Urbansphere Concept é o Audi autônomo para as grandes cidades

Carro-conceito da marca alemã foi pensando para os grandes centros urbanos chineses, tem forma de minivan e alta conectvidade

audi urbansphere concept 69
Modelo tem formas de minivan (Fotos: Audi | Divulgação)
Por AutoPapo
19 de abril de 2022 08:00

Os carros-conceito têm a função de apresentar o que as montadoras “imaginam” o futuro da mobilidade. No caso da Audi, o urbansphere surpreende em diversos aspectos, mas o primeiro deles é a forma que lembra uma “minivan”. Você já viu um carro desse tipo com as quatro argolas na grade? Pois é…

O urbansphere foi projetado de dentro para fora pensado para as megacidades chinesas – embora o carro-conceito também seja adequado para qualquer outro centro metropolitano do mundo. Nestas áreas urbanas, onde o espaço pessoal é particularmente escasso, o carro-conceito oferece o maior espaço interno de qualquer Audi.

VEJA TAMBÉM:

A proposta do urbansphere é que ele sirva como um terceiro ambiente no tempo gasto em deslocamento de casa para o trabalho, por exemplo. Para isso, o Audi urbansphere combina o luxo de privacidade total com uma ampla gama de recursos de alta tecnologia a bordo, mesmo durante o hora do rush diário.

A tecnologia de condução automatizada transforma o interior, no qual uma direção volante, pedais ou monitores estão notavelmente ausentes, em um espaço interativo móvel que fornece uma porta de entrada para um ecossistema digital mais amplo – o urbansphere é um autônomo nível 4.

O carro-conceito Audi urbansphere tem 5,51 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 1,78 metro de altura. A dimensão mais importante é a distância entre eixos de 3,40 metros.

Carro ou concierge?

O urbansphere terá uma ampla gama de serviços relacionados para a viagem atual. O veículo também cuida de tarefas cotidianas que vão além do próprio passeio – como fazer reservas para jantar ou fazer compras online a partir do carro.

Além disso, o conceito autônomo Audi urbansphere pega seus passageiros em casa e leva de forma independente – cuidadondo de encontrar um lugar de estacionamento e carregar a bateria.

Também estão disponíveis ofertas personalizadas de infoentretenimento, como a integração perfeita de serviços de streaming de música e vídeo a bordo. A Audi também oferecerá vantagens exclusivas aos clientes, incluindo o acesso a concertos, eventos culturais e eventos esportivos com base em suas preferências

O acesso ao interior do urbansphere é facilitado pela configuração das portas e ausência de coluna B. Assentos que giram para fora e um tapete vermelho de luz projetado no chão junto ao veículo transformam o próprio ato de entrar no carro em uma experiência de conforto.

Quatro assentos individuais em duas filas oferecem aos passageiros um conforto luxuoso de primeira classe. Os assentos no traseira oferecem dimensões particularmente generosas e uma ampla gama de opções de ajuste. O encosto pode ser inclinado até 60 graus enquanto os apoios para as pernas se estendem na mesmo tempo. Os apoios de braço montados no centro integrados nas laterais dos assentos e seus contrapartes nas portas criam uma sensação reconfortante de segurança.

Os assentos também atendem às necessidades sociais em constante mudança dos passageiros de várias maneiras. Enquanto conversava, eles podem virar um para o outro em seus assentos giratórios. Por outro lado, quem deseja alguma reclusão pode esconder a área da cabeça da pessoa sentada ao lado deles usando uma privacidade tela montada atrás do encosto de cabeça.

Além disso, cada assento tem sua própria zona de som com alto-falantes na área do encosto de cabeça. Monitores individuais também estão embutidos nas costas dos bancos dianteiros. Quando os passageiros querem usar o sistema de infoentretenimento juntos, por outro lado, há uma tela OLED transparente de grande formato.

Usando essa “tela de cinema”, que ocupa toda a largura do interior, os dois passageiros na fileira de trás podem participar de uma videoconferência juntos ou assistir a um filme.

Multimída comandada pela visão

O urbansphere traz a tecnologia de controle da multimídia sem toque, mas com uma inovação. Mesmo que o assento esteja totalmente reclinado, os passageiros ainda podem usar esse recurso conveniente graças a uma combinação de rastreamento ocular e controle por gestos.

Um sensor direcionado ao olho detecta a linha de visão quando a unidade de controle deve ser acionada. E o passageiro só precisa fazer movimentos manuais semelhantes à operação física – sem se inclinar – para operar o sistema sem tocar em nada.

Interior sustentável

Muitos dos materiais no interior do Audi urbansphere vêm de fontes sustentáveis. Nenhum produto químico é usado durante o processo de fabricação.

O estofamento do assento é feito de Econyl, uma poliamida reciclada. Esse material também pode serreciclado após seu uso no automóvel – sem perda de qualidade.

O fato de os materiais serem instalados separadamente também desempenha um papel importante na capacidade de reciclá-los, pois misturá-los reduziria drasticamente o potencial de reciclagem.

O tecido de viscose de bambu é usado nos apoios de braços e na parte traseira do veículo. O bambu cresce mais rápido que a madeira comum, sequestra uma grande quantidade de carbono e não requer herbicidas ou pesticidas para crescer.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário