).

Por que o reboque destruiu o novo Jeep Wrangler?

Quem gravou o vídeo, aliás, foi o mecânico Toby Tuten, que trabalha em uma concessionária da Flórida, onde o veículo será consertado. Ele divulgou as imagens em uma rede social, justamente para alertar sobre as consequências de se rebocar um veículo da maneira errada.

O princípio é simples: se o câmbio estiver engrenado, fará com que a transmissão e o motor entrem em movimento enquanto o veículo é rebocado. Como o conjunto mecânico permanecerá em primeira marcha à medida que a velocidade aumentar, não haverá outro resultado senão graves danos.

O próprio Tuten fez alguns cálculos e constatou que, com a reduzida acionada, o motor atingiria cerca de 50 mil rpm à velocidade de 90 km/h! Certamente o conjunto foi destruído bem antes disso, uma vez que o limite de rotações do V6 que equipa o novo Jeep Wrangler é de 6.600 rpm. As informações são do site The Drive.

9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Zairton 17 de março de 2021

Burro sofre msm

Avatar
Hamilton Galdi Junior 17 de março de 2021

O motorhome deve ter uns 1.500 Hp. O cara nem sentiu o peso.

Avatar
Guilherme 17 de março de 2021

Pra rebocar no motor home o carro tem que ser manual. Automático não funciona.
É só ler o manual do proprietário do jeep e do motorhome

Avatar
leal.clgl@gmail.com 17 de março de 2021

O certo mesmo é chamar o reboque e levar o carro em cima, e não “puxar”.

Avatar
jefferson.z 17 de março de 2021

Num 4×4, a cx de transferência tem uma posição N exatamente pra isso.

Avatar
Jayme 16 de março de 2021

O texto não deixa claro, mas o jeito correto de rebocar um Wrangler é colocando a transmissão automática em P (park) e a caixa de transferência (a que engata a reduzida) em N (neutro). A caixa de transferência está diretamente conectada aos 2 diferenciais (dianteiro e traseiro) do veículo então, com ela em Neutro, a 4 rodas rodam livres. Embora pareça contraintuitivo, o manual é enfático em dizer que o câmbio tem que ficar em P e não em Neutro, mas eu ainda não consegui descobrir a razão. O que o cara deve ter feito é colocado a caixa de transferência em 4Lo (reduzida) pensando que estava em N.

Avatar
Andress 17 de março de 2021

Interessante o conceito Jayme.
Eu instantaneamente colocaria o cambio em N, nunca imaginei deixar em P.
Com certeza é um assunto que irei dividir com o mecânico.
Sds

Avatar
Aguilar 19 de março de 2021

Boa tarde
Em P o carro está travado. Em N está livre.
O correto é deixar em N. Acho eu.

Avatar
Fe 16 de março de 2021

Caraca meu, que burrada que fez o dono do JEEP.

Avatar
Deixe um comentário