Aprenda a escolher a bateria apropriada para o seu carro

As especificações, como capacidade da bateria e selo do Inmetro, devem ser consideradas; é preciso cuidado ao instalar acessórios que exijam muita energia

100720211625920475mecanico trocando bateria carro ms dclvicfjxx
Escolher a bateria para o seu carro pode não ser uma tarefa muito simples (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
Publicado em 17/07/2018 às 14h50
Atualizado em 23/11/2022 às 15h42

A bateria é um dos componentes do carro que tem vida útil. Formada por um conjunto de pilhas ligadas em série ou em paralelo, ela dura, em média, de dois a três anos. Por alimentar o motor de arranque, as luzes e o sistema de ignição, as baterias são de total importância para o funcionamento dos veículos. Explicamos qual a maneira adequada para escolher o componente.

É de suma importância considerar que cada modelo de veículo disponível no mercado tem necessidades distintas e demanda uma bateria específica. Para saber qual a ideal para o seu carro, o motorista deve pesquisar, no manual, as características elétricas e os parâmetros do componente.

VEJA TAMBÉM:

Feito isso, de acordo com o diretor de Engenharia do Grupo Moura, Antônio Júnior, é preciso checar a Capacidade Nominal contida no rótulo do produto. O item se refere à capacidade de acumular energia.

Versões diferentes de um mesmo modelo de automóvel, por exemplo, podem demandar mais ou menos energia para manter seus componentes elétricos em perfeito estado. Isso porque quanto mais acessórios, maior a necessidade de energia. “Caso a bateria comprada esteja fora dos padrões do fabricante, o motorista terá problemas elétricos”, explica o especialista.

As dimensões da bateria também devem ser levadas em conta. Mesmo com amperagens iguais, os componentes podem ter tamanhos distintos.

Outra dica é checar o selo do Inmetro: a certificação de baterias automotivas é obrigatória no Brasil, nenhuma bateria importada ou produzida por aqui pode ser comercializada sem a aprovação do órgão. Escolhendo uma bateria certificada, o consumidor tem a garantia de que o componente possui a mesma qualidade e vida útil do que a instalada na fábrica.

Caso tenha alguma dúvida, o motorista deve procurar a ajuda de especialistas. Júnior acrescenta: “Os carros mais modernos possuem algumas exigências na hora da troca da bateria, tais como tecnologia exclusiva e necessidade de parametrizações no sistema elétrico do veículo. Se os procedimentos não forem respeitados, itens como computador de bordo e injeção eletrônica podem ser desprogramados”.

A bateria é um item essencial para o carro. Listamos quais os parâmetros do componente devem ser analisados na hora da compra.
As baterias têm, em média, uma vida útil entre 2 e 3 horas

Depois de comprar o conjunto de pilhas, deve-se confirmar a posição do polo positivo para garantir que a instalação seja adequada no espaço reservado para o componente. Existem riscos de pane em peças importantes e incêndio caso os polos sejam trocados na hora da instalação. Os prejuízos podem ser grandes.

Entenda as siglas

As especificações da bateria vêm descritas no rótulo do objeto. Eles são designados por meio de siglas, que têm um significado específico. Entenda o que cada uma delas quer dizer:

  • Ah – Ampère/hora – medida da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar;
  • CCA – Corrente de arranque a frio – indica a corrente máxima que o componente pode fornecer na partida.
  • CA – Corrente de arranque – mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. O teste ainda não possui regulamentação, mas consta em algumas baterias do mercado brasileiro.
  • RC – Reserva de capacidade – determina o tempo (em minutos) que o produto plenamente carregado pode fornecer 25 ampères até uma tensão final de 10,5 Volts.

O que acontece quando uma bateria com amperagem superior ou inferior à indicada é instalada no carro?

A escolha de uma bateria com uma capacidade nominal maior ou menor que o indicado resultará em uma vida útil mais curta e na falha precoce da bateria. Segundo Antônio Júnior, normalmente, o resultado é um baixo nível de carga acompanhado de defeitos como sobrecarga, sulfatação das placas da bateria ou descarga.

Instalação de acessórios

A instalação de acessórios que não venham de fábrica é uma questão sensível. O veículo sai com um balanço energético apropriado para os componentes originais e a instalação de novos dispositivos, como sons e DVDs, pode afetar o componente. De acordo com diretor de engenharia, “a troca da bateria por uma de maior capacidade nominal não é garantia de um sistema balanceado e a bateria poderá ter sua vida útil comprometida”.

Incluindo mais acessórios, é preciso analisar a capacidade do alternador. Se os novos acessórios demandarem muita energia, ele poderá não ter potência suficiente para alimentá-los e ainda conseguir recarregar a bateria.

Baterias para carros elétricos

A principal diferença entre os veículos a combustão e elétricos é a fonte de energia que traciona as rodas. Nesse caso, os modelos elétricos possuem baterias que alimentam esse motor elétrico e elas podem ter diferentes especificidades. Veja algumas delas:

Íon de Lítio

carro bateria ion litio
Baterias de íon de lítio são as mais comuns nos carros elétricos

As baterias de íon de lítio as mais comuns no mercado e possuem um bom custo benefício, já que não demandam manutenção e têm um ciclo de vida consideravelmente maior. Utilizando esse material a relação peso/potência e eficiência desse componente também são maiores e apresentam um bom desempenho em altas temperaturas.

Isso se traduz em uma grande retenção de energia para o seu peso, o que é bom para os carros elétricos, já que menos peso permite uma autonomia maior. Ademais, elas não tendem a viciar – mesmo que o carregamento seja interrompido.

Essas peças de íon de lítio são recicláveis e costumam ser encontradas tanto em modelos 100% elétricos quanto nos híbridos do tipo plug-in.

Hidreto metálico de níquel

Esse composto não é tão comum nos modelos 100% elétricos, e se fazem mais presentes nos carros híbridos convencionais, que dependem do combustível e motor a combustão para recarregar a bateria.

Esse tipo de bateria tem um ciclo de vida consideravelmente maior quando comparado à de íon lítio e, por isso, seu custo é consideravelmente mais alto. Além disso, ela tem alta taxa de autodescarga, além da geração de calor em altas temperaturas. Esses contratempos tornam esse tipo de bateria menos eficaz para carros elétricos recarregados em tomadas e, por isso, ela costuma ser encontrada com mais frequência em modelos híbridos.

Carros elétricos também tem bateria de chumbo-ácido

A bateria que fornece energia para a parte eletrônica do carro a combustão também está presente nos modelos elétricos, no entanto, seu uso é bem menos frequente.  Esse componente é barato e de alta potência mas, em contrapartida, tem uma vida útil curta e o desempenho em baixas temperaturas não é dos melhores.

Por isso, elas são utilizadas nos carros elétricos como uma forma de complementos às baterias principais. Assim, a energia da bateria de chumbo-ácido é direcionada para os faróis e demais acessórios, por exemplo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
CRISPIM 13 de julho de 2022

Qual a bateria adequada em termos de custo x benefício para um veículo ford fiesta hatch/2000, 1.0, c/ar????? Grato!!!!

Avatar
Daiana Stoque De Castro 12 de dezembro de 2021

Boa tarde. O carro do meu marido é um corcel 2 1978, e eu quero comprar uma bateria Moura pra ele mas não sei o modelo. Pode me ajudar?

Avatar
Renata 4 de agosto de 2021

Olá, tenho um Renault Sandero 2010, 1.0 16v. Gostaria de saber quem será a melhor especificação de bateria da heliar ou outra.

Avatar
Karin 27 de julho de 2021

Eu estava até hj com a América(heliar) muito boa durou 5 anos. Agora estou com a Cral, vamos ver quanto tempo e se será boa. Pelos comentários só vi elogio.

Avatar
Jefferson 24 de janeiro de 2021

Vi vários comentários de qual é a melhor bateria etc ,tenho uma magnetti Marelli a 4 anos e nunca falhou ,caso não conheça pare um caminhoneiro e pergunte qual bateria caminhões andam, Moura já tive problema ,então hj não troco a magnetti Marelli por nenhuma ,quem tem sabe da qualidade dela , não estou aqui dizendo que as demais não preste ,mas uma dica de uma bateria ótima e que vale ah lembrando um amigo que me indicou e já tinha a 3 anos no carro e onde comprei tinha camioneiros comprando e fui perguntar ,foi que me disse ser a melhor e que a maioria dos caminhões anda com ela e dura demais, preço pouco menos que a famosa Moura ,mas para mim muito superior.

Avatar
ERIVALDO Angelo Santana 10 de novembro de 2020

Qual a bateria original do Agile 1.4 2011 ltz

Avatar
Willian 8 de maio de 2020

Tenho um accord 2005, é necessário aquela bateria de 50ah caixa alta, queça mais fina. Estou na dúvida de Heliar ou Duracell.
Me ajudem por favor.

Avatar
Leandro 18 de agosto de 2019

Não ficou claro a reportagem, comprar uma bateria de valor maior de carga em Ampere.Hora e não Ampere/hora (erro no uso de unidade) não implica em maior valor de ddp na saída da bateria (no brasil são todas de 12V), talvez o problema fique no tamanho da bateria para a instalação. Acredito que o alternador não seria o problema pois enquanto o carro estiver rodando ele irá alimentar a baterial com corrente. A reportagem deveria se resumir consulte o manual do fabricante e veja a bateria em Ah a ser comprada.

Avatar
Benvenutti 18 de janeiro de 2020

Quanto maior a bateria, mais tempo o alternador vai precisar para encher ela totalmente, (12.7 amperes). São vários fatores que pode influenciar no processo de carga, o principal é o alternador.

Um veículo que roda pouco por exemplo, muito provavelmente a vida útil dela será precoce.

Avatar
Thiago siqueira 17 de junho de 2019

Tudor instala e esquece a melhor 4 anos tranquilo

Avatar
cesar thereza 28 de maio de 2019

tenho uma livina 2011 qual seria a bateria ideial visto q tenho multimidia e cx selada

Avatar
Edna 20 de março de 2019

comprei meu carro em 2011, ele ja tinha sido rodado a um ano, mas a bateria estava de fabrica . Moura, agora que vou trocar , 8 anos de duracao .

Avatar
Claudio 10 de janeiro de 2019

Esta de bateria de maior capacidade vai ter vida mais curta ou causar problemas elétricos me deixa em dívidas. Sempre li que bateria maior não vai trazer problema nenhum e por maior capacidade de reserva pode durar ainda mais.

Avatar
Flavia 12 de dezembro de 2018

Melhor bateria que ja enconttrei no mercado foi a da Bosch… nenhuma dor de cabeça e estou com ela a 3 anos. recomendo

Avatar
Anderson 19 de setembro de 2018

Se você não quer se incomodar com bateria compre HELIAR ou DURACELL bateria de qualidade e durável melhor CCA do mercado,tive um Palio comprado zero km veio com bateria Moura não durou 2 anos e o Borne positivo e negativo sempre com zinabre isolando contato com cabos e gerando dificuldade na partida, troquei a bateria por outra Moura a mesma situação Moura e só propaganda,toquei de carro um Renault Sandero estou com ele a quatro anos bateria original de fábrica HELIAR,sem nenhum problema,ou seja HELIAR e muito superior,vejam que HONDA, TOYOTA,NISSAN, RENAULT só usam HELIAR em seus carros zero km.

Avatar
Benvenutti 18 de janeiro de 2020

Prezado Anderson, sem contar que uma bateria que tem vazamento …o estrago que faz no veículos é inreparável.

Avatar
Benvenutti 18 de janeiro de 2020

Irresponsável**

Avatar
Andre 17 de julho de 2018

Fiat Vivace 1.0 bateria ideal.

Avatar
Deixe um comentário