Carro mais rápido do mundo: confira os últimos recordistas

Legalmente não é possível passar de 120 km/h nas vias do Brasil, mas na briga pelo título de carro mais rápido do mundo as máximas vão além de 400 km/h

shutterstock koenigsegg agera rs branco lateral com portas abertas
Por enquanto é um Koenigsegg que detém esse recorde (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/02/2023 às 15h02
Atualizado em 11/07/2023 às 18h33

O carro mais rápido do mundo costuma ser uma vitrine da mais avançada tecnologia automotiva do momento. Ter um motor muito potente é apenas parte do jogo, pois também é preciso ter aerodinâmica apurada, boa estabilidade e pneus que deem conta do recado.

VEJA TAMBÉM:

Nas últimas duas décadas a briga por esse posto foi travada pela Bugatti, que pertence ao grupo Volkswagen, e a independente Koenigsegg. Essas empresas buscam formas diferentes de chegar ao mesmo objetivo: fazer o carro mais rápido do mundo.

Listamos a seguir um histórico dos cinco últimos carros de produção seriada a terem esse postos. Ficamos apenas nos carros vendidos em série e com recordes homologados. Ou seja, o Bugatti Chiron Super Sport 300+ modificado que bateu 490,484 km/h não entra pois foi não é disponível para os clientes igual ao carro do teste. Sua versão de rua é limitado a 440 km/h.

Já o Koenigsegg Jesko ainda não foi testado, apesar de ter o potencial para passar de 500 km/h.

1. Koenigsegg Agera RS — 447,19 km/h; o carro mais rápido do mundo

koenigsegg agera rs fibra de carbono sem pintura
O sucessor do Agera poderá tomar esse título assim que for testado (Foto: Koenigsegg | Divulgação)

O sueco Christian von Koenigsegg é um dos engenheiros mais brilhantes da atualidade. Novas tecnologias e formas inovadoras de usar as conhecidas são usadas a cada hipercarro novo de sua empresa.

Por isso, o Koenigsegg Agera RS é o carro mais rápido do mundo atualmente. Ele tem um motor V8 5.0 biturbo capaz de produzir 1.360 cv com o pacote “1 megawatt”. E foi uma unidade equipada assim que atingiu 447,19 km/h em uma base aérea dinamarquesa.

O sucessor do Agera já foi lançado, é o Jesko. Esse novo super esportivo tem potencial para se tornar o próximo carro mais rápido do mundo. Segundo a Koenigsegg o carro será capaz de atingir 480 km/h, mas ainda não foi testado.

2. Bugatti Veyron 16.4 Super Sport — 431,072 km/h

bugatti veyron 16 4 super sport world record edition preto e laranja correndo em pista inclinada
Como o Chiron sai de fábrica com limitador eletrônico, o Veyron continua sendo o Bugatti mais rápido de forma oficial (Foto: Bugatti | Divulgação)

Você já deve estar se perguntado: “não era para o Bugatti Chiron estar aqui?” O sucessor do Veyron consegue atingir velocidades mais altas sim, porém sua versão de produção traz um limitador que não o deixa passar de 420 km/h.

Por isso, quem foi o carro mais rápido do mundo de 2010 a 2017 foi o Bugatti Veyron 16.4 Super Sport. Ele era uma versão apimentada do Veyron “básico”, com o motor V16 quadriturbo ainda mais forte e produzindo 1.199 cv. A velocidade máxima de 431,072 km/h foi aferida pelo Guinness, o livro dos recordes.

3. SSC Ultimate Aero — 412,22 km/h

shelby super cars ultimate aero laranja frente parado com portas abertas
Um carro com faróis de Focus, motor de Corvette e nenhum eletrônica destronou o Veyron (Foto: SSC | Divulgação)

Enquanto a Bugatti usava muita tecnologia para fazer um carro luxuoso de 2 toneladas passar de 400 km/h, a pequena Shelby SuperCars Inc (sem relações com Carroll Shelby) fez um carro ainda mais veloz de uma forma simples. O Ultimate Aero trazia um V8 Chevrolet preparado e nenhuma assistência eletrônica.

O Guinness aferiu a velocidade máxima do SSC Ultimate Aero em uma rodovia fechada para esse teste em 2007. O carro chegou a 412,22 km/h, derrubando o Bugatti Veyron que havia tomado o posto de carro mais rápido do mundo dois anos antes.

Esse propulsor usava como base a versão de corrida do LS1, que era usada pelo Corvette C5.R. A preparação incluía aumento no deslocamento para 6,3 litros e um compressor mecânico. A potência final de 1.060 cv superava a do Bugatti Veyron.

Outra vantagem desse hipercarro estadunidense era o peso de 1.200 kg. O câmbio é manual de 6 marchas, nada de dupla embreagem por aqui. Por dentro era um carro simples, usando peças de outros veículos. Esse compartilhamento ia até o exterior: os faróis são do Ford Focus. A ideia aqui era ser rápido e não bonito.

4. Bugatti Veyron EB 16.4 — 408,47 km/h

bugatti veyron azul e preto frente correndo em rodovia
O Veyron foi o primeiro carro de produção a passar de 400 km/h e fazia isso com muito luxo (Foto: Bugatti | Divulgação)

Nos anos 80 e 90 havia uma corrida para fazer o carro mais rápido do mundo. Mas após o McLaren F1 conseguir o recorde em 1994 parece que os fabricantes desistiram de perseguir esse número. A Volkswagen planejava o retorno da Bugatti no início dos anos 2000 e Ferdinando Piëch, então CEO do grupo, exigiu que o Veyron fosse luxuoso e capaz de passar dos 400 km/h.

Foi uma tarefa árdua conseguir isso. O executivo havia decidido que o desenho teria que ser o de um conceito de 1999 e o luxo adicionava peso. A engenharia precisou trabalhar muito para manter as formas exigidas e torná-las mais eficiente aerodinamicamente.

O interior luxuoso e o complicado motor W16 quadriturbo aliado a um sistema de tração integral adicionavam muito peso ao veículo. O carro de produção pesava 1.990 kg e tinha 1.001 cv. Pneus especiais capazes de atingir altas velocidades em um carro tão pesado precisaram ser desenvolvidos.

Todo esse esforço foi recompensado quando o Bugatti Veyron se tornou o primeiro carro de produção a passar dos 400 km/h. No dia 19 de abril de 2005 o carro foi testado na pista de testes da Volkswagen de Ehra-Lessien, se consagrando como o carro mais rápido do mundo após atingir 408,47 km/h.

5. McLaren F1 — 386,4 km/h

mclaren f1 xp5 preto frente correndo em pista circular
O McLaren F1 continua sendo o carro aspirado mais rápido do mundo (Foto: McLaren | Divulgação)

O engenheiro sul-africano Gordon Murray é responsável por carros importantes da Fórmula 1, como o McLaren MP4/4 pilotado por Ayrton Senna. Murray sempre apreciou carros leves e com boa interação com o motorista, seu sonho era fazer um supercarro seguindo essa filosofia e trazendo motor V12.

A realização veio nos anos 90 com McLaren F1, um supercarro de 1.138 kg focado no motorista. O motor V12 de 624 cv usava como base o S70 da BMW e o câmbio era manual de seis marchas. A posição de dirigir central foi pensada para centralizar a massa do carro.

Gordon Murray nunca pensou em fazer o carro mais rápido do mundo, mas o F1 foi tão bem projetado que conseguiu obliterar o recorde anterior de 342 km/h do Ruf CTR. O piloto Andy Wallace levou uma unidade do esportivo britânico a uma média de 386,4 km/h na pista de Ehra-Lessien, com pico de 391 km/h.

Ele é até hoje o carro de aspiração natural mais rápido do mundo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jubileu 25 de fevereiro de 2024

E o Devel sixteen

Avatar
Alan 1 de dezembro de 2023

Venom o mais rápido

Avatar
Osilvaazx 3 de dezembro de 2023

a bugatti bolide supera todos 500 km/h

Avatar
JJ 17 de dezembro de 2023

Logicamente que não né meu amigo, olha o tamanho da asa traseira do carro, aquela asa traseira parece muito de um carro de F1 que no caso aumenta o arrasto aerodinâmico

Avatar
MATHEUS 7 de abril de 2023

olha sinceramente, e bem desatualisada pois o primeiro lugar e do jesko absolut, o segundo e da 300 mais, e o terceiro eu acho que e a aventador svj que se eu nao me engano e a 2017

Avatar
Carlos 21 de janeiro de 2024

Tipo Koenigsegg jesko pega 533 muita mais veloz do que esse carro ai que só pega uns 400 muito desatualizado 👍

Avatar
kiff 14 de fevereiro de 2023

super desatualizada mesmo,e escrevi absulut errado

Avatar
kiff 14 de fevereiro de 2023

Ue mas mao era o koenigsegg jesko absolt o mais rapido, e o tuatara como ele fica na lista

Avatar
Daniel 13 de fevereiro de 2023

Lista super desatualizada!!!

Avatar
MATHEUS 7 de abril de 2023

E MESMO SUPER DESATUALISADA porque na verdade a disputa de primeiro lugar e emtre o koenigsegg jesko e o tuatara ssc

Avatar
Allan sampaik 12 de fevereiro de 2023

Faltou falar que o BUGATTI CHIRON PUR SPORT , chegou a 490 km/h

Avatar
nubio6000 12 de fevereiro de 2023

fizeram essa lista em 2017 n é possível kkkkkkkkkkkk

Avatar
Raul 11 de fevereiro de 2023

Nunca vi uma lista tão atualizada kkkkkk

Avatar
Deixe um comentário