Abastecer no frio é melhor para o bolso?

Temperatura causa variação na quantidade de combustível; mas será que a diferença é mesmo relevante para o motorista?

istock 178989519
Por Laurie Andrade
Publicado em 18/05/2018 às 10h08
Atualizado em 18/02/2020 às 19h26

A densidade dos combustíveis sofre alteração com a variação de temperatura. Circula pela internet um boato que afirma que, se um motorista abastece seu carro pela manhã, quando a temperatura é mais baixa, ele ganha em quantidade de combustível. O contrário ocorre com aquele que abastece seu veículo às 15 h, com dia mais quente.

LEIA MAIS:

Isso acontece porque, em temperaturas mais baixas, o líquido fica mais denso, ou seja, em um litro de combustível, haverá mais massa (mais peso). Mas será que, na prática, a lógica funciona?

“A variação é bem pequena, mas existe. Em um país onde as temperaturas mínima e máxima têm uma disparidade de 10°C, como no Brasil, a diferença total, na gasolina, corresponderá a aproximadamente 1,2% do volume abastecido”, explica o professor do departamento de mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais, José Eduardo Mautone.

O que isso significa? Se considerarmos a gasolina com um preço de R$ 4,18, encher um tanque de 50 litros de gasolina em um dia no qual a temperatura estiver 20°C gera uma economia de R$ 2,09 em relação à mesma ação em um dia de 30°C.

É preciso considerar, no entanto, que os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco tempo enquanto o carro é abastecido e que, tanto a gasolina quanto o etanol, são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente. 

De acordo com o professor, essa variável torna a diferença insignificativa.

Abastecer pela manhã faz mesmo diferença? Professor da Universidade Federal de Minas Gerais calculou a diferença densidade dos combustíveis de acordo com a variação de temperatura e responde.

O índice da variação da densidade não é o mesmo para gasolina e etanol. O derivado do petróleo é mais sensível aos efeitos da temperatura por ser formado por diversos hidrocarbonetos que evaporam em diferentes velocidades e alteram sua densidade.

O etanol, por ser um produto mais puro, só apresenta uma variação.

Na ponta do lápis, se o fator tanque não existisse, a diferença de densidade no etanol, segundo Mautone, seria de aproximadamente 1%.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cabral 22 de abril de 2021

Se eu aquecer o combustível antes da queima a 50 graus
Oque pode acontecer

Avatar
NORTON LUIS ZANOTTO 8 de janeiro de 2021

TAMBEM TRABALHEI EMPOSTO DE COMBUSTIVEL E NOTEI QUE DIAS QUENTES O VAPOR E MAIS VISIVEL EM TANQUE DE MOTOS

Avatar
paulo e.f. diehl 18 de maio de 2018

data vênia, oi pessoal, como funcionário por dez anos de uma companhia de petróleo riograndense, esta prática está certa e a diferença é significativa , pois a medição dos níveis tanques das bombas nos dos postos de combustível, são conferidos as 6 horas da manhã, e este procedimento continua sendo utilizado nos dias atuais, pelo menos aqui no sul. att paulo

Avatar
Deixe um comentário