Boris Responde #61| Etanol estraga bico injetor? Fluido do câmbio automático decanta?

Boria respondeu sobre o melhor combustível para a durabilidade do motor, se banguela realmente gasta mais e sobre preço de carro 0 km, entre outras

capa portal boris responde 61
Boris Feldman responde aos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 03/06/2021 às 17h00

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Funcionamento dos freios

Quando pisamos no pedal de freios, somente os dianteiros são acionados, no caso de discos apenas na dianteira? O traseiro a tambor é apenas de estacionamento? E quando é disco nas quatro rodas? (João Vidal)

Preço de carro zero

Você sugere a compra de um carro zero agora em 2021 ou aguardar para 2022 acreditando em uma possível diminuição de preço? (Rafael Prebianchi)

Novo motor 1.3 turbo da Toro

Em relação ao consumo do novo motor 1.3 turbo da Toro: não ficou devendo? (Julio Souza)

Etanol estraga o bico injetor?

Tenho um Tracker 1.4 turbo com injeção direta. Qual o melhor: etanol comum ou gasolina aditivada? Pensando na durabilidade e custo de manutenção. (Rodrigo Medeiros)

Rodei na “banguela” e economizei combustível

Já experimentei fazer o mesmo trajeto colocando na “banguela” e usando o freio motor. Quando uso a “banguela” o consumo é sempre menor. Sempre ouvi que é o contrário. Me explica, Boris! (Cefas Farina)

Fluido da transmissão automática decanta?

Tenho um Hyundai IX35 2015, com câmbio automático que ficou 2 meses parado. Devo me preocupar com uma decantação do fluido de transmissão? (Thiago Rocha)

Alinhamento e balanceamento

É necessário realizar alinhamento e balanceamento por retirar as rodas para limpar as caixas de roda e/ou realizar a troca de pastilhas? (Luiz Felipe Oliveira)

Graxa dielétrica nos cabos da bobinas

Tenho visto que a graxa dielétrica é colocada nas pontas dos cabos das bobinas de ignição. Quando encaixa, não acaba contaminando a porca terminal da vela com uma graxa que é altamente isolante e prejudica a conexão elétrica? (Alexandre Vidal)

Câmara de ar nos pneus

Gostaria de saber por que os carros atuais, aliás de muitas décadas para cá, não usam mais pneus com câmara de ar. (Gabriel Novais)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Emerson Madrid 7 de outubro de 2021

Depois de 16 veículos em minha vida, após 32 anos, posso afirmar que, em geral, normalmente, é melhor usar Gasolina do que Etanol, mesmo o etanol sendo mais barato, ele só compensa (vide gastos com manutenção, desgaste de peças, bicos, bomba, escapamento, etc, etc) se for muito mais barato, e tem que ser mais de 40% mais barato mesmo, e assim mesmo usar gasolina de vez em quando. Principalmente se vc tem um veiculo com injeção Direta de combustível, aí que vc tem que usar gasolina mesmo, mesmo ele sendo flex, gasolina é mais indicado. isso afirmo com relação ao veiculo, a manutenção e não com relação ao meio ambiente, é claro. Resumindo muito seria o seguinte: Seu veiculo é injeção direta, use gasolina, caso contrario use etanol só se for mais de 40% mais barato que a gasolina

Avatar
Fernando Luiz Duarte 9 de junho de 2021

Boris por que não existe posto das usinas de etanol isso não baratearia o preço do combustível ?

Avatar
Alcindo Simões De Almeida 9 de junho de 2021

Etanol e bom para o carro. Ou melhor gasolina aditivada tenho um Siena fate 1.0 8v ano 2009

Avatar
Alcindo Simões De Almeida 14 de junho de 2021

Tenho um Siena fare 1.0 /8v ano 2009 celebration tá gastando muito combustível apesar aonde eu moro só tem subida e desida

Avatar
Jeovanezio 7 de junho de 2021

Quero saber qual o olé ideal pro Clio Renault 2014 e qtos litros de óleo pega no motor ?

Avatar
silas manasses afonso 6 de junho de 2021

Cilindro mestre do carro de todos ele vai acionar as rodas dianteiras primeiro, se você uma pisada rápida somente aciona a dianteira, o traseiro serão acionados pouco tempo depois quando o freio e acionado normal e muito fácil conferir
De a quela freiada para deixar marcas no asfalto olhe a marca dos pneus da frente serão maiores e mais fortes que os traseiros isto chera um equilíbrio na frenagem

Avatar
Célio Moura de Almeida 6 de junho de 2021

Bom dia, tenho um Fox 2020. Ultimamente estou usando apenas álcool pelo fato do preço está melhor. Gostaria de saber se danifica o carro e o desgaste é maior.

Avatar
Gerson de souza 6 de junho de 2021

Sim o desgaste das velas de ignição será maior

Avatar
Francisco Gonçalves dos Santos 4 de junho de 2021

Um carro flex pode usar álcool e gasolina misturado

Avatar
José Marcelo Pereira arcanjo 4 de junho de 2021

Meu carro tá com aceleração alta, quando ligo,ele fica em 1800 rpm e não baixa. O que pode ser?

Avatar
Antônio Carlos 4 de junho de 2021

Olá equipe, sobre o questionamento, de Fluido Hidramatico decantar, Caso exista esse problema, todos que conheço tem Filtro, e está no manual do carro, as trocas destes fluidos e vc pode exigir troca do filtro em Mecânica renomada. Abraços!

Avatar
Elias firmino dos Santos 6 de junho de 2021

O carro Flex tem o motor projetado p/ os dois combustíveis tanto a gasolina, neste caso tanto a gasolina quanto o etanol não deve provocar danos ao motor. Se caso acontecer e pq o combustível está aduterados.

Avatar
Claudionor 4 de junho de 2021

Assistindo o Boris responde já tirei muitas dúvidas sensacional adoro.

Avatar
Luiz carlos 5 de junho de 2021

Meu nissan kikis está fazendo 4km no etanol na cidade já levei 4x na concessionária não me deram uma resposta exata
Eai Boris

Avatar
Máflis 7 de junho de 2021

Veja no manual,se não responde de acordo vá de novo a conscesionaria e reclame. Tem que resolver uai.

Avatar
Deixe um comentário