Fading pode ser fatal! Não despreze o uso do freio motor

"Muito grave, doutor, o seu freio está com problema. Isso não podia acontecer!" Cuidado: essa é uma típica frase de quem está querendo te enganar

capa portal fading
Por Boris Feldman
Publicado em 12/04/2019 às 11h57

Perder os freios em uma descida é semelhante a uma cena de filme de terror. Se você não quer passar por este tipo de situação, tome cuidado com o fading.

[TRANSCRIÇÃO]

Um dos grandes perigos que você corre na estrada com o seu automóvel, família e mais bagagem, ou seja, o carro pesado, é o fading. O que que é o fading? Numa longa descida cheia de curvas, você começa a frear o carro pra reduzira a velocidade, para segurar a marcha. Se você não engrenar uma marcha igual àquela que você usaria para subir, ou seja, você deixa tudo por conta do freio, ele vai esquentando, esquentando, chega uma hora que, acredite se quiser, vamos torcer para que isso aconteça com você, o freio deixa completamente de funcionar.

Quando você perceber isso, tente encostar, parar no acostamento, desligue o carro e espere alguns minutos. Porque o fading é só um aquecimento exagerado dos componentes: pastilhas, lonas, discos. Depois que ele esfria, tudo volta ao normal.

Aí vale emendar o seguinte: se você não tem ideia de como é que isso acontece, fica preocupadíssimo e vai na oficina no dia seguinte, é comum alguns mecânicos dizerem: “Muito grave, doutor, o seu freio está com problema. Isso não podia acontecer!”Aí resolvem trocar fluido, trocar pastilha, trocar disco, trocar lona…

Nada disso! Isso é uma pi-ca-re-ta-gem! O fading existe por culpa do motorista, que não freou, ajudou os freios reduzindo a marcha do câmbio.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ivanee leite 30 de abril de 2019

Gostaria de saber se eu posso passar da letra D(drive) em movimento para letra L(low)? Se venho pela estrada e encontro uma descida forte.

Avatar
Gabriel 15 de abril de 2019

Vejo que muita gente se preocupa mais em gastar menos gasolina usando uma marcha mais forte na descida do que com o risco de perder os freios. Mas os carros injetados quando o motor está engrenado param de injetar combustível. Outro dia eu descendo a serra de Campos do Jordão/SP um taxista a misnha frente usava muito o freio, logo ele usava apenas a 5a marcha em seu taxi pra descer ao invés de usar a 4a marcha. Eu sempre atrás dele quase não usava os freios devido a usar muito a 4a marcha e até a 3a marcha nos trechos mais fortes, pois o limite de velocidade nesta descida é de 60 km/h apenas.

Avatar
Antonio Donizeti Martins 13 de abril de 2019

O início da matéria diz que: VAMOS TORCER PARA QUE ISSO ACONTEÇA COM VOCÊ. Ou eles esqueceram de escrever o “NÂO” ou estão querendo que você morra. Mui amigos………… mui amigos……

Avatar
Deixe um comentário