Boris Responde #65 | Amaciar motor no limite de rotação? Turbo precisa esquentar?

Boris Feldman responde dúvidas sobre troca de fluido de câmbio automático, quando usar óleo mais grosso e cuidados com motor turbo, entre outras

capa portal boris responde 65
Boris Feldman responde aos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 01/07/2021 às 19h32

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook Instagram).

Se você está pensando em comprar um seminovo, não deixe de conferir todo o seu histórico: passagem por leilão, indício de sinistro e restrições e impedimentos, entre outros itens. Para tanto, basta ter a placa do veículo e acessar a Olho no Carro (CLIQUE AQUI). Ganhe 15% de desconto com o cupom AUTOPAPO.

Ar ligado com o carro estacionado

Deixar o carro parado com o ar ligado traz algum dano? Qual é o consumo nessa circunstância? (Mauricio de Faria)

Acendeu a luz da injeção eletrônica: e agora?

Tenho um Fiesta hatch 2013. Acendeu a luz de injeção no painel. Já troquei todas as peças possíveis e não resolveu. Qual pode ser o problema? (Joana Anido)

Cheiro de óleo queimado

Troquei o óleo do motor e está dando cheiro de queimado. Suspeito que colocaram acima do nível. Existe algum problema nisso? (Daniel Lago)

Farol de neblina exige bateria mais potente?

Vou instalar um farol de neblina. Vai interferir no sistema elétrico? Preciso colocar uma bateria diferente da especificada no manual? (Dante Pezzin)

Motor turbo de fábrica

Tenho um Audi A3 turbo de fábrica. Deixo o óleo esquentar para poder passar de 2.000 rpm? Antes de desligar, preciso deixar o carro parado alguns minutos? (Renan Mingorazi)

Qual é a forma correta de amaciar o motor?

A forma correta de amaciar o motor é esticando todas as marchas ao extremo, para o motor adquirir torque? (Érico Campos)

Filtro de ar esportivo

Posso simplesmente substituir o filtro de ar original por um cônico esportivo, ou devo regular a proporção de entrada de ar e combustível no motor? (Rodrigo Duarte)

Retífica no motor

Tenho um Palio Economy e ele está chegando aos 300 mil km. Por quanto tempo posso ainda rodar sem fazer uma retífica no motor? (Maurício Reis)

Óleo de marca diferente da concessionária

Para trocar o fluido da transmissão, preciso colocar o vendido nas concessionárias ou posso usar de outra marca respeitando as especificações? (Rodolfo Silva)

Óleo do câmbio CVT

Na troca do óleo do câmbio automático do Suzuki Grand Vitara 2009 (câmbio CVT) é possível colocar outro óleo que não seja o AF 3309 que a concessionária recomenda? (Cláudio Albino)

Motor 1.0

Moro em Piracicaba, a “Noiva da Colina”. Tenho um Chevrolet Prisma 1.4 LT e chegou a hora de trocá-lo, pretendo pegar um Onix Plus. O motor 1.0 vai sofrer na minha cidade cheia de colinas? (Paulo César Formaggio)

Óleo do motor para carros muito rodados

Meus carros têm 133 mil km e 148 mil km. Uso o óleo 20w50. Isso é correto? (Eliabe Vinicius)

Cuidados com carros com mais de 60 mil km

Tenho um New Fiesta com 60 mil km. Quais cuidados eu devo ter? (Mônica Edonias)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
rogerio lemos 25 de julho de 2021

fiz a revisão em um cordoba 2001, o carro voltou saindo fumaça na vareta do nível de óleo,o mecânico diz que consertou. O carro anda bem,não faz nenhum barulho porem, quando ligo, sai uma fumaçinha branca por uns 3 minutos. Estou pensando em trocar o óleo,filtro e colocar gasolina premium. Será que vai ser melhor? Qual o óleo? 30, 40,50? Ele trocou a correia dentada. Obrigado.

Avatar
Jairo Augusto Reis 7 de julho de 2021

Lógico q tem que deixa esquentar, principalmente turbo!
Óleo trabalha mais fino, na temperatura ideal !

Avatar
José Luiz de Andrade 4 de julho de 2021

Gostaria que o bores comentasse a respeito de algumas recomendações contidas nos manuais de manutenção da fiat automóveis:por exemplo substituição do fluído de freio a cada dois anos, sei da importância desse item.mas me pergunto porque eu utilizei um veículo vw por 12 ano nao substituido nem o líquido arrefecedor,e hoje uso um veículo fiat e recebo essas e outras recomendações

Avatar
Jairo 7 de julho de 2021

Fluido tem prazo igual a TD! Ele perde as características e passa não atuar o freio! Boa sorte com seu VW, quando esquentar vc não vai ter freio!

Avatar
Edson Valentim 3 de julho de 2021

Sou fã incondicional do Boris, leio todos os seus comentários com mt atenção, sempre aumento os meus conhecimentos com eles. ?

Avatar
Jorge Missak Tcharkhetian 5 de julho de 2021

I Boris é uma pessoa que esclarece bem as minhas dyvidas

Avatar
Deixe um comentário