Conheça 5 motos elétricas à venda no Brasil

Com valores entre R$ 9.400 e R$ 22 mil, opções importadas e nacionais entregam até 180 km de autonomia e velocidade máxima de 120 km

Por AutoPapo 01/11/20 às 13h03
energie mobi super soco tc
Energie Mobi Super Soco TC é moto elétrica com visual inspirado nos anos 50 (Foto: Energie Mobi | Divulgação)

A oferta de veículos elétricos tem crescido consideravelmente no Brasil. Após a chegada dos carros, é a vez das motocicletas conquistarem os consumidores. Scooters e streets nacionais e importadas estão disponíveis por preços a partir de R$ 9.400. Confira ficha técnica de 5 das motos elétricas mais vendidas no país.

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1. Voltz EV1

A Voltz Motors apresentou, no começo de 2020, a scooter elétrica EV1. Com preço sugerido de R$ 9.490, a moto é equipada com motor Bosh de 1800 watts de potência.

scooter eletrica voltz ev1 preta vista de lado
Voltz EV1 é, atualmente, a scooter elétrica mais barata do Brasil (Foto: Voltz | Divulgação)

Confira a ficha técnica do modelo que é produzido em Pernambuco:

  • Velocidade máxima: 60 km/h
  • Função de marcha a ré: sim
  • Bateria: Lítio 60v 28ah
  • Ciclo de carga: 1000 ciclos (garantia até 600 ciclos)
  • Tempo de recarga: até 5 horas
  • Autonomia: 60 km
  • Capacidade de carga: 180 kg

A Voltz EV1 tem farol dianteiro, lanterna traseira e piscas LED, USB, conexão Bluetooth, chave de presença (SmartKey), duas tomadas e alto-falantes.

Dimensões da moto elétrica:

  • Peso seco: 112 kg
  • Dimensões(CxAxL): 1880 x 710 x 110 mm
  • Entre-eixos: 1350 mm

2. Aima M3ZU

A fabricante chinesa Aima chegou ao Brasil em novembro de 2019. Desde então, seu modelo M3ZU, de 800 W, conquistou o posto de mais vendido da marca no país. A scooter importada tem valor próximo a R$ 10 mil.

Veja mais detalhes da M3ZU:

  • Velocidade máxima: 45 km/h
  • Potência: 800 W
  • Bateria: Aima
  • Tempo de recarga: 6 a 8h
  • Autonomia: 60 a 80 km
  • Capacidade de carga: 150 kg
  • Peso seco: 100 kg
aima m3zu vermelha
(Foto: Aima | Divulgação)

2. Muuv Custom S

Com visual curioso, a Custom S não se configura exatamente como motocicleta ou ciclomotor. Por isso, não é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para conduzi-la. Outro benefício é que não há necessidade de emplacamento. O ponto fraco da scooter é a velocidade máxima de até 35km/h.

Preço da Custom S: R$ 11.999 à vista.

Confira a ficha técnica da scooter elétrica:

  • Velocidade máxima: 35 km/h
  • Bateria: Lítio 15ah
  • Ciclo de recarga: 2.800 ciclos completos
  • Motor: 1500 W
  • Autonomia: 50 km
  • Capacidade de carga: 150 kg
  • Peso seco: 70 kg

A Custom S oferece farol LED, conexão Bluetooth, freios a disco nas duas rodas, chave reserva e alarme.

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Muuv Custom S não exige CNH (Foto: Muuv | Divulgação)

4. Voltz EVS

A Voltz lançou, em setembro, a moto elétrica modelo street EVS, que se adapta à necessidade do seu usuário, que escolhe entre adquirir uma ou duas baterias. Com preços partindo de R$ 15.900, o modelo será entregue a partir de dezembro.

Confira a ficha técnica do modelo:

  • Velocidade máxima: entre 80 e 120 km/h
  • Potência: 3000 W
  • Bateria: Lítio 72v 33ah
  • Tempo de recarga: até 5 horas
  • Ciclo de carga: 2000 ciclos (garantia até 1500 ciclos)
  • Autonomia: até 180 km
  • Capacidade de carga: 200 kg
  • Função de marcha a ré: sim

A Voltz EVS conta com GPS integrado, conexão 4G,  farol dianteiro, lanterna traseira e piscas LED, USB, conexão Bluetooth, chave de presença (SmartKey), duas tomadas e alto-falantes.

moto elétrica voltz evs em apresentação
EVS será entregue a partir de dezembro (Foto: Voltz | Divulgação)

Dimensões da moto elétrica:

  • Peso seco: 130 kg
  • Dimensões (CxAxL):  1,98 m x 1,34 m x 0,76 m
  • Entre-eixos: 1,46 m
  • Rodas: aro 17″

5. Energie Mobi Super Soco TC

Vendida por R$ 21.900, a Energie Mobi Super Soco TC faz uma releitura das motocicletas dos anos 50. A moto elétrica tem sistema de freio CBS combinado, disco de freio dianteiro de 240 mm, disco de freio traseiro de 180 mm e frente de pinça do pistão duplo.

Confira a ficha técnica do modelo:

  • Velocidade máxima: 75 km/h
  • Bateria: Lítio (18650) 60V / 30Ah
  • Motor: Bosch 1500 W
  • Autonomia: até 120 km

Dimensões da moto elétrica:

  • Peso seco: 70 kg
  • Dimensões(CxAxL): 192,4 cm x 71 cm x 109,8 cm
  • Entre-eixos: 132 cm
energie mobi super soco tc verde vista de lado
Mostrador de velocidade da Mobi Super Soco TC une o ponteiro analógico ao computador de bordo digital (Foto: Energie Mobi | Divulgação)

Atenção! As motos elétricas devem ser emplacadas. Para dar início ao processo é necessário ter em mãos a nota fiscal do veículo e o termo de constatação com o chassi decalcado.

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas
21 Comentários
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NILTON CESAR CAVENAGHI 3 de fevereiro de 2021

É da China?

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Rafael Féria Müzel 30 de janeiro de 2021

sabe se no estado de SP paga IPVA? sei que no nordeste, eletricos nao pagam ipva

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Victor 22 de fevereiro de 2021

Em SP tem 50% de desconto no IPVA.

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Jacinta 25 de janeiro de 2021

Boa noute,onde consigo comprar ?

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Maria Aparecida Bezerra da Silva 23 de janeiro de 2021

Quanto custa uma dessa scoot. Femenino??

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Cláudio Silva 17 de janeiro de 2021

Quem gosta de motorzinho é dentista, com esse preço e essa potência continuo com motor a combustão.

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Ney Rossener Ferreira 20 de janeiro de 2021

Então, num futuro MUITO próximo teremos que nos acostumar com transporte coletivo ou individual de baixa taxa de poluição. Os países desenvolvidos estão parando a fabricação de motores a combustão, mais tardar até 2040 não mais os teremos. Assim, essa transição é muito rápida, inclusive vai aqui uma super dica, vá fazendo as contas para implementar em seu telhado as placas de Fotovoltáica, na próxima reunião do clima em Glasgow na Escócia em Agosto ou setembro irá ser costurado uma baita acordo para produção massiva e muitíssimo acessível a todos. Portanto é pegar ou largar, boa sorte a todos.

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Fernanda 16 de janeiro de 2021

Essas motos elétricas como da Voltz precisa ter habilitação?

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Daniel 23 de janeiro de 2021

Acima de 49cc sim. Como se equivale a 140cc, sim, precisa.

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André Frank 23 de janeiro de 2021

Após 2016 foi homologado no código de trânsito brasileiro a obrigatoriedade de habilitação para uso de veículos no transito com produção motora independente do meio de funcionamento .(A combustão ou eleteico)

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A s 12 de fevereiro de 2021

Logo imposto

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FILIPE DE OLIVEIRA AMARAL 27 de dezembro de 2020

Porque eu sou doido por uma eletrica???
– a eficiência do motor elétrico é infinitamente superior ao combustão
– a manutenção e o custo do km rodado é muito menor
– funciona ate embaixo D’Água
– não tem escapamento e faz menos barulho
– funciona com a eletricidade, que pode ser obtida de modo mais sustentável que os combustíveis atuais
– é inovador
– sou apaixonado por veículos elétricos, para mim isso é uma causa!

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Mario Antonio Rodrigues 26 de dezembro de 2020

Qual moto elétrica pode ser dirigida em estradas estaduais e federais?

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André Fontes 7 de dezembro de 2020

Esse tipo de veiculo é destinado prioritariamente ao uso urbano, não para uso em estrada e rodovias. parem e pensem carro 1000, há alguns anos atrás criticado por todos , olha a realidade hoje.

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Cadore 18 de novembro de 2020

Onde compeo

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Paulo 8 de fevereiro de 2021

Como posso adiquerir uma dessa ,ela e’ pode ser carregada em casa ,numa tomada comum

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Alessandro 10 de novembro de 2020

Calma, gente. Tudo evolui. A velocidade vai aumentar e o preço vai diminiur. Quem se lembra de quando surgiram os celulares? Eram enormes, pareciam pesos de papel, e somente grandes empresários e grandes empresas possuíam, a conta de uma ligação era super alta. E todos se perguntavam, pra que isso? Levar o telefone pra cima e pra baixo….e olha como está o mercado de celulares hoje….tudo é questão de tempo e evolução. O Futuro está sempre chegando….e cada vez mais rápido. Provavelmente meus netos me perguntarão no futuro….Vô, o que quer dizer “abastecer o carro com gasolina? Vô, o que é gasolina?”

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Nanael 3 de novembro de 2020

Me desculpem, mas nada com menos de 5KW de potência nominal pode ser considerado realmente uma motocicleta, a exemplo dos Tesla, as pessoas vão preferir pagar o dobro ou mais por algo que resolva seus problemas a comprar um brinquedo que não polui e custa o mesmo que uma boa 125.

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Flavilane 2 de novembro de 2020

Essas motos elétricas era pra ser mais em conta, já q elas tem menos velocidade

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Bruno Vasconcelos 2 de novembro de 2020

Só vi uma moto, o resto é “bicicleta elétrica” não tem velocidade final pra andar em cidades grandes nem rodovias

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Valdir 1 de novembro de 2020

Moto top, linda

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