Carro mais bonito do mundo? Selecionamos um para cada país

Tem beldades de várias nacionalidades: Estados Unidos, Itália, Alemanha, França, Inglaterra, Japão... E, claro, também do Brasil

jaguar e type 1961
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 02/06/2019 às 10h15
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

Beleza põe mesa? Bem, há quem diga que ela é fundamental. No mundo automotivo, essa máxima parece valer ainda mais. O projeto pode ser ótimo, mas se não agradar aos olhos, o fracasso é quase certo. De tando se preocuparem com isso, os fabricantes às vezes criam ícones de design, quase obras de arte sobre rodas. O listão de hoje é exatamente sobre isso: tentamos descobrir qual é o carro mais bonito do mundo!

O problema é que o mundo é grande e a beleza é relativizável. Por isso, tal qual em um concurso de misses, dividimos os participantes de acordo com a terra natal. São 7 campeões, classificados de acordo com seus locais de origem. Os países relacionados têm tradição em fabricar automóveis, mas o Brasil, claro, não ficou de fora. Confira:

Carro mais bonito para os norte-americanos: Chevrolet Corvette Stingray Coupé

carro mais bonito corvette

O design dos carros norte-americanos geralmente está ligado à extravagância. São exemplos os Cadillacs dos anos 50, com suas traseiras ao estilo rabo de peixe. Ou ainda as picapes da década de 60, com muitos cromados e linhas musculosas. Essa linguagem já originou alguns modelos “kitsch”,  mas também está presente em muito carro bonito na terra do Tio Sam.

Nosso voto, em particular, vai para um ícone da indústria automobilística do país: o Chevrolet Corvette Stingray. O esportivo sempre teve linhas sensuais, mas a geração mais marcante, provavelmente, foi a segunda, produzida de 1963 a 1968. Foi nesse período que o modelo passou a ter motores V8 big block: o maior deles era um 7.0 de 560 cv de potência bruta!

E, dentro dessa safra, há um produto que se destaca. O Stingray Coupé de 1963. Foi o único ano no qual o modelo teve um vidro traseiro bipartido, que atrapalhava a visibilidade, mas combinava perfeitamente com a carroceria. O design, criado por Bill Mitchell e Larry Shinoda, da GM, inspirava-se nas formas de uma arraia. Original, harmonioso e ousado, esse modelo é um dos mais valorizados da linha Corvette atualmente.

O próximo da lista é o carro mais bonito para os alemães. Veja-o na próxima página!

Mais bonito para os alemães: Mercedes-Benz 300 SL “asa de gaivota”

carro mais bonito mercedes benz 300 sl

Não é raro que os superesportivos tenham portas que se abrem para cima. Pois saiba que essa moda surgiu nos anos 50, com o Mercedes-Benz 300 SL, o primeiro a adotar essa solução. Por isso, o cupê ganhou um apelido sugestivo: “asa de gaivota”.

Não faltam carros bonitos na Alemanha, terra natal de Porsche, BMW, Audi, e Volkswagen. Mas o 300 SL é o nosso escolhido pela originalidade projeto. O modelo é um marco do renascimento da indústria automobilística do país, completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Também é um dos esportivos mais velozes de seu tempo, graças á boa aerodinâmica e ao motor 3.0 de seis cilindros e 225 cv brutos.

O design, criado por Rudolf Uhlenhaut, é uma mistura de traços clássicos com elementos agressivos. As portas tinham motivação funcional: a estrutura do 300 SL fazia com que a base delas ficasse alta, o que dificultaria o acesso se a abertura fosse convencional. Até hoje, o “asa de gaivota” serve de inspiração para os carros da Mercedes-Benz. O SLS AMG,lançado em 2010, é praticamente uma releitura do modelo. O original durou de 1953 a 1957; já a versão Roadster foi de 1957 até 1963.

Da Alemanha para a França: você sabe qual é o caro mais bonito já feito por lá?

Carro mais bonito para os franceses: Bugatti Type 57 Atlantic

carro mais bonito bugatti

No período do pré-guerra, a Bugatti tinha fama de fabricar os automóveis mais sofisticados que o dinheiro podia comprar. Não é de se espantar que, consequentemente, alguns desses carros até hoje estejam entre os mais bonitos do munto. Talvez o mais impressionante seja o Atlantic, uma variação do Type 57. Trata-se de um cupê com linhas bastante aerodinâmicas para a época. Très belle!

O design do Atlantic bebia na fonte do Art Noveau, que era tendência nos anos 30. Porém, dá a elas um ar futurista, ao menos para os padrões da época. Mesmo hoje, o cupê parece ser mais recente que a maioria dos automóveis contemporâneos a ele. O próprio Jean Bugatti, filho de Ettore, o fundador da marca, projetou o modelo.

O Bugatti Atlantic também era rápido. O motor 3.3 de oito cilindros em linha desenvolvia algo em torno de 135 cv. Era o suficiente para levá-lo a beirar os 160 km/h, velocidade altíssima para os padrões daquele empo. Poucas unidades Type 57 foram feitas, de modo totalmente artesanal, entre 1934 e 1940.

Mais bonito para os japoneses: Honda NSX

carro mais bonito honda nsx

O NSX ganhou o apelido de Ferrari japonesa. Não é por acaso, uma vez que o superesportivo nasceu a partir do carro-conceito HP-X, encomendado pela Honda ao estúdio italiano Pininfarina. O projeto do modelo de produção, porém, é assinado por Masahito Nakano e Shigeru Uehara. Eles se inspiraram no avião de caça F-16 para elaborar o veículo. Sugestivo, hein?

Os traços retos e agressivos, típicos dos anos 90, resultaram em um dos esportivos mais harmoniosos daquele período. O vidro traseiro curvo, os faróis escamoteáveis e o enorme aerofólio são os elementos mais marcantes. O estilo era tão atraente que sofreu poucas alterações desde o lançamento, em 1990, até o fim da produção, em 2005. Até hoje, ele é um dos carros mais bonitos já feitos no Japão e no mundo.

Mas beleza não seria suficiente se a mecânica não estivesse à altura, certo? Pois saiba que o Honda NSX é também muito rápido. Ele chegou ao mercado com um motor V6 3.0, que como tempo foi ampliado para 3.2. Esse último atingiu 294 cv de potência. Além de possante, o esportivo tinha ótima dirigibilidade. Pudera: ninguém menos que Ayrton Senna participou do desenvolvimento do veículo. Foi ele que orientou o acerto da suspensão e da direção.

É fá de carros italianos? Então não deixe de conferir o próximo da lista!

Carro mais bonito do mundo para os italianos: Ferrari 275 GTB

carro mais bonito ferrari

Escolher um só modelo como carro mais bonito da Itália chega a ser crueldade. Isso porque o país é a Meca do design e abriga os mais conceituados estúdios do planeta. As formas de quaisquer produtos feitos por lá, inclusive roupas e móveis, costumam ser esculturais. Com os automóveis, claro, não é diferente, até porque a península mediterrânea abriga marcas como Lamborghini, Maserati, Lancia e Alfa Romeo. Mas qual é o carro mais belo?

Nosso voto, após muita deliberação, ficou com a Ferrari 275 GTB. Esse modelo diferentes variações: todas são belíssimas, mas talvez a mais harmoniosa seja a primeira série, fabricada de 1964 a 1966. As linhas do esportivo saíram das pranchetas do estúdio Pininfarina e se materializavam artesanalmente na encarroçadora Scaglietti.

Como todos os bólidos que a Ferrari produzia na época, a 275 GTB tinha motor V12. No caso, um 3.3 que entregava cerca de 270 cv. Potente, leve e aerodinâmico,o modelo teve uma trajetória vitoriosa nas pistas de corrida. Atualmente, o preço de qualquer um dos poucos exemplares existente atinge facilmente a casa das dezenas de milhões de dólares.

Carro mais bonito do mundo para os ingleses: Jaguar E-Type

jaguar e type 1961

O Jaguar E-Type é quase uma unanimidade quando o assunto é design. E não são apenas os ingleses que pensam isso! Reza a lenda que Enzo Ferrari em pessoa ficou admirado quando viu o conversível pela primeira vez, durante o Salão do Automóvel de Genebra de 1961. O comendador gostou tando do modelo que teria parabenizado Sir William Lyons, proprietário da empresa britânica, dizendo que aquele era o carro mais bonito que ele havia visto na vida.

As linhas que cativaram o fundador da Ferrari foram criadas pelo designer Malcolm Sayer. Para aprimorar a aerodinâmica, a Jaguar fez ensaios em túnel de vento, prática incomum na época. O Jaguar E-Type causou frenesi entre os compradores e foi bem-sucedido também nas pistas. Agradou tanto que só saiu de linha em 1975. O design tornou-se tão icônico que um exemplar está exposto no Museum of Modern Art (MOMA) de Nova York.

Inicialmente, o Jaguar E-Type era equipado com motores 3.8 e 4.2 de seis cilindros em linha. A potência de 265 cv fazia o esportivo atingir 240 km/h! São justamente os modelos dessa primeira série, feitos entre 1961 e 1968, os considerados mais bonitos. Em 1971, o esportivo ganhou um poderoso propulsor 5.3 V12.

Boris Feldman dirige um Jaguar E-Type 1971. Assista ao vídeo:

Spoiler: o último carro da lista é nacional. Você já sabe qual é? 

E para os brasileiros? É o Brasinca 4.200 GT Uirapuru

carro mais bonito brasinca uirapuru

A indústria automobilística brasileira tem 60 anos de história e está entre as maiores do mundo. Atualmente, é dominada por multinacionais estrangeiras e mantém o foco em veículos acessíveis. Porém, nem sempre foi assim. No século passado, havia modelos criados especificamente para o mercado local. Isso sem falar nos esportivos feitos por pequenos fabricantes legitimamente nacionais. É exatamente um deles o nosso escolhido como carro mais bonito já feito no país: o Brasinca Uirapuru.

A Brasinca era uma fabricante de carrocerias para veículos pesados instalada em São Caetano do Sul (SP). Nos anos 60,  lançou-se numa empreitada para produzir o primeiro esportivo nacional de alto desempenho. O resultado foi cupê 4.200 GT, projeto por Rigoberto Soler, um espanhol radicado no Brasil. O design era puro arrojo e agressividade: de tão belo, especula-se que tenha servido de inspiração para o carro inglês Jensen Interceptor.

O nome 4.200 GT é uma referência ao motor do veículo, um seis cilindros em linha originário dos utilitários Chevrolet. Concebido para picapes e camionetas, teve o comando de válvulas e a carburação modificados para entregar mais potência. As versões mais “bravas” chegavam a render 171 cv brutos, que levavam o esportivo a ultrapassar os 200 km/h.

Lançado em 1964, o modelo foi descontinuado em 1967. Nesse meio tempo, ele chegou a ser rebatizado de Uirapuru. A renomeação ocorreu quando a produção mudou de mãos: da Brasinca, foi para a Sociedade Técnica de Veículos (STV). Menos de 100 unidades foram fabricadas, o que faz dele um dos mais raros automóveis nacionais. E também um dos mais belos, claro.

Fotos Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre 6 de abril de 2021

Finalmente uma lista que concordo com muitas escolhas… mas vamos lá: EUA, OK Alemanha, dificil, mas concordo. França : Nem esse, nem o citroen DS (ja vi ao vivo, é estranho) Bugatti Veyron de Longe!!!! . Italia , OK… Japão… pode ser…. UK Rolls Royce Ghost novo!! Impecável… Brasil: SP2

Avatar
Maurício Brisolara 15 de março de 2021

O Brasinca é Bacana, a princípio no primeiro carro de rua a passar de 200km/h. Mas está longe de ser o mais bonito do Brasil. Acredito que o nacional e reconhecido mundialmente seriam SP1/2, GT Malzoni, Puma GT e Santa Matilde, o Moura é bacana e futurista, mas não tão bonito.

Na Alemanha a briga é feia com o 300Sl e o 911.

Na França, como já disseram, o Citroen DS já foi eleito o mais bonito até por uma seleção de designers automotivo, mas particularmente prefiro o Bugatti também.

Avatar
Sembrex 9 de outubro de 2019

Na França o Citroen DS e os Peugeot 405, 406 deixam o Bugatti beeem para trás. E no Brasil, com certeza os VW SP1 e SP2 são o nosso melhor traço, seguidos de perto pelo Brasília.

Avatar
Claudinei Braz de Moraes 25 de julho de 2019

O autor do texto certamente nunca ouviu falar dos carros da Puma.

Avatar
Elver Catein Moraes 7 de junho de 2019

Muito chato essa página onde você precisa ficar clicando para mudar de página.
Capitalismo puro sem preocupar com o leitor.
Perdendo um seguidor….

Avatar
Adriano 7 de junho de 2019

SANTANA E VECTRA PÕE TODOS ESSES NO BOLSO.

Avatar
André de Araújo 3 de junho de 2019

Se fosse pra escolher o carro + horrível do Brasil, com certeza o Brasinca seria escolhido , até o nome é feio kkkkkkkkk

Avatar
Helivan Oliveira 3 de junho de 2019

Eu tinha certeza de que o carri brasileiro mais bonito seria o hofstetter, esse Brasinca 4.200 GT Uirapuru deveria se chamar Brasinca 4.200 GT JABURU!

Avatar
claudio 2 de junho de 2019

SIMCA TUFÃO PRESIDENCE

Avatar
Blomberg 2 de junho de 2019

Kkkkk que isso tinha carro mais bonito para colocar , sempre achei i Itamaraty o mais lindo e confortável, sei pois eu dormia em um toda vez que ficava chateado minha madrinha e amava vovó Santa hoje com 98 anos me levava com motorista para mim fazer dormir , eu era o príncipe na época depois virei sapo kkkkkkk

Avatar
Gustavo Fel 2 de junho de 2019

Eu gostaria muito de saber qual brasileiro eles avaliaram para chegar nessa escolha kkkkk que carro horrível

Avatar
Deixe um comentário