Boris Responde #77 | Como é feito o teste de consumo do Inmetro? Carro na reserva gasta mais?

Carro se 'acostuma' ao jeito de dirigir do motorista? Posso usar óleo com aditivação maior? Essas e outras dúvidas, Boris Feldman responde!

capa portal boris responde 77
Boris Feldman (dir,) esclarece as dúvidas dos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 23/09/2021 às 19h29

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook Instagram).

Se você está pensando em comprar um seminovo, não deixe de conferir todo o seu histórico: passagem por leilão, indício de sinistro e restrições e impedimentos, entre outros itens. Para tanto, basta ter a placa do veículo e acessar a Olho no Carro (CLIQUE AQUI). Ganhe 25% de desconto com o cupom AUTOPAPO25.

Limpeza precentiva do motor com flush?

Estou pensando em fazer uma limpeza interna do motor, de maneira preventiva, com o flush. Como eu devo realizar essa limpeza? É seguro? (João Pedro Rijo)

Posso usar óleo com aditivação superior?

Na mudança de óleo, tenho receio de usar um com API superior e promover uma limpeza de borra e de depósitos antigos, a ponto de entupir o filtro e provocar danos. Procede? (Daniel de Carvalho)

Como é feito o teste de consumo do Inmetro?

Como é feito o teste de consumo do Inmetro já que, na prática, obtemos resultados bem diferentes dos informados? (Luis Antônio)

Carro se ‘acostuma’ com o motorista?

É verdade que o carro se acostuma com o modo de dirigir do dono? (Daniel Martins)

Deixo o motor ligado ou o desligo em congestionamentos?

Em um engarrafamento, é melhor ficar desligando e ligando o carro ou deixá-lo funcionando o tempo todo? (Davidson Paiva)

Esperar o ‘barulhinho’ da injeção eletrônica?

Precisamos esperar a injeção eletrônica antes de ligar o motor – aquele barulhinho que faz antes de ligar o carro? (Max Vinicius Monteiro)

Etanol em excesso na gasolina danifica o motor?

A porcentagem certa de álcool na gasolina é de 27%, mas há postos por aí com mais de 50%. Isso prejudica o motor de carros a gasolina? E para qual gasolina devo migrar? (Paulo Ricardo Kalazah)

Reparo de câmbio DSG da Volkswagen?

O que você acha do câmbio DSG de 7 marchas do Golf TSI? Se ele tem um problema crônico, a Volkswagen não deveria fazer o reparo sem ônus para o proprietário? (Cristiano Chaves)

Rodar só uma vez por semana prejudica o carro?

Tenho um Honda Civic 2014 e, devido à alta do combustível, só ando com ele uma vez por semana. Quero saber se isso prejudica a vida útil do carro. (Carlos Fagundes)

Carro na reserva gasta mais combustível?

É mito ou verdade que, ao andar com o carro na reserva, ele consome mais combustível do que quando o reservatório está cheio? (Ricardo Bataus)

Carro com plataforma de outro?

O que significa dizer que tal carro foi construído na plataforma de outro? (Francisco Sales)

Qual situação permite maior economia de combustível?

O que consome mais em uma subida: o motor em alto giro na terceira marcha, ou em baixo giro na quarta, sem ganhar potência, quase pedindo para reduzir? (Igor Arthur)

Por que falta de semicondutores afeta mais determinadas montadoras?

Por que algumas montadoras sofrem mais do que outras com o problema de semicondutores? Ou a falta de peças vai além dos chips e está afetando outras partes dos veículos? (Marcelo Goya)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Martinho Franco 28 de setembro de 2021

Sobre o problema do câmbio DSG: Tive um Golf que deu problema aos 45 mil km. Houve sim recall, mas para variar, só lá fora. Não teve aqui no Brasil. *
Como eu tinha feito a extensão da garantia, a fábrica arcou com as peças e a seguradora com a mão de obra.

Avatar
henrjk 23 de setembro de 2021

Acho que eu tive sorte. Meu City DX 2010/11 faz medias entre 14 e 15,5 km/l. Por mais de uma vez fez 16 km/l.

Avatar
Carlos Henrique da Silva 23 de setembro de 2021

O meu nunca fez mais que 14 em rodovia, porém era automático e dentro da rua média de 8,5 km/l

Avatar
henrjk 10 de outubro de 2021

O meu City está com 327 mil km rodados e ainda faz esse consumo. Troco sempre o óleo no tempo certo e sempre faço alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus. Atualmente encho os pneus com nitrogênio.

Avatar
Deixe um comentário