Boris Responde #6: fábricas destroem os carros, catalisador vira brasa e mais

Neste "Boris Responde", Boris Feldman tira dúvidas sobre desempenho com álcool, óleo indicado no manual, temperatura do catalisador, e outras!

Por AutoPapo 09/04/20 às 18h00

O Boris Responde, quadro do AutoPapo no YouTube, tem como intuito sanar as dúvidas enviadas pelos leitores no e-mail borisresponde@autopapo.com.br ou nas redes sociais.

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Devo esperar luzes do painel apagarem?

Pergunta de Ademar Trindade: Ao ligar o carro, preciso esperar algumas luzes do painel apagarem ou posso girar a chave direto para ligar tudo de uma vez?

Ô, Ademar, problema é seu. Se você só virar a chave e não o arranque, esperar um bocadinho para conferir se todas as luzes de alerta estão acendendo, é melhor. Porque vai que uma esteja com mal contato, a outra esteja queimada. E se ela não acende na hora que você liga a chave, na hora que der o problema, ela também não vai acender. E como é que você fica sabendo?

Usar óleo diferente do indicado causa defeitos?

Pergunta de Leandro Marques: É muito danoso não colocar o óleo especificado no manual?

Ô, Leandro, essa sua pergunta merece duas respostas. Primeiro, quando você pergunta se é danoso não usar o óleo recomendado, você pode, primeiro, usar um outro óleo mantendo as mesmas características de viscosidade, que é SAE e aditivação API. Tudo bem, numa emergência, usa. Mas o correto mesmo, bom para o seu motor, é continuar usando o óleo recomendado pela fábrica no manual.

Por que? Se você muda de óleo, mesmo mantendo as características, esse outro pode ser mais detergente, digamos, e limpar e buscar umas sujeirinhas que o outro deixou. O que pode ser danoso ao motor, pode até entupir o filtro de óleo, sabe-se lá o que pode acontecer. Então usa o óleo do manual. Numa emergência, usa outro, mantendo as características de viscosidade e de aditivação.

Desempenho é melhor com álcool?

Pergunta de Rogério Alves: Tenho um Chevrolet Classic 2012. É normal o desempenho ser melhor com etanol?

Sim, Rogério, o uso do etanol em mais de 90% dos casos confere mais desempenho ao motor. Porque o motor flex foi feito para usar os dois, etanol e gasolina. A vantagem da gasolina é consumir menos e proporcionar maior autonomia. Já o etanol, que você está perguntando sobre desempenho, é isso mesmo. O etanol bebe mais, porém aumenta o desempenho do carro.

Por que as fábricas destroem carros?

Pergunta de Edson Soares: Tem um vídeo na internet de um possível colaborador da Toyota levando alguns veículos (Hilux e Corolla) para destruição total em pátio, por se tratarem, talvez, de veículos com possíveis erros de fabricação. Normalmente, quando acontecem essas “falhas” de produção, qual fim é dado para os veículos? Pois estes já têm números de série (VIN) registrados na base nacional. No vídeo que comentei, realmente são veículos com algum defeito de fabricação?

Oi, Edson. Esses automóveis que as fábricas levam para serem ‘escrapiados’ ou destruídos, em português, digamos assim, são automóveis que se prestaram a diversos serviços internos, como os protótipos, os carros pré-série, aqueles fabricados antes de começar a produção normal ou foram usados para algum tipo de serviço mais complicado e não podem ser comercializados.

Eles, em geral, só rodaram dentro da própria fábrica e, às vezes, as fábricas os colocam para fazer esses serviços internos já que eles não podem ser vendidos no mercado. Esse é o motivo pelo qual as fábricas derretem, ‘escrapeiam’, destoem muitos e muitos carros todo ano.

É normal o catalisador ficar quente?

Pergunta de Matheus Linhares: Meu Chevrolet Cobalt está com o catalisador esquentando como brasa, sabem o que pode ser?

Ô, Matheus, eu não entendi exatamente a sua dúvida. Você diz que o seu catalisador está esquentando muito. Mas ele tem que esquentar muito mesmo! O catalisador só elimina a nocividade dos gases de escapamento, essa é a função dele, quando ele atinge uma temperatura elevadíssima.

Você imagina o calor contido nos gases do escapamento, o motor trabalha com 800° C, 900° C, lá dentro do cilindro, e uma boa parte disso vem embora pelo escapamento. Tanto assim, que vai até uma dica aqui: alguns carros já têm o catalisador pertinho do motor, mas muitos ainda têm o catalisador lá debaixo onde passa o escapamento, cano de descarga.

Quantas vezes o motorista já não encostou o carro em cima de um montinho de papel velho, ou de folhas secas, que em contato com o catalisador, se incendiaram de tão quente, de tanto calor emitido pelo catalisador.

Então, o seu Cobalt, aparentemente, não está com problema nenhum, está funcionando como deveria.

Devo esperar o novo Chevrolet Spin?

Pergunta de Alexandre Santos: Sou taxista e tenho uma Spin LT 2018/2019 automática. Pretendo trocá-la em breve e gostaria de saber se é verdade que em 2021 vem a nova Spin totalmente renovada.

Alexandre, se você tem um Chevrolet Spin e está pensando em trocar por outro, é uma boa ideia. É um carro bem legal da linha Chevrolet. Mas você tem razão na sua pergunta: está prevista uma reestilização, uma boa renovação desse Chevrolet Spin, inclusive com a possibilidade de um novo motor, muito mais econômico e eficiente que o atual.

A ser lançado não agora, mas no próximo ano. Então, se você está pensando em trocar e puder esperar até o próximo ano, eu aconselho.

boris feldman e felipe boutros aparecem em vinheta para o video boris responde episodio 6
Episódio 6 da série de vídeos Boris Responde tira dúvidas dos leitores sobre óleo lubrificante, temperatura do catalisador, desempenho do carro com álcool, e mais!
3 Comentários
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    Josimar 16 de abril de 2020

    Na verdade, com relação à espera das luzes do painel, eu costumo aguardar um pouco ao ligar o carro pois com isso ocorre também o acionamento da bomba de combustível, pois como tenho um Logan 1.6 com GNV de 5a geração, com certeza o acionamento da ignição fica (a meu ver) correto e “pega” sempre de primeira.

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    Carlos 11 de abril de 2020

    Adoro os programas do Boris , aprendemos muito com ele em seus excelentes programas . Um grande abraço Boris

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    Jcm 10 de abril de 2020

    Esses especialistas não sabe é de nada esse especialista não sabe de nada esquentar é uma coisa em brasa nunca foi normal catalisador em brasa problema da roda fônica fora de. Verificar ficar em brasa não é normal mesmo

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