Amaciar motor e freio: sabia que ainda é necessário nos carros modernos?

Muita gente não sabe mas carro novo e moderno também precisa que o motor seja amaciado, assim como os freios a cada troca de peças

virabrequim de motor shutterstock
Amaciar o motor é necessário para a justa acomodação das peças móveis como mancais, virabrequim, pistões e bielas (Fotos: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/07/2024 às 15h03

Muita gente nem imagina que no carro novo, zero quilômetro, o motor tem que ser amaciado. Amaciado com amaciante? Não, amaciante é para roupa. Amaciar o motor é tratá-lo com carinho nos primeiros 500 a 1000 km.

E como é que se trata o motor com carinho? Nada de pé direito de chumbo, nada de pisar para valer no acelerador. Vai mantendo o motor num regime médio de rotações, sem acelerar muito, sem exigir máximo desempenho. Por quê?

VEJA TAMBÉM:

Porque dentro do motor tem peças que trabalham se atritando, pistão contra cilindro, as bronzinas, os casquilhos. E essas peças que se atritam vão se acomodar melhor se você não exigir muito delas nos primeiros 500 a 1000 km. Mas tem um outro detalhe que menos gente ainda imagina.

Freio. Quando o carro está zero, ou quando você faz uma troca de pastilhas, discos do freio. Também esse sistema trabalha com atrito, pastilhas contra discos, para que eles se acomodem melhor, para que eles tenham um contato melhor uns com os outros, não pise para valer no pedal do freio nos primeiros 200 a 300 km para evitar um excesso de calor gerado entre eles.

Então, no motor de 500 a 1000 km, vai com calma. No freio, nos primeiros 200 a 300 km, seja no carro zero, seja no carro em que você fez um reparo, uma troca de componentes, nos primeiros 200, 300 km, vai com calma, vai de leve.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário