Youtuber faz carburador transparente para ensinar como funciona

Antes da injeção eletrônica o carburador que era a peça responsável por enviar a mistura ar/combustível para o motor, esse vídeo mostra como ele funciona

carburador transparente
O carburador transparente foi feito da forma mais simples possível (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
09 de julho de 2021 14:51

Antes da injeção eletrônica a forma mais popular de fornecer o combustível misturado com ar para as câmaras de combustão era o carburador. Esse componente tem funcionamento completamente mecânico e para muitos ainda é um mistério.

Para facilitar na compreensão do funcionamento, o canal SmarterEveryDay criou um carburador transparente. E para facilitar ainda mais, tudo isso foi filmado com uma câmera que captura 28.546 quadros por segundo, proporcionando uma super câmera lenta.

VEJA TAMBÉM:

O segredo por trás do carburador

A inspiração do youtuber foi ver seu pai desmontando o carburador de uma máquina. Ele pediu uma explicação sobre como a peça funciona e com isso teve a ideia de fazer um transparente para mostrar o funcionamento.

A peça transparente foi montada da forma mais simples possível para exemplificar o funcionamento básico de um carburador: parte de baixo conta com a cuba, com uma boia para manter sempre o nível certo de combustível. Já na parte de cima existem duas borboletas, onde a primeira dosa a quantidade de ar que entra no sistema e a segunda controla o volume da mistura ar/combustível que vai para o motor.

carburador solex
Os carburadores automotivos são diferentes, porém o funcionamento básico é o mesmo mostrado no vídeo. Na foto um Solex de Fusca (Foto: Wikimedia Commons | Reprodução)

No vídeo podemos ver a mistura se formando e saindo em direção ao motor logo após o venturi — estreitamento que faz o fluxo de ar se acelerar por efeitos físicos. Por causa da super câmera lenta, vemos a mistura ar/combustível se mover em cada ciclo de admissão do motor.

Nos carros pode ser diferente

Como esse carburador transparente foi feito para mostrar o funcionamento básico, ele pode ser diferente dos carburadores que podemos encontrar nos carros. Existem carburadores com controles eletrônicos, com corpo duplo ou quádruplo, com venturi variável e diversas outras diferenças.

Hoje em dia o carburador foi eliminado dos carros a favor da injeção eletrônica, que trabalha com mais precisão e contribui na eficiência do motor. Os carburadores ainda podem ser encontrados em algumas motocicletas e máquinas como cortadores de grama e roçadeiras.

Confira o Boris andando em um Aston Martin DB6, equipado com três carburadores SU

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ricardo Romano 9 de julho de 2021

Amazing explanations….you’re great guys..!!!

Avatar
Deixe um comentário