Boris Responde #9 Usar álcool limpa o motor? Sigo manual ou concessionária?

No episódio 9, Boris Feldman responde as consequências de usar água de torneira, se o consumidor segue o manual ou a concessionária e outras dúvidas

capa boris responde 9 portal
Boris Feldman responde dúvidas sobre mecânica (Foto AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 30/04/2020 às 20h10

Chegamos ao Boris Responde #9 com muitas dúvidas enviadas por vocês, leitores do AutoPapo.  Boris Feldman esclarece o risco de usar água de torneira no radiador, dúvidas sobre troca de fluido de direção hidráulica e se vale a pena instalar ar-condicionado fora da fábrica, entre outros questionamento.

Participe também! Envie suas dúvidas nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) ou pelo email borisresponde@autopapo.com.br

1. Água da torneira no radiador

Só uso água de torneira no carro. Quais são as consequências? (José do Carmo Santos )

2. Onde comprar carregador portátil?

Ao assistir no YouTube seu vídeo sobre manutenção de bateria, no final o senhor menciona um carregador de bateria do tamanho de uma saboneteira que desliga ao atingir a carga máxima! Onde conseguir isso? Me dê uma dica por favor.  (Ricardo Gimenez )

3. Vazamento e potência do motor

Vazamento na mangueira do filtro de ar pode tirar potência do motor? (Julio Cesar Santos)

4. Fluido da direção hidráulica: preciso trocar?

Eu tenho um VW Santana 1997 adquirido 0 km e nunca troquei o óleo da direção hidráulica. A ausência de troca pode causar danos ao sistema? (Luiz)

5. Posso instalar ar e direção ou troco de carro?

Tenho um Renault Clio 2012, básico, com alguns opcionais (ar quente, limpador,lavador e desembaçador traseiro, por exemplo). Gostaria de instalar direção hidráulica e ar-condicionado. Compensa ou devo procurar um modelo que tenha os itens de fábrica? (Antonio Scabin)

6. Sigo o manual ou a concessionária?

Tenho uma Captiva Sport 2.4  2014: minha dúvida é se devo ou não trocar o óleo do câmbio automático, pois, no manual fala que não, mas a concessionária diz que sim. E agora: o que devo fazer? (Rodolfo Rodrigues)

7. Etanol limpa o motor?

Para o carro flex, o etanol faz o mesmo trabalho de limpeza da gasolina aditivada? Ou seja, se eu rodar com gasolina comum e abastecer com etanol a cada 1.000 km, por exemplo, ou só abastecer com etanol, meu sistema de combustível estará tão limpo quanto rodando com gasolina aditivada? (Raphael Salama)

8. Ignição sem faísca?

Como um carro a diesel consegue a primeira explosão com motor frio, sendo que o mesmo não possui velas de ignição? (Mateus Rodrigues de Carvalho)

9. Vizinho fez asneira: 14 horas em marcha-lenta

O automóvel que foi esquecido em ponto morto por cerca de 14 horas pode apresentar algum defeito em decorrência disso. Meu vizinho fez essa asneira. Ele me falou que depois do ocorrido, o carro dele começou a soltar muita fumaça pelo escapamento e o nível do óleo baixou. O carro dele é 1.0 16 válvulas.  (Linsley)

10. Ar-condicionado ‘independente’ é viável?

Por que os carros não tem um ar-condicionado instalado independente, sem interferir na potência e no consumo? (Aloisio Brandão)

Boris Feldman tira dúvidas
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valdir Almeida 6 de maio de 2020

Valdir Almeida
20 de abril de 2020 às 05:21
Olá tudo bem,gostaria de tirar uma dúvida,mas vi que muitas perguntas não foram respondida,fico com resceio se a minha também não tiver o êxito de não ser respondida igual muitas que não tiveram respostas,mas no caso vou perguntar e aguarda a resposta ok
Bom eu tenho defiência auditiva unilateral e vou usar prótese,a pergunta é se eu terei a CNH Especial

AutoPapo
AutoPapo 7 de maio de 2020

Olá, Valdir

Dê uma olhadinha nesta matéria: CNH especial: o que é, quem tem direito, como tirar (clique aqui)

Nela, há uma lista de quem tem direito.

Obrigado e abraço

Avatar
Berardo 3 de maio de 2020

site muito confuso. Muita coisa ao mesmo tempo.

Avatar
Fernando Luiz Duarte 3 de maio de 2020

Muito bons seus comentários só uma pequena observação atualmente já se coloca ar condicionado elétrico até em fusca e com bateria de 12 volts

Avatar
Junior Bringel 30 de abril de 2020

Muito obrigado por suas explicações lógicas e coerêntes. Queria saber: jogar água sanitária nos pneus danifica alguma engrenagem?

Avatar
Deixe um comentário