Projeto quer controlar os aumentos da obtenção de CNH

Projeto fixa regras para o Contran mudar processo de obtenção de CNH: índice do aumento de taxas, conteúdo didático-pedagógico, carga horária

img 20180913 134937
Por AutoPapo
Com agência Câmara
Publicado em 18/09/2018 às 11h10

O Projeto de Lei 9805/18, que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, quer fixar regras para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fazer alterações no processo de obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Reajustes de valores de taxas, multas ou arrecadação somente poderão passar a vigorar um ano após a data da publicação do ato.

De acordo com o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), autor da proposta, os reajustes devem ser limitados ao índice de correção do salário mínimo. O projeto também estabelece que as mudanças no processo de formação do candidato à obtenção de CNH evolvendo conteúdo didático-pedagógico, carga horária, avaliações, exames, execução e fiscalização também deverão observar o princípio da anualidade.

Além disso, as mudanças terão que ser justificadas e acompanhadas de demonstrativo do impacto financeiro para os candidatos à habilitação, órgãos ou terceiros envolvidos no processo.

Ainda de acordo com o parlamentar, a alteração constante dos conteúdos, da carga horária e das avaliações, e dos exames do processo de obtenção de CNH causa insegurança jurídica nos condutores.

“O processo de obtenção de CNH (do Brasil) é um dos mais caros do mundo, custando em média entre R$ 1.300 e R$ 2 mil, o que inviabilizaria o acesso de muitas pessoas à licença para dirigir”, justifica Lorenzoni.

Projeto de Lei tramita na Câmara dos Deputados para submeter o Contran a justificar os aumentos nas taxas e as mudanças no processo de obtenção de CNH.

“Em 2017, dados dos próprios órgãos de trânsito indicam uma queda de 25% nos processos de obtenção de CNH, o que medidas de reajustes somente tendem a agravar, se não observarem critérios mínimos de estabelecimento dos valores, e prazo para sua entrada em vigor”, completou.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário