Os carros-conceito do Salão que logo serão realidade

Alguns conceitos estão mais perto das versões de produção do que outros - confira três carros desse tipo que estão no Salão de São Paulo

fiat fastback conceito salao sp 2018 6
Por AutoPapo
Publicado em 08/11/2018 às 20h40
Atualizado em 09/11/2018 às 19h51

Em todos os eventos de Salão do Automóvel, as marcas aproveitam o espaço do estande para exibir veículos que não são feitos para andar, mas para sugerir. O carro-conceito tem o propósito, entre outros, de mostrar para o público a direção que a fabricante tomará no futuro.

Em alguns casos, o carro-conceito está mais perto das versões de produção do que em outros - confira três carros desse tipo que estão no Salão de São Paulo.
Imagem de divulgação do carro-conceito Saga EV, que foi exibido no Salão de São Paulo como vislumbre do novo Hyundai HB20. (Hyundai | Divulgação)

Em alguns casos, entretanto, o carro-conceito está mais próximo das versões de produção do que em outros. Essa é a situação destes três conceitos exibidos no Salão de São Paulo 2018. Confira:

Volkswagen Tarok é a “anti-Toro”

A Volkswagen exibiu, em seu estande, o carro-conceito Tarok. A picape logo se transformará na arma da alemã para combater a Fiat Toro no mercado. Ela será construída sobre a plataforma MQB e baseada no novo SUV da marca, o T-Cross.

A Volkswagen Tarok ficará posicionada entre a Saveiro, de porte compacto, e a Amarok, que tem tamanho médio. A picape também competirá com a Renault Duster Oroch, mas só chega ao mercado em 2020. O desenvolvimento da novidade ocorreu inteiramente no Brasil

É fácil ver, no carro-conceito, as características que posicionam a nova picape no mercado: ela tem cabine dupla, construção em monobloco e comprimento pouco inferior a 5 metros, da mesma forma que a Toro.

De acordo com a marca, a Tarok terá amplo espaço interno, semelhante ao de um SUV, e sistema de rebatimento de bancos que une a caçamba à cabine. A capacidade de carga será de uma tonelada, e a tração será integral.

A Volkswagen também garante que a versão de produção, de fabricação brasileira, será muito parecida com o carro-conceito exibido no Salão de São Paulo. De acordo com José Carlos Pavone, chefe de design da marca, 80% do que vemos no conceito estará no veículo de produção.

Fiat exibe carro-conceito Fastback, SUV da Toro

Enquanto a Volkswagen planeja seu ataque contra a Toro, a Fiat está preparando a configuração SUV da picape, o carro-conceito Fastback. O futuro utilitário tem estilo de cupê, e usará a mesma plataforma que a picape e também o Jeep Compass. Entretanto, a novidade terá espaço para sete ocupantes.

De certa forma, o novo SUV será um sucessor do Freemont, que saiu de linha no ano passado. Anteriormente, a marca havia decidido não entrar na briga pela categoria dos SUVs, deixando-a para a Jeep. Ambas fazem parte do grupo FCA.

Contudo, com o crescimento do mercado de utilitários, ela mudou de ideia. Assim, a novidade será o único SUV na gama da Fiat, ao menos inicialmente.

SAGA EV será o futuro HB20

No Salão de São Paulo, um dos destaques da Hyundai foi o Saga EV. Configurado como um utilitário-esportivo (SUV) compacto e com motor elétrico, o carro-conceito tem as linhas inconfundíveis do hatch.

O Saga foi desenvolvido pela Hyundai dos Estados Unidos, mas também teve participação da área de planejamento de produto brasileira. Ele tem um desenho arredondado, de formas dinâmicas. Segundo a marca, o carro-conceito tem uma “esportividade sensual”.

O novo HB20 deve ser lançado no ano que vem, quando passará por uma reestilização intensa, baseada no Saga. O veículo já foi flagrado no exterior, quando exibiu linhas que lembram bastante o carro-conceito exposto pela Hyundai.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário