NGK confirma: aditivo ‘milagroso’ pode estragar as velas!

O AutoPapo só recomenda o uso do aditivo detergente/dispersante na gasolina comum; outros, como os tais 'booster', podem ter causar problemas

octane booster
Aditivo do tipo cctane booster pode causar prejuízo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/05/2021 às 15h01
Atualizado em 25/01/2023 às 14h24

Aditivo de automóvel, é uma encrenca! E por que que é uma encrenca? Porque só dá pra recomendar aditivo se você puser a gasolina. Então, você tem que colocar o aditivo detergente dispersante , para evitar a formação de depósitos carboníferos lá no motor, o aditivo de gasolina. Não para aumentar a performance, diminuir o consumo. Isso é tudo conversa para boi dormir.

VEJA TAMBÉM:

O outro aditivo que a gente recomenda é para o sistema de arrefecimento. Antes era água do radiador. Hoje, é metade água, metade aditivo: o tal etilenoglicol.

Aditivo no óleo do motor também não é recomendado, porque já vem com aditivos do fabricante -aí quem produz esses aditivos começa a brigar, dizer que não é nada disso; a Militec diz uma coisa, o outro diz outra coisa e todo mundo briga e não gosta quando a gente diz que não põe aditivo no óleo.

Na gasolina, o único aditivo que deve ser usado é o do tipo detergente dispersante, mas tem gente que fala até para por querosene no tanque de gasolina. Outros falam para colocar o tal aditivo booster… Conversa para boi dormir.

No fim tem gente que fala: “Ora, se não faz bem, mal também não faz”. Faz! E sabe quem é que fez um estudo sobre isso?

Uma das maiores fábricas de velas de ignição do mundo, que produz uma das melhores velas, a japonesa NGK. Ela detectou várias velas danificadas e que estavam prejudicando o funcionamento do motor.

Eles abriram sei lá quantos motores, tiraram as velas para fazer a análise: elas estavam danificadas. Adivinha com o que? Exatamente com aqueles componentes, aqueles compostos químicos que vêm em alguns desses aditivos “milagrosos” para você colocar na gasolina. E esses aditivos milagrosos realmente fizeram um milagre: estragaram as velas e prejudicaram o funcionamento do motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Pedro Luiz Spetseri 6 de junho de 2021

Excelente matéria, paira de fato a dúvida se é bom usar aditivos no combustível ou não. Acredito se usarmos um bom combustível e de confiança nos postos credenciados poderemos reduzir um pouco esses. Agora o uso de aditivos no sistema de arrefecimento vejo como essencial, bem como, colocar água desmineralizada, afim de evitar a água clorada que saem das torneiras. Com isso, acredito que possa evitar a ferrugem no sistema de arrefecimento.

Avatar
Sandro 6 de junho de 2021

Não achei muito clara essa matéria, eu uso aditivo na gasolina, mas quando uso eu coloco gasolina comum, recentemente usei o Bardhal 6×1, custa 63 reais, não uso nada com intenção de gerar mais potência, apenas para limpeza do sistema.
Já no arrefecimento eu uso aditivo recomendado pelo fabricante, já na forma pronta para uso, e completo com ele tbm, jamais coloco água.
No óleo do motor não uso nada, compro sempre o melhor óleo, no meu caso 100% sintético, não confio nos aditivos para óleo, porque não existe concesso, nem testes que me convençam a utilizar.

Avatar
WELINGTON ERNANE PORFIRIO 4 de junho de 2021

E os aditivos para motores flex. No caso específico, quando o tanque tem álcool etanol deve-se usar aditivos?

Avatar
Tato 4 de junho de 2021

Isso no Japão que já morei lá! A gasolina é pura!
Aqui no Brasil é uma guarapa cheio de mistura infelizmente o Brasil o povo mal sabe se é água com gasolina

Avatar
Antonio Carlos 30 de maio de 2021

Então………falam que naftalina é bom….será? Dizem que é um produto da própria gasolina

Avatar
Jo 2 de junho de 2021

Gasolina é mistura de hidrocarbonetos leves e específicos. Naftaleno é aromático, proveniente do petróleo, mas de outra fração. Antigamente o pessoal falava da naftalina, mas na minha opinião, sem embasamento técnico.

Avatar
Antônio Pereira da luz 30 de maio de 2021

Gostei da recomendação eu aprovo que isso é certo e obrigado pela atenção e estrucao

Avatar
Deixe um comentário