10 sinais de que as velas do carro vão dar problema

Conheça problemas comuns que indicam que as peças - essenciais para o consumo e o desempenho do motor - já estão no fim de sua vida útil

Aditivos reduzem tempo de vida útil das velas do motor
Velas têm plano de manutenção preventiva (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 04/06/2021 às 12h43
Atualizado em 04/06/2021 às 13h01

A vela de ignição é um negócio tão simples e discreto que muitas vezes passa despercebido para muitos motoristas. Mas deve ter atenção especial. Ela é a peça que se encaixa na cabeça do cilindro e que será a responsável por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura ar/combustível, a consequente movimentação do pistão e o funcionamento do motor.

Nesta cadeia, então, a vela é fundamental para o perfeito funcionamento do propulsor, seja ele com injeção eletrônica ou com o velho carburador. Por esta razão, o componente deve estar em perfeitas condições de uso, caso contrário, o carro dará seus sinais.

VEJA TAMBÉM:

E são muitos os sinais de que as velas vão dar problema, desde o motor que “fraqueja” até aumento do consumo de combustível. Confira mais uma reportagem da série sobre os sintomas que o carro revela quando a mecânica não está 100%, que já contou com capítulos sobre amortecedores e freios.

1. Dificuldade ao dar a partida

Motor demorando a pegar e dando aquela rateada ao virar a chave talvez seja o mais evidente entre os sinais de que as velas vão dar problema. A principal causa é o desgaste dos eletrodos dos componentes, provocado pelas faíscas geradas entre si.

Desta forma, os cantos vivos dos eletrodos sofrem desgaste e ficam “arredondados”, o que ocasiona um aumento da folga entre eles. Então, começa a haver um aumento da tensão para a geração da centelha. Isso afeta a capacidade da bobina e o veículo passa a ter dificuldades na hora da partida. Porém, vale verificar também cabos e bobina da ignição.

2. Carro engasgando

Você acelera gradativamente e o carro parece que está com soluço, dando solavancos. Isso significa que a força do motor não está sendo passada de forma estável. Provavelmente as velas estão ruins ou com sujeiras acumuladas, e não queimam o combustível corretamente, provocando tais falhas.

3. Perda de desempenho

Outro dos sinais de que as velas vão dar problema por causa do desgaste. Com o passar do tempo, aquela folga maior entre os eletrodos fará o motor render menos. As respostas ao acelerador ficam mais lentas e o carro demora a arrancar e a embalar – em alguns momentos, parece se arrastar.

Isso porque as velas são responsáveis por emitir a faísca que faz a combustão. Se elas não estiverem em perfeitas condições, não vão conseguir queimar o combustível na frequência correta. Por isso, a perda de desempenho.

4. Aumento do consumo de combustível

Vários fatores contribuem para o aumento do consumo de etanol ou gasolina do veículo, entre eles as velas de ignição. Caso as peças estejam desgastadas, a mistura ar/combustível não será queimada de forma adequada. Consequentemente, o carro vai beber mais.

5. Desgaste do eletrodo

Como já observado, a vela sofre um desgaste natural conforme o tempo de uso. A alta temperatura e a tensão às quais a peça é submetida provocam a chamada “erosão” dos eletrodos central e lateral. Isso gera uma folga entre esses eletrodos, o que dificulta a formação da faísca.

6. Manchas no isolamento do eletrodo

Um dos visíveis sinais de que as velas vão dar problema é quando surgem manchas no isolamento do eletrodo central, de tom amarelado. Esses resíduos são consequência geralmente de combustíveis de má qualidade e quando submetidos a altas temperaturas tendem a se tornar condutores, prejudicando o funcionamento da vela.

7. Marcha lenta irregular

Carro que morre à toa não é normal. E pode ter como causa a carbonização (ou efeito fuligem) das velas de ignição, geralmente ocasionadas por uma mistura ar-combustível muito rica. Porém, filtro de ar sujo, ponto de ignição atrasado, vela não compatível e até mesmo excesso de combustível podem provocar o acúmulo desse material, que afeta o funcionamento dos eletrodos e a intensidade da centelha.

8. Base do isolamento quebrada

ajuste de vela de ignicao
Vela sendo regulada: serviço deve ser feito com ferramentas apropriadas (Foto: Shutterstock)

Uma regulagem errada daquela folga entre os eletrodos central e lateral da vela pode danificar a base do isolamento da peça. Por isso, é preciso que o mecânico use ferramentas adequadas para fazer esse ajuste. Essa quebra vai interromper a centelha entre os eletrodos e a peça vai passar a gerar faíscas entre o eletrodo e… a capa da vela.

9. Manutenção das velas

As velas geralmente são trocadas a cada 50 mil ou 60 km, mas devem ser checadas a cada 10 mil km. Consulte o manual do seu veículo para saber sobre os intervalos de substituição e – igualmente importante – sobre as especificações da peça.

Isso porque a peça fora das recomendações de fábrica pode danificar outros componentes do motor, o que fará você gastar uma boa grana. Uma vela com rosca maior, por exemplo, pode encostar no pistão. Ao mesmo tempo, um aperto excessivo ou encaixe incorreto do equipamento pode quebrar a vela e danificar a rosca do cabeçote.

Lembre-se que um kit de velas original nem é tão caro: custa de R$ 50 a R$ 150, de acordo com a marca e o modelo. Na troca, peça também uma inspeção dos cabos e bobinas de ignição, pois o mau funcionamento destes também podem interferir na geração correta das centelhas.

10. As velas estão boas, mas o motor segue falhando?

E aí, não se esqueça que a corrente elétrica, que chega na vela de altíssima tensão, vem por um cabo. E o que  mandou a corrente pra esse cabo foi uma bobina.

Então, muitas vezes, a vela está legal ainda, mas a faísca não está boa porque o cabo está com um problema e ninguém também se lembra de trocar  o cabo. E ninguém lembra também de verificar se  a bobina está com algum problema.

Entendido? A faísca pode não está legal por causa da vela, do  cabo e da bobina.

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62 Comentários
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EDUARDO LIMA 4 de novembro de 2023

Boa tarde! Tenho um Idea Adv. Flex 1.8 16V Dualogic 2012/2013, a mais ou menos 1,5 anos atrás o motor apresentou um barulho muito forte do nada…reboquei e levei ao mecânico, verificou que uma vela estava solta e causando o barulho. Em 15 minutos apertou e nem me cobrou nada e disse que nunca havia visto isso, de uma vela se soltar sozinha. Passados mais ou menos 1,5 anos, na estrada, de repente um enorme barulho no motor…reboque oficina. Aí a coisa foi mais complexa, disse que outra vela havia se soltado, arrebentado o lugar da rosca e entrado pra dentro do motor! Mesma coisa, disse que nunca tinha visto isso e que deveria ser falha na engenharia desse carro! Dos males o menor, foi constatado que os danos não foram tão grandes, refeita a rosca da vela e tudo ficou em +- R$2.800,00. Também disse que como isso deveria ser um defeito de engenharia do carro, seria possível que isso voltasse a acontecer sem nenhum aviso prévio!!! Poxa, não confio mais no carro, tenho medo, pois quase só uso o carro na estrada para buscar e levar meus filhos que moram longe! Não sei mais, acho que o carro está estranho, mas não sei se é cisma. Alguém já viu isso e sabe o que pode ser?!

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Paulino Andrade 22 de maio de 2023

Meu carro deixou d andar quando fui trocar as velas encontrei uma das velas danificada quase sem roscas será o a falta d roscas nas velas pode danificar o pistão do motor

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SRºJEBA 11 de abril de 2023

Boa tarde pessoal, tenho um fiat punto elx 1.4 2008. gnv e etanol
o carro esta perdendo potencia, cortando giro tanto no gnv quanto no etanol, passa o sncaner e não aparece falha nenhuma.

na descida com ele engrenado morre direto e as vezes piso fundo no acelreador e o carro não passa de 80 na av brasil isso no gnv, no etanol o carro esta muito ruim não passa de 60km.

será vela?
não troco tem 02 anos?

porem, na ultima manutenção básica o mecanico disse que as velas estavam boas.

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Roberto 12 de junho de 2022

Não é só vela, cabo e bobina. Dependendo do ano do carro é provável que seja rotor e tampa do distribuidor que faz a centelha falhar.

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Manuel Carrera 24 de março de 2022

Com 37 000 km. rodados meu Honda teve as quatro velas trocadas na revisão de 60000 Km. Achei desnecessário, mas o técnico da concessionária sugeriu trocar por velas de Iridium .
. Sei não…mas senti cheiro de ganância!
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Leon Kennedy 15 de março de 2023

Eitaaa! 60mil!? Rodou bastante.
Eu não deixo passar muito tempo não.
E detalhe. Hj eu uso velas de Iridium. Elas aguentam em média 100mil km rodados. E aproveitei pra comprar cabos de vela em silicone. Super recomendo essa combinação. ✌🏼

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Manuel Carrera 24 de março de 2022

Com 37 000 km. rodados meu Honda teve as quatro velas trocadas na revisão de 60000 Km. Achei desnecessário, mas o técnico da concessionária sugeriu trocar por velas de Iridium e face à qualidade dos combustíveis. Sei não…mas senti cheiro de ganância!
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Manuel Carrera 24 de março de 2022

Meu Honda com 37 000 km. rodados teve as quatro velas trocadas na revisão de 60000 Km. Achei desnecessário, mas o técnico da concessionária sugeriu trocar por velas de Iridium e face à qualidade dos combustíveis. Sei não…mas senti cheiro de ganância!
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WAGNER BOMFIM TIDEMANN 23 de março de 2022

Este artigo deve ser bem antigo! Velas a $50,00 é coisa do passado!

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Hilton cunha 4 de março de 2022

Amigos comprei um jogo de vela ngk e uma das velas apos 30 dias começou a falhar ,quando levei ao mecanico ela estave realmente ruim colocamos uma vela usada o carro ficou bom. Pode ter vindo com problemas essa vela?

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WAGNER BOMFIM TIDEMANN 23 de março de 2022

Infelizmente temos que estar muito atentos a produtos piratas, principalmente as velas ngk. Adquira somente de fonte (muito) confiável.

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Luiz Carlos 19 de outubro de 2021

Tenho um VW fox city 2005 1.0, flex, meu mecânico perguntou-me, qual o combustível que gostaria de usar, pois iria regular o carro somente para aquele combustível. A dúvida é se o carro flex pode ser feito essa regulagem? Com os reajustes constantes da gasolina, penso em abastecer com etanol, mas tenho receio que possa prejudicar o funcionamento do motor, já que ele me informou que regulou para somente usar gasolina.
Obrigado pela atenção e no aguardo da resposta!

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Marcelo 30 de janeiro de 2022

Troque de mecânico

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EGIDIO 16 de março de 2022

RSRS PRIMEIRA VEZ QUE VEJO ISSO, ACHO QUE ELE AUMENTOU A PONTA DA VELA, DO ELETRODO

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Gilberto Mehler 9 de outubro de 2021

Falam sobre velas, meu ultimo carro uma tacoma, rodei sem trocar a vela por 736.000 kms, ou seja só troquei oleo, freios e pneus, e nunca tive nenhum dos problemas mencionados acima, alguém pode me explicar o por que?, sei que sou teimoso meu carro atual com 436.000 kms náo troquei nem os freios somente pneu e oleo, e náo troquei o oleo da transmissão pois fui na concessionaria e me disseram que não se troca é para a vida toda. Obs a Tacoma não fui além porque bati e foi dada perda total.

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WAGNER BOMFIM TIDEMANN 23 de março de 2022

Com certeza, esta viatura não é deste mundo!

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Eduardo 2 de outubro de 2022

Se você só anda em estradas, vai alcançar grandes quilometragens sem desgastar o motor. Agora se você só anda em trânsito urbano, com muitos semáforos, subidas e ruas de bairro, realmente você nasceu com o jiló pra lua.

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Marcos 9 de fevereiro de 2023

Deixa de ser mentiroso kkkk

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Elizangela Maria da Silva dos Santos 10 de setembro de 2021

Não sei mais, o que fazer. Meu acerto um Palio 2003 estava apresentando estes problemas. Ano passado trocamos a vela, este ano já trocamos 3 vezes a mesma vela. Já colocamos original. Anda um pouco e de repente, ela queima. Esta semana trocamos a mesma, e mesmo assim continua dando o mesmo sinal que vai dar problema. Levamos novamente no mecânico e ele disse que pode ser combustível ruim que esteja danificando elas. Já é o terceiro mecânico e não conseguimos resolver o problema.

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Aldemar 22 de fevereiro de 2022

Bobina de faísca
Pode estar ruim!
Na teoria a bobina está gerando corrente de mais e danificando as velas!

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Roberto 12 de junho de 2022

Verifique os cabos, o rotor e a tampa do distribuidor

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Jo 18 de julho de 2021

Prefiro troca preventiva. 30 mil km já está bom, que no meu caso dá 2 anos. É 100 pila as 4 para meu carro.

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Leandro B. 19 de agosto de 2021

Qual carro é o seu? No meu civic vai 500 conto no jogo de 4 velas rs

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Jo 1 de julho de 2022

Clio, vela comum. No Civic deve ser irídio né? Daí dura mais que o dobro…

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Gilberto Vaz da Silva 12 de junho de 2021

Gostei da matéria, pra quem não conhece foi exelente estão de parabéns UM ABRAÇO.

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Paulino Andrade 22 de maio de 2023

Meu carro deixou d andar quando fui trocar as velas encontrei uma das velas danificada quase sem roscas será o a falta d roscas nas velas pode danificar o pistão do motor

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Roberto 11 de junho de 2021

Fiz uma compra e não recebi

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Antônio 11 de junho de 2021

Excelente matéria

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Jorge Ricardo 11 de junho de 2021

Brasileiro como sempre, mexer só quando para …e a cultura meu fio.. abraço muito boa a matéria ( reportagem ).

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Adalberto santos Amazonas 11 de junho de 2021

Muito boa as informações,achei legal

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Gil CP 10 de junho de 2021

Tive esse problema no meu fiesta 2014 .resumo era a 3terceira vela com folga gracas a meus. Conhecimentos eu mesmo fiz vendo Visio no YouTube mas é bom esta atento sempre !

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Ortis 10 de junho de 2021

Boa matéria

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Antonio Cleber da silva Lopes e 9 de junho de 2021

Meu carro e um pálio 2007 muito bom mais tem hora quando eu paro ele quente aí com várias tentativas ele não pegar já troquei barteria. não resolvi o problema.. ele frio ta também

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PAULO ROBERTO MALTY 22 de julho de 2021

TIVE UM POLO 2013 COMPRADO ZERO QUE TAMBEM TEVE O MESMO PROBLEMA, FRIO PEGAVA NA PRIMEIRA, RODAVA MEIO HORA SO PEGAVA EMPURRANDO, DUAS CONCESSIONARIA NAO CONSEGUIRAM DAR SOLUÇAO NEM ALGUMA OFICINA, RWSULTADO, NA EPOCA FUI PARA UMA ECO E TENHO ELA ATE HOJE.

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OSVALDO OLIVEIRA RAMOS FILHO 23 de agosto de 2021

Possa ser que seja o porta escova do motor de pertida que esteja desgastado

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Antonio Cleber da silva 9 de junho de 2021

Meu carro e um pálio 2007 tá perfeito ando a SEMANA todas tudo blz aí tem hora quando eu paro no lugar desligo o carro.depois vou saí ele não pegar mais aí depois de muito tentativa ele pegar qui será alguém mim ajuda com isso

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Roberto 10 de junho de 2021

Oi Antônio ! Boa noite .
Tive um Palio com esse mesmo ano há um tempo atrás e sempre apresentava isso…
O problema era num “cabo sensor de ignição” . Trocou , parou o problema.
Valew

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Lucas 25 de julho de 2022

Boa noite amigo
Já tentou ver o sensor não dele talvez posso estar sujo e não está lendo direito

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Sheila Oliveira 9 de junho de 2021

Ótimo,assim quem não entende do assunto passa entender prq sempre será bem vindo as dicas,eu gostei e vou começar a me policiar sobre isso meu carro tá tendo falha quando acelera um pouco e justamente sobre as velas que eu queria saber,mande mas dicas

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Jurandir Mello 9 de junho de 2021

Ótima matéria…vale a pena ler.. conhecimento é sempre bem vindo…

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Marcelo Majulis Alves 8 de junho de 2021

Boa noite muito útil esse relatório de como ver as condições de uso das velas e como se prevenir, obrigado .

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Reinaldo 8 de junho de 2021

Boa tarde irmão de profissão sou mecânico de carros a mais de 40 anos um detalhe que tenho notado , com muita frequência é a rosca da vela quando fica escura perde o tratamento ,trava no cabeçote ou quando corrói a ponta devido a uso de, etanol merece atenção

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Ede Pereira 8 de junho de 2021

Veio a tona as dicas! Estou com jogo de velas para serem trocadas e o carro está exatamente com esses probleminhas! Gostei

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Heroli 8 de junho de 2021

Amei essa dica ..

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katiane Mariluce do Nascimento 8 de junho de 2021

Achei,bem interessante estes comentários.

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Paulo 8 de junho de 2021

Sabe TD vcs valeu

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Jader 8 de junho de 2021

Muito boa a dica

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João Artur Graf...inventor da vela rastreante com ignição por plasma reduz 99s emissões e50% do consumo atual dos motores ciclo Otto e diesel, Patente indeferida no Brasil e deferida na China. 5 de junho de 2021

Eu inventei uma vela rastreante,que da mais potência e menos consumo,ver no Google vela rastreante Patente indeferida no inpi de 1996 a 2004, e deferida na China em 2015.

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Sir.Alves 5 de junho de 2021

Amigo, que eu saiba motores diesel nao usam velas de ignicao, o centelhamento vem atraves do tempo do compressao no terceiro ciclo do tempo do motor… Outra coisa, na China nao registram patentes para mercado interno, ja que eles nao reconhecem direito autoral, e disso vem a avacalhacao das copias descaradas e muambas exportadas ao mundo todo…

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CARLOS 7 de junho de 2021

Um verdadeiro golpe de mestre oriental.no ocidente?
O mundo inteiro, transferiu as empresas de alta tecnologia para China, no intuito de mão de obra barata.Ai eles aprenderam toda a evolução tecnológica do ocidente
Melhoraram os produtos ,agora o mundo está nas mãos dos chineses.
Ex vacinas,medicamentos,carros,etc ficamos dependentes dos chineses,amarrados no golpe de mestre.chines kkkkkkk

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Felipe 12 de junho de 2021

Com certeza vc não sabe como funciona um motor a diesel, picareta fazendo picaretagem kkkkkkkk

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joao artur graf 27 de dezembro de 2022

A DIFERENÇA TERMODINÂMICA DO CICLO OTTO COM O DIESEL É A CURVA ADIABÁTICA DE 10/1 = 200 GRAUS CÉLCIUNS E DIESEL 20/1 = 400 GRAUS CÉLCIUNS NO PMS ,ENTENDEU?…COM A VELA RASTREANTE (VER NO GOOGLE) e ignição por plasma o onix 2021, turbo automátivo fez 25 klm/l , o gol 2006 g4 1.6 fez 21 klm/l sem ajustes na centralina, o pointer 1994 2.0 vai passar de 30 klm/l usando injeção binária, a pressão constante =diesel com taxa de 10/1, multicombustível………picaretas são os engenheiros maquiadores, de sensores inúteis…para driblar a estequiométrica no ciclo otto…

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Comentarista 4 de junho de 2021

Carro tem que ser elétrico.
Motor a combustão já deveria ser peça de museu há dezenas de ano por vários motivos:

1. O carro elétrico é mais “limpo” e Eficiente.
Nem se compara a eficiência do elétrico (95%) com o motor a combustão (35%), que já deveria ter virado peça de museu há tempos.

2. Prático
Não tem o enorme espaço roubado por motor e transmissão, sobrando muito mais para passageiros e bagagem.

3. Manutenção
Motor elétrico não tem centenas de peças móveis nem troca de óleo, água, velas ou correias. Nem caixa de marchas, diferencial ou cardã. Tem uma única peça móvel. E não ferve…

4. Custo por km
Cerca de três vezes mais eficiente, reduz o custo do km rodado.

5. Desempenho
Torque total desde que se encosta o pé no acelerador. Pode ter tração integral sem o peso nem o espaço ocupados pelo eixo cardã dentro de um túnel: um motor no eixo dianteiro, outro no traseiro. E centro de gravidade lá em baixo pois as baterias ficam sob o assoalho.

6. A corrente elétrica não necessita de pesadas baterias, pois a energia pode ser gerada no próprio carro etc…
São inúmeras as vantagens…
Aí sim hein! Carro elétrico é o futuro.

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FELIPE PACHECO DE LIRA 4 de junho de 2021

Gostaria de saber qual modelo do seu carro elétrico ?

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Sandro silva 4 de junho de 2021

Gostei dessa nem carro ele tem

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João Batista 8 de junho de 2021

O carro elétrico dele é aquele do autorama série fittipaldi, kkkk

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Lucio alves 6 de junho de 2021

Parceiro, esquece não, moramos no Brasil, nem todos tem ou terão condições de ter um bólido elétrico,visto o valor exorbitante destes.

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Antônio polato 9 de junho de 2021

Sim exatamente o futuro. Hj o carro elétrico no Brasil tem custo proibitivo.

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Mario 9 de junho de 2021

Em compensação as baterias são altamente tóxicas ao ambiente.

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Anderson 9 de junho de 2021

Tá, agora volta pra realidade, pegue seu carro flex e abasteça a 6 reais o litro

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Jose Luis 10 de junho de 2021

Até concordo com tudo que falou, mas infelizmente o preço também é o do futuro, futuro neto, futuro bisneto, etc….

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André 7 de junho de 2023

Já viajei com carro elétrico entre SP e RJ. Ainda é algo bem desconfortável pra se utilizar no Brasil, pois você necessita de um “plano de voo” antes de sair de casa: saber onde tem carregadores e planejar as paradas com uma certa folga, pois pode depender de um carregador de um posto que estará em manutenção. Mesmo no carregador rápido leva 1h pra carregar, se forem 3 paradas, 3h de carga. Quando cheguei no RJ carreguei na garagem de onde fiquei hospedado, mas o carregador de tomada só de um dia pro outro. Pra ciclo somente urbano talvez seja ok, mas gastar mais de 200 mil pra ter um “carro de supermercado” tá um pouco fora da realidade do Brasil. Enfim, relatos de quem utilizou um Nissan Leaf uma semana e percebeu as limitações na experiência.

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