[Vídeo] Retrovisor high-tech elimina ponto cego em veículos de carga

Ford desenvolveu equipamento para tornar veículos de carga mais seguros; item equipará, primeiramente, a van Transit

ford transit espelho retrovisor inteligente ponto cego
Espelho retrovisor da Ford acaba com 'ponto cego' (Foto: YouTube | Ford)
Por Andre Willis
10 de abril de 2021 14:35
*Estagiário sob supervisão

A Ford Europa desenvolveu um retrovisor inteligente, com a finalidade de acabar de vez com o enorme ‘ponto cego’ em automóveis sem vidro traseiro, como vans e caminhões. Uma das maiores dificuldades para quem dirige esses tipos de veículos é a justamente visibilidade.

Além do ponto cego nas laterais, que dificulta, em especial, a percepção de  motociclistas, esses veículos não têm visibilidade alguma na parte traseira. Isso significa que o motorista simplesmente não consegue enxergar pedestres e nem mesmo outros veículos que transitem logo atrás.

Fim do ponto cego traz segurança

Posicionado no local do espelho comum, o retrovisor inteligente transmite as imagens captadas por uma câmera de alta resolução, instalada na parte de trás do veículo. É um sistema parecido com o que Mercedes-Benz e Audi já estão projetando para seus veículos de passeio.

VEJA TAMBÉM

A Ford, inicialmente, vai disponibilizar o recurso ‘anti ponto cego’ no modelo Transit, um utilitário que, inclusive, tem lançamento confirmado no Brasil para este ano. O espelho retrovisor inteligente possui controle automático de luminosidade e também função noturna.

Disponibilidade e comercialização

Ainda não está confirmado se a Ford vai vender o retrovisor como item separado ou em parceria com lojas automotivas. Entretanto, o novo espelho é compatível com qualquer Ford Transit fabricado após 2014. Item de série em algumas versões da van, a tecnologia poderá ser expandida para caminhões e ônibus da Ford.

A previsão é que o espelho retrovisor que elimina pontos cegos no trânsito seja lançado em vários mercados.

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ANTONIO PRANDO FILHO 10 de abril de 2021

Ué. faz tempo que eu acho que os retrovisores deveriam ser substituidos por cameras, não só de vans mas todos os veículos inclusive os retrovisores laterais. Pra que tecnologia se não usarmos?

Avatar
Deixe um comentário