Boris Responde #5: Podium em carro turbo, elétricos no Brasil e mais

Neste "Boris Responde", Boris Feldman tira dúvidas sobre qual gasolina usar, limpeza de bico injetor e lâmpadas paralelas, entre outras

capa boris responde 5
Por AutoPapo
Publicado em 03/04/2020 às 18h06

Boris Responde, quadro do AutoPapo no YouTube, tem como intuito sanar as dúvidas enviadas pelos leitores no e-mail borisresponde@autopapo.com.br ou nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM

Gasolina Podium em motor 1.4 turbo aumenta o desempenho?

A pergunta do José Alvim: ele tem um Jetta 1.4 turbo flex, qual a gasolina mais indicada? Com gasolina Podium vou ter mais desempenho?

Não. Se o carro ou o motor do carro não tiver sido projetado ter alta compressão, que indique o uso da gasolina com maior octanagem, não adianta. Mal não faz, mas você vai pagar mais caro pela Podium da Petrobras, ou pela OctaPro da Ipiranga, ou pela Shell V-Power Racing. Então, use a gasolina normal com aditivo ou a aditivada no posto de confiança e você terá o melhor desempenho do carro. Colocar outra, a mais cara, é jogar dinheiro no lixo.

Quanto o prazo de troca para o fluido de arrefecimento

Pergunta do Valdemir Teixeira: de quanto em quanto tempo tenho que trocar o fluido de arrefecimento e se é verdade que devo usar fluido para o óleo do motor?

Você pergunta qual o prazo para trocar a água do sistema de refrigeração do radiador. Aliás, não é água, hein? É água mais um aditivo etilenoglicol, até já compra pronto. Então, o prazo costuma ser de dois anos Mas confira as recomendações do manual do proprietário. Agora, fluido de motor, óleo de motor não tem nada a ver com o líquido de refrigeração. Água 50%, etilenoglicol 50%, já vem o produto prontinho.

Lâmpadas paralelas para o farol

Pergunta da Marta Kolber: Boris, fale das lâmpadas paralelas que o pessoal está substituindo. Substituindo as originais pelas paralelas, elas ofuscam mais que as de xenon chinesas.

Oi Marta, quando você se refere a lâmpadas paralelas, você está dizendo as lâmpadas do mercado paralelo? Ou seja, que não são as originais que vêm da China? Bem, você pode substituir. Porém, se for lâmpada do tipo LED, outro tipo de lâmpada, você tem que pedir a autorização do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. Se for do mesmo tipo, com a mesma iluminação, você pode comprar, pode colocar no seu carro.Mas elas, evidentemente, são mais baratas. E por serem mais baratas, provavelmente vão ter um tempo de vida menor.

Gasolina comum ou gasolina aditivada

Pergunta do Samuel Timbó: ele tem um Fusion 2.0 EcoBoost recomendaram ele não usar a gasolina aditivada nem gasolina comum com aditivo. Recomendaram utilizar apenas a gasolina pura ou a premium, que é vendida, por exemplo, como Podium, da Petrobras, ou V-Power Racing na Shell. A gasolina aditivada limpa como promete?

Olha, essa recomendação de não usar gasolina nem especial, Podium e nem aditivada, eu não estou entendendo, sinceramente. Ou você coloca a aditivada ou você coloca a comum com o aditivo vendido por fora. Por que? Porque o aditivo é que evita a formação de depósitos carboníferos na cabeça do pistão.Então, vale a pena, sim, usar a gasolina aditivada.Vale a pena não: tem! É melhor usar aditivada, para evitar problemas de combustão no motor.

Carro elétrico no Brasil

Pergunta do Saulo Cardoso: em quantos anos você acha que o carro elétrico será um carro popular no Brasil.

Só com bola de cristal, porque o carro elétrico ainda é muito caro. Se ele é em outros países, imagina no Brasil? Onde nosso poder de compra é menor. Onde nós temos impostos e custos de produção que encarece qualquer carro, mais ainda o elétrico. Se você quer que eu diga quando é que o carro elétrico será popular? Para mim, daqui algumas dezenas de anos.Embora se é para fazer torcida, eu quero que ele seja popular o mais rápido possível. Digamos que dentro de 10 a 15 anos ele esteja mais acessível.

Limpeza de bico injetor é necessário? Gasolina aditivada limpa bico injetor?

Aldair Fernando: é correto fazer a limpeza dos bicos injetores ou é mito? Usar a gasolina aditivada é suficiente.

Ôh Aldair, você está mexendo num vespeiro, ou me fazendo mexer no vespeiro. Porque eu já cansei de falar, aqui, que bico injetor não se limpa! A menos que ele esteja sujo.

Qual é a bronca? A bronca é que você chega na oficina, concessionária ou não, e lá o mecânico ou consultor já vai te falando: “vamos fazer a limpeza no bico injetor”. Isso é “empurroterapia”, isso é picaretagem!Só se o bico estiver sujo, mas a maioria dos bicos são autolimpantes. Mas pode acontecer deles sujarem e ter que se fazer uma limpeza do bico, só nesse caso!

Você chegar na oficina com o carro sem problema no motor e o mecânico ou consultor técnico falar “vamos fazer a limpeza de bico”, não aceite, estão enfiando a mão no seu bolso.

Boris Feldman do AutoPapo
Boris Feldman tira dúvidas dos leitores do AutoPapo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eduardo Machado 3 de novembro de 2020

Boa Tarde !
Gostaria de saber como proceder para fazer uma pergunta ao Bóris, com relação a descontinuidade do Honda Civic no Brail .

Avatar
Eduardo Machado 3 de novembro de 2020

Ops…errei na pergunta acima – Brasil

Avatar
Leonardo h claudio 22 de março de 2021

Boris ao final qual gasolina usar em motor turbo 1.4 da audi vw feito no Brasil. Pergunto isso porque ninguém diz abertamente qual combustível usar. Gasolina comun—aditivada/ ou premium? Muito obrigado

Avatar
Rivaldo Nunes 16 de abril de 2020

Bom dia!

Parabéns pelas informações, muito válidas!

Um bom dia!

Avatar
Deixe um comentário