O carro de corrida elétrico da VW quebrou o recorde de Nürburgring
"Garoto propaganda" da alemã conquistou mais um marco de velocidade entre os carros elétricos - mas não o recorde absoluto
Por AutoPapo 04/06/19 às 18h30"Garoto propaganda" da alemã conquistou mais um marco de velocidade entre os carros elétricos - mas não o recorde absoluto
Por AutoPapo 04/06/19 às 18h30Aconteceu de novo: o carro de corrida elétrico da Volkswagen, I.D. R Pikes Peak, quebrou mais um recorde. Dessa vez, foi no famigerado circuito Nürburgring, na Alemanha. A pista é como um marco para fabricantes mostrarem do que seus carros são capazes. Veja o vídeo abaixo:
No último dia 3, o veículo completou o anel norte do circuito em 6:05.336 (seis minutos e cinco segundos). É o menor tempo para a categoria dos carros elétricos, 40 segundos mais rápido que o recorde anterior. Ele era do chinês Nio Ep9 que, em 2017, completou a distância em 6:45.90.
O motorista do carro elétrico da Volkswagen foi o mesmo que quebrou os outros recordes, o francês Romain Dumas. É importante observar que o tempo conquistado pelo modelo não foi o mais rápido da história, e o recorde é apenas da categoria de elétricos.
O recorde absoluto em Nürburgring ainda pertence ao protótipo Porsche 919 Hybrid Evo. Em junho do ano passado, nas mãos de Timo Bernhard, ele fez uma volta cronometrada de 5:19.55.
Antes de encarar Nürburgring, o elétrico passou pela competição de subida de montanha de Pikes Peak e também do Hillclimb do Festival de Velocidade de Goodwood. Veja mais detalhes e assista aos vídeos:
No caso do I.D. R, investir na imagem se tornou ainda mais importante para a fabricante alemã, já que ele se tornou uma espécie de garoto propaganda da marca. Com ele, a Volkswagen está fazendo uma espécie de demonstração de suas tecnologias de eletrificação.
A fabricante já anunciou que investiria até 50 bilhões de Euros só com baterias para os carros elétricos. Ela também já tem fábricas e parceiras dedicadas à categoria na China, o maior mercado de elétricos do mundo.
Recentemente, o primeiro filho da família ID chegou às lojas europeias. O Volkswagen ID3, um hatch compacto, começou a ser vendido no velho continente em maio, por 40 mil Euros. A gama de elétricos alemães é toda “patrocinada” pelo carro de corrida elétrico da marca, o ID R Pikes Peak.
Também farão parte da família, no futuro, o ID Crozz; ID Vizzion; ID Roomzz e ID Buzz, a Kombi elétrica. E todas essas novidades devem ajudar a alemã a afastar seu nome do escândalo de poluentes Dieselgate.