Os 10 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil em 2021

Listamos os crossovers e utilitários esportivos mais eficientes do mercado com câmbio automático, segundo padrões do Inmetro; lista pode te surpreender

chevrolet tracker premier 2021 azul de perfil
Chevrolet Tracker lidera o ranking (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 04/10/2021 às 19h37

Eles são os queridinhos do mercado, mas muita gente esquece que SUVs geralmente gastam mais combustível do que modelos como hatches e sedãs. Se você está de olho em um jipinho urbano e dá importância ao quanto seu automóvel bebe, em média, então vale ficar atento a este ranking.

Depois de mostrar os carros mais eficientes do mercado brasileiro, AutoPapo agora revela os SUVs mais econômicos, de acordo com a tabela atualizada do PBEV, do Inmetro.

VEJA TAMBÉM:

Seguimos nesta lista os mesmos critérios para o ranqueamento. O consumo médio com gasolina na cidade, segundo a tabela mais recente do Inmetro, é o número mais importante, enquanto o consumo na estrada (com o mesmo combustível fóssil) serve de desempate.

No caso dos SUVs mais econômicos, só consideramos as versões automáticas de modelos nacionais e importados. Isso porque, hoje, menos de 20% dos utilitários esportivos são vendidos com caixa manual.

Também não entraram modelos elétricos, híbridos e híbridos-leves. Sem esquecer que no ranking estará sempre a versão mais econômica dentro da mesma linha. Independentemente do motor. Na relação, destacamos também as médias obtidas com etanol, além da classificação PBE geral e na categoria, com notas que vão de “E” (pior) a “A” (melhor).

Vale destacar, mais uma vez, que o modo de dirigir e a região por onde o veículo trafega pode fazer com que o carro tenha médias melhores (ou piores) das mostradas aqui. Trata-se de uma tabela de referência. Ou seja: se você consegue ser mais econômico com um, será na mesma proporção com os outros veículos.

1º Chevrolet Tracker – 11,9 km/l

chevrolet novo tracker 2021 azul de frente
Uma vantagem do Tracker é o vão livre; o Onix é um dos carros mais baixos do mercado e raspa com facilidade em obstáculos urbanos (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 11,9 km/l
  • Gasolina estrada: 13,7  km/l
  • Etanol cidade: 8,2 km/l
  • Etanol estrada: 9,6 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B

Na lista geral dos 20 mais eficientes, o Tracker foi o único crossover a despontar no ranking, isso na sua configuração com câmbio manual, que faz 13,0 km/l na cidade com gasolina. Mas mesmo o automático se mostra o SUV mais econômico do país, com boa média de 11,9 km/l no ciclo urbano registrada pela versão de entrada com a transmissão AT de seis velocidades.

2º Honda WR-V – 11,7 km/l

honda wr v 2021 reestilizado movimento
  • Motor: 1.5 16V flex
  • Câmbio: automático CVT
  • Gasolina cidade: 11,7 km/l
  • Gasolina estrada: 12,4  km/l
  • Etanol cidade: 8,1 km/l
  • Etanol estrada: 8,8 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: C

Muita gente torce o nariz para o WR-V e o taxa de “Fit bombado”. Pode ser, mas a verdade é que o crossover compacto segue a lógica de eficiência dos seus companheiros de plataforma (além do monovolume, o sedã City) e figura na segunda colocação entre os SUVs mais econômicos. Reestilizado no ano passado, o modelo usa sempre câmbio CVT e motor 1.5 aspirado.

3º JAC T40 Plus – 11,6 km/l

jac t40 plus
O Jac T40 é o único da lista a trazer teto solar (Foto: Jac | Divulgação)
  • Motor: 1.6 16V a gasolina
  • Câmbio: automático CVT com seis marchas virtuais
  • Gasolina cidade: 11,6 km/l
  • Gasolina estrada: 12,1 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: C

Aos poucos, a gente engole os preconceitos para cima dos carros chineses. O crossover da JAC fica em terceiro entre os SUVs mais econômicos com câmbio automático. Claro que o fato de usar o 1.6 puramente a gasolina facilita as coisas para o T40, mas azar dos que são flex – ou então este ranking teria mais exceções do que regras. O modelo empatou no ciclo urbano com o Creta, porém desbanca o Hyundai do pódio no rodoviário por 0,1 km/l.

4º Hyundai Creta – 11,6 km/l

hyundai creta 2022 creta ultimate 61
  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 11,6 km/l
  • Gasolina estrada: 12,0 km/l
  • Etanol cidade: 8,3 km/l
  • Etanol estrada: 8,7 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: C

Eficiência não era o forte do modelo com o 1.6 16V, mas bastou colocar o 1.0 turbo na remodelação feita em agosto que o Creta figura entre os quatro SUVs mais econômicos do país. O ciclo urbano fica em 11,6 km/l, contra 10,1 km/l que o aspirado de quatro cilindros registra. O modelo só não garantiu o pódio porque perdeu no consumo rodoviário para o T40 pelo mínimo possível.

5º Suzuki S-Cross – 11,5 km/l

suzuki s cross 2019 3
  • Motor: 1.4 16V turbo a gasolina
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 11,5 km/l
  • Gasolina estrada: 13,3 km/l
  • Classificação categoria: A
  • Classificação geral: C

Pode-se dizer que o crossover compacto é o 4×4 automático mais eficiente do país no ciclo urbano com gasolina. Com seu motor puramente a gasolina com turbocompressor, o S-Cross consegue uma média de 11,5 km/l na cidade e de 13,3 km/l, na estrada, e supera seu colega de vitrine Vitara e o Toyota Corolla Cross no critério de desempate.

6º Suzuki Vitara – 11,5 km/l

suzuki vitara 4sport 9
  • Motor: 1.4 16V turbo a gasolina
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 11,5 km/l
  • Gasolina estrada: 12,9 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: C

Outro 4×4 entre os SUVs mais econômicos, e outro Suzuki. O Vitara usa o mesmo motor turbo do S-Cross, empata no consumo urbano com o companheiro de marca japonesa, mas perde quando o assunto é eficiência na estrada. Mesmo assim, na versão 4Sport supera o Corolla Cross. Detalhe é que a versão 4All, que não é mais vendida e não tinha 4×4, seria a terceira colocada neste ranking, com média de 11,6 km/l na cidade.

7º Toyota Corolla Cross – 11,5 km/l

7 toyota corolla cross flex 2022
Toyota Corolla Cross
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Câmbio: automático CVT com 10 marchas virtuais
  • Gasolina cidade: 11,5 km/l
  • Gasolina estrada: 12,8 km/l
  • Etanol cidade: 8,0 km/l
  • Etanol estrada: 9,0 km/l
  • Classificação categoria: A
  • Classificação geral: C

Lançado este ano, o utilitário esportivo médio da marca japa desponta entre os SUVs mais econômicos do país. Empata com a dupla da Suzuki na média na cidade com gasolina, porém, na estrada, faz 12,0 km/l com gasolina. Nada mal para um motor 2.0 quatro cilindros flex aspirado, muito ajudado em eficiência pela injeção direta.

8º Honda HR-V – 11,4 km/l

honda hr v 2021 touring branco visto de frente
  • Motor: 1.5 16V turbo a gasolina
  • Câmbio: automático CVT com 7 marchas virtuais
  • Gasolina cidade: 11,4 km/l
  • Gasolina estrada: 12,6 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: C

O SUV da Honda está em ritmo de despedida do mercado, já que no ano que vem deixará de ser um compacto para ser um médio em sua segunda geração. Mesmo assim, marca presença entre os crossovers mais eficientes na sua versão turbo, com motor que só conhece gasolina. As configurações com o 1.8 16V fazem 11,0 km/l na aferição urbana.

9º Nissan Kicks – 11,3 km/l

nissan kicks exclusive 2021 azul dianteira foto alexandre carneiro autopapo 4929
Reestilização caiu bem no Kicks
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Câmbio: automático CVT
  • Gasolina cidade: 11,3 km/l
  • Gasolina estrada: 13,6 km/l
  • Etanol cidade: 7,6 km/l
  • Etanol estrada: 9,3 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: C

O Kicks passou por uma remodelação este ano e se garante entre os SUVs mais econômicos do país com motor conhecido, mas uma transmissão continuamente variável muito bem acertada – bebe menos que a solitária opção manual, que faz 10,9 km/l. Desta forma, o Nissan empata com o JAC T50 no consumo urbano registrado pelo Inmetro com gasolina, mas supera o rival chinês com folgas na eficiência na estrada.

10º JAC T50 Plus

jac t50 2021 48
  • Motor: 1.6 16V a gasolina
  • Câmbio: automático CVT com seis marchas virtuais
  • Gasolina cidade: 11,3 km/l
  • Gasolina estrada: 11,5 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: C

A JAC emplaca seu segundo modelo na lista dos SUVs mais econômicos do país. O T50 foi reestilizado no fim do ano passado, ganhou desenho futurista, mas manteve o mesmo conjunto mecânico com um quatro cilindros aspirado a gasolina – igual ao do T40. O suficiente para figurar no top 10. No consumo na cidade, empata com o Kicks, mas a eficiência na estrada é baixa.

Consumo de combustível: você confia na etiqueta do Inmetro?

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
51 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto Magalhães 27 de fevereiro de 2022

Alguém tem informação sobre o Geely EC7 1.8 sedan?

Avatar
Marcus 21 de fevereiro de 2022

Meu tracker 1.2 T, LTZ, faz 19km na estrada, andando a 100km/h, e 8/9 na cidade, sempre com gasolina. Já fiz média de 23km na estrada, sem ar-condicionado e andando a 80km. Porém, tudo é o modo de condução, ou seja, não usar demasiadamente o freio, quando se pode tirar o pé do acelerador.

Avatar
Márcio Kleber Fagundes 6 de fevereiro de 2022

Claro que a reportagem é sobre economia de combustível, mas se levar em consideração a aceleração (0 a 100 Km/h em 8.5 segundos, de acordo com o fabricante), ser um 4×4 tanto para asfalto quanto para lama (opções SPORT e SNOW no cambio) os Suzuki (Vitara e S-Cross) levam uma vantagem absurda sobre os demais da lista, que não são 4×4 e alguns com motor 1.0.

Avatar
Nelson Jorge da Cruz Ribeiro 25 de dezembro de 2021

Kicks 2021/ 2022 automático é muito econômico. Faz com gasolina na cidade 14km/l e na estrada 19 km/l com ar-condicionado ligado. Muito satisfeito.

Avatar
Marcia Santos 1 de dezembro de 2021

Comprei um kicks, 2021/2022, advance automático,em junho.
Estou decepcionada com o consumo,na cidade 6,7 k/l e 7,3 k/l, com etanol.

Avatar
REGINALDO DE ABREU 10 de janeiro de 2022

resta o leitor de consumo , isto aconteceu comigo e aí ele passa a ler corretamente

Avatar
Marcelo 24 de abril de 2022

Consumo na cidade é relativo, dependerá do número de sinais, avenidas longas sem parar, aquele para e arranca, enfim não podemos nivelar o consumo de cidade entre consumidores. O trajeto que cada um percorre é diferente e faz grande diferença

Avatar
DEMETRIO ZACHARIADIS 6 de novembro de 2021

Meu Suzuki Vitara 2018 Sport Allgrip faz em média 12,5 km/l na cidade e 15km/l na estrada; ida e volta SP- São Sebastião sai por 17,5km/l sem engarrafamento (só piso para ultrapassar trackers, tiggos, hrvs e outras coisas parecidas nas subidas). Além disso tem tração 4×4 e faz 0 a 100km/h em ~9s. Não há nada parecido no mercado por menos de 250k. Estou esperando retomarem a importação para trocar o meu. Espero que tragam o híbrido, que é tão bom quanto o 1.4 turbo.

Avatar
Rafael Schettino 1 de novembro de 2021

Tenho uma ASX 11/12 aspirada, automática, com motor apenas a gasolina e110 mil km rodados, que faz 9 km/L na cidade. Esses carros com motores modernos, Turbo, que custam quase 200 mil reais, deveriam se envergonhar de fazer médias na casa de 11 km/L. Deveria ser no mínimo 15 km/L para compensar o preço absurdo desses carros.

Avatar
ANTONIO AUGUSTO BATISTA MACHADO 21 de outubro de 2021

Temos um SUvzinho Suzuki Vitara 1.6.É bem econômico levando em conta ser um 4×4. Faz 11,4Km/l na cidade e 15,6 na estrada, somente na gasolina. Achei muito bom.

Avatar
PH Caporal 13 de outubro de 2021

Cadê o T-Cross?

Avatar
THIAGO AERCIO DE QUEIROZ 3 de dezembro de 2021

Meu t cross consome bem no urbano, faz 6, as vezes 7-8, se vc usar modo mecânico , sem pressa e leve, consegue 10 na rua. Na estrada ele é ótimo. Chega fazer 15 estrada

Avatar
Tiago Valadares Ferreira 12 de outubro de 2021

Eu costumo não concordar com essas médias informadas pelas montadoras, onde passam consumos cidade x estrada, com uma variação media de 2 a 3 km/lt.
Tenho um Honda Wr-v que faz de 15.5 a 16km/lt na estrada andando a 100km/h em terreno plano e faz míseros 7.2 a 7.6km/lt na cidade e nem sempre com o ar ligado.
A cidade onde moro é chamada de planície Goytacá, por nao ter se quer um morro ou lomba, em todo seu território urbano e quanto ao combustível….Só abasteço em um só posto, que é o mais antigo e mais confiável da cidade.
O trânsito da minha cidade, não é um dos melhores, mas também não se compara com o trânsito da capital do RJ, porém são sempre trajetos muito curtos, com vários sinais, quebra molas e uma ponte, pois moro no lado norte da cidade e o centro fica do outro lado do rio.
Assim também era com meu carro anterior…..Spacefox Trend 2012, que fazia uma miséria por litro na cidade e chegava a 13.5km/lt na cidade.
Acredito que quando é informada uma media urbana de km/l, seja de um trajeto mais longo e sem intervenções dentro da cidade, pois se não for isso, sou eu que não sei dirigir, mesmo depois de 23 anos de carteira….rsrsrs

Avatar
Waslon 4 de janeiro de 2022

Estou na mesma. HR-V fazendo 14 km/L na estrada duplicada e míseros 7,5 km na cidade com trânsito travado, sempre uso gasolina.

Avatar
Waslon 4 de janeiro de 2022

Motor 1.8 e consumo aferido na bomba!

Avatar
MAURICIO GUILHERME LAUAR 11 de outubro de 2021

Tenhoum Tracker desse modelo. Não faz isso nunca na cidade. Fica sempre em torno de 9,3 a 9,5 km/l. Na estrada fica em mais de 14,0 km/l.

Avatar
Sérgio vieira 11 de outubro de 2021

Tucson 1.6 GDI turbo, muito econômica 17 a 18 km litro de gasolina, estou muito satisfeito com esse carro, acho querno autor da pesquisa nao atentou para essa marca,uma pena

Avatar
Marcos Nóbrega Azinheira 10 de outubro de 2021

Faltou a Duster Renault

Avatar
Estamos falando dos mais econômicos 16 de outubro de 2021

Estamos falando dos mais econômicos

Avatar
Cristiane Rodrigues 9 de dezembro de 2021

Essa daí não bebe não amigo. Essa brinca, faz 5km/l cidade/automático. Apertadinho mesmo. Por isso a Duster ninguém nem se atreve a mencionar.

Avatar
CRISTIANE RODRIGUES 9 de dezembro de 2021

Ninguém se atreveu a falar no Jeep Renegade??
Tive um manual motor 1.8 fazia míseros 7km/1lt na cidade.
Estou com um Renegade Trailhawk 4×4 motor turbo diesel, ele faz ( com raiva ainda) 9.5km/l na cidade, absurdo. Pelo valor do carro 178k
Tô vendo aí o que tem de melhor no mercado

Avatar
Gustavo Leite 12 de dezembro de 2021

Tenho uma 2019 1.6 CVT. Na rodovia consegui fazer média de 12,8km/l com gasolina num trecho de asfalto de 250km com bom fluxo de veículo e algumas subidas, numa velocidade de até 110 km/h. Se passar disso, o consumo já despenca. Na cidade, com gasolina, a média fica em 6 e 7 km/l. Com etanol, rende no máximo 9 km/l na rodovia e míseros 4,4 km/l na cidade.

Avatar
Anderson 10 de outubro de 2021

Minha esposa tem um C4 Cactus e a média em trajeto misto é de 12km/l. Na estrada na gasolina faz 15km/l andando à 110km/h.
No álcool faz 20% menos que temos optado por usar este combustível.
Conclusão, matéria no mínimo tendenciosa.

AutoPapo
AutoPapo 13 de outubro de 2021

Olá, Anderson. Os número são baseados nas informações divulgadas pelo Inmetro e que são pública – não em experiências pessoais. Você mesmo pode conferir.

Obrigado e abraço

Avatar
Amauri 9 de outubro de 2021

Não entendo como essas medidas são tomadas. 11.5 na rodovia com gasolina é altíssimo. Uma ecosport que vendi recentemente fazia 13.5 no motor 2.0 com injeção direta andando a 140. E a Eco não é econômica.

Avatar
Flavão 8 de outubro de 2021

Tenho uma Tracker LT turbo 1.0 e o rendimento obtido é muito abaixo do que divulgado pelo inteiro. Qual o critério para que estes números sejam alcançados? Alguma dica para uma condução mais econômica?

Avatar
MAURICIO GUILHERME LAUAR 11 de outubro de 2021

Tenho uma Tracker do mesmo modelo e acontece o mesmo comigo.

Avatar
Lázaro Aparecido Dantas de Góes 8 de outubro de 2021

Interessante o Tiggo 5x que a minha filha tem e rodei com médias de 17,3 na gasolina e 14,4 no álcool na estrada não está na relação.

Avatar
Joao 8 de outubro de 2021

Prezados o que o computador de bordo de cada um marca é unico e exclusivamente problema seu. O meu marca 15.1 na cidade e ai aparece 11. O parâmetro é o Conpet do Inmetro no qual todos carros passam por mes.o circuito nas mesmas condições. Dizer que Duster(Dacia for de linha) entra nessa lista, fala serio..daqui a pouco vai ter gente cobrando Renegade e Compass…

Avatar
Carlos 8 de outubro de 2021

Reportagem muito tendenciosa + o kicks está ganhando p/ vários aí, no entanto está na nona colocação? Dá licença!

Avatar
Carlos Ivan 8 de outubro de 2021

Essa reportagem não apresenta o t-cross?
Motor 1.0 tsi
128cv
20,4 de torque
Etanol
7.6 cidade
9.5 rodovia
Gasolina
10.8 cidade
13.4 rodovia
Ficará na frente de muitos aí e é turbo

Avatar
Djalma 8 de outubro de 2021

Que piada! Meu filho comprou um Tracker que na cidade não passa de 7 km/l com etanol na cidade e 10 com gasolina.

Avatar
MAURICIO GUILHERME LAUAR 11 de outubro de 2021

Acontece o mesmo com meu Tracker. São esses mesmos números.

Avatar
Alexandre Santos 8 de outubro de 2021

Ué Esqueceram Do Duster ?

Avatar
Fabio 8 de outubro de 2021

Tenho um duster faz 6.5

Avatar
ODEMY OLIVEIRA E SILVA 9 de outubro de 2021

Manda regular. Carro precisa de manutenção.

Avatar
Fábio 8 de outubro de 2021

Se fizer mais que 7 na cidade eu compro eles vão pelo imetro na real é bem menos.
Meu duster faz 6.5 ns cidade e 14 na estrada com gasolina sendo 1.6 16v cvt.
Meu carro tá com 45mil km e todo revisado, r moto em cidade pequena mas com moro pra todo lado

Avatar
THIAGO AERCIO DE QUEIROZ 3 de dezembro de 2021

Igual tcross 200tsi

Avatar
Marcos 8 de outubro de 2021

Faltaram muitos modelos mais eficientes que muitos listados aqui. Essa reportagem está equivocada.

Avatar
Luiz Carlos Gimenez 8 de outubro de 2021

Prezado Boris, notei a falta da Tucson 1.6 Turbo GDI, pois é um carro maior com um excelente porta-malas (513 litros) que chega a 18 km/L na estrada no plano a 80 km/H no piloto automático (pico da economia). Comprei em março (hoje com 10 mil km)
Médias alcançadas:
Mes KM/L Estrada Cidade
Mar 11,78 62% 38%
Abr 12,37 53% 47%
Mai 11,93 63% 37%
Jun 12,15 55% 45%
Jul 11,57 58% 42%
Ago 12,16 90% 10%
Set 11,21 67% 33%
Esses números eu apuro sempre que encho o tanque (real) e os trajetos também incluem muito trânsito de São Paulo (Capital).

Um abraço.

Avatar
lucas marcon 7 de outubro de 2021

Esqueceram do tcross. É o melhor carro com.melhores médias ou semelhantes ao tracker.

Avatar
Jairo Garcia 10 de outubro de 2021

Verdade,consigo médias iguais e até melhores com minha 200tsi!

Avatar
Lucas 23 de novembro de 2021

TCROSS É UMA PIADA ?

Avatar
Oliveira 6 de outubro de 2021

Aí entra a eficiência 5 anos de garantia pecas de reposição 80% mais barato que qualquer outra marca valor de revenda se você comparar tudo compra um toyota corolla cross, estou muito satisfeito com o meu.

Avatar
Joselito Santana 6 de outubro de 2021

Bom dia qual o consumo do moto, 1.8 do Corolla 2017/2918 GLI

Avatar
Israel 5 de outubro de 2021

Não entendi porque a Duster 1.6 , está fora , tenho uma que 2017, que 13 km/L, na gasolina , não sei no álcool pq nunca rodei com .

Avatar
Fábio 8 de outubro de 2021

Meu duster 1.6 16v cvt faz 6.5 com gasolina na cidade

Avatar
Fe 4 de outubro de 2021

Sei que fizeram essa reportagem apenas com gasolina, mas não podemos esquecer do Renegade Diesel, que faz 12km/l na cidade e entre 16 a 18Km/l na estrada dependendo do pé.

Avatar
diego 5 de outubro de 2021

Em compensação, o Renegade a gasolina!!!

Avatar
ALESSANDRO 7 de outubro de 2021

Não é muito diferente destes, 13km na estrada e 9 na cidade ( complicado cidade, vai do transito ). Não é das mais econômicas, a curva de torque do motor nao é adequada ao peso do carro, esse é um dos motivos do novo creta turbo ser tão gastao se utilizando de um motor 1.0 turbo. Não existe motor melhor que peso x potência, essa é a verdade, vide up x polo ambos tsi, a economia e eficiência do up a vw não conseguiu em nenhum outro carro.

Avatar
Adil Apparecido de Oliveira 21 de outubro de 2021

A economia de qualquer carro geralmente depende do pe Se o pe for leve o carro e economico se o pe for pesado o carro e mais gastao,claro que omotor mais moderno infrui tambem

Avatar
Deixe um comentário