Carro para PcD: melhor custo-benefício por faixa de preço

Não existe um único carro melhor do que os outros, pois cada modelo atende a determinadas necessidades; mas separei os que entregam mais pelo valor pedido

melhores carros pcd
Por Alessandro Fernandes
Publicado em 02/08/2019 às 14h30
Atualizado em 09/08/2019 às 21h28

Apesar de continuar afirmando que não existe um único carro melhor do que os outros, eventualmente voltam a me perguntar qual o melhor carro para PcD em determinada faixa de preço.

Mesmo explicando que cada modelo atende a determinadas necessidades e que depende ainda do perfil do comprador, insistem na pergunta, já que conheço todos os modelos com câmbio automático (ou automatizado) que atendem ao público PcD abaixo do limite de isenção de ICMS de R$ 70 mil, e já testei quase todos.

Paralelo a isso, o trabalho que fiz relacionando as principais características de todos os modelos, dividindo-os por segmento e por faixa de valor, permitiu-me identificar dentre todos eles, aqueles que, frente a sua concorrência direta, com características semelhantes, são os mais completos, e entregam mais pelo valor pedido. Ou seja, comparando item a item, o melhor carro para PcD com o melhor custo-benefício em seu segmento e sua faixa de preço.

Dividi as planilhas nos segmentos hacthes compactos, sedãs compactos e SUVs compactos (saudades do tempo em que havia modelos médios para PcD…). E dentro destes segmentos, separei-os por faixa de valor, exceto os SUVs, pois hoje são apenas nove modelos que se encaixam no limite.

O segmento de sedãs tem 19 modelos no mercado, porém há dois deles com valores muito próximos e um deles oferece muito mais itens, o Prisma Advantage e o Prisma LT, este último mais vantajoso. Portanto considerei 18, e separei em dois grupos de nove.

Já no segmento de hatches compactos, são 28 modelos ao todo – foram divididos em três grupos por faixa de preço, de R$ 36 mil a R$ 46 mil, de R$ 46 mil a R$ 50 mil e de R$ 50 mil a R$ 55 mil com as isenções.

Importante observar que não basta comparar todos os itens presentes nos veículos para apontar o que tem mais itens do que os outros e concluir qual o melhor carro para PcD. É preciso elencar os itens que são de fato importantes e trazem um diferencial ao veículo frente aos seus concorrentes diretos.

Por isto, separo meus comparativos do melhor carro para PcD por faixa de preço em Custo, Ficha Técnica, Segurança, Conforto, Tecnologia e Estética. E é com base nesta ordem que escolhi os modelos deste artigo. Sei que não é a ordem de importância para todos, mas acredito que seja para a maioria.

Na verdade, segurança deveria ser sempre o primeiro quesito a ser observado na hora de comprar um carro. Afinal, se acontece um acidente, a multimídia não vai salvar sua vida. Dois airbags a mais ou controle de estabilidade podem salvar.

Enfim, considerando os grupos citados, separando os veículos por segmento e faixa de valor, encontrei os modelos que mais entregam pelo valor pedido. E os citarei a seguir, justificando a escolha.

Melhor SUV compacto para PcD até R$ 55 mil: Jeep Renegade 1.8 AT

jeep renegade pcd foto alessandro fernandes
Foto Alessandro Fernandes | Divulgação

Não é surpresa para ninguém que acompanha o mercado de veículos para pessoas com deficiência que o Renegade é o melhor carro para PcD. Tem o motor mais forte, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freio a disco nas quatro rodas, direção elétrica, volante multifuncional, piloto automático e rodas de liga de 16 polegadas.

Além disso, o Renegade PcD tem descanso de braço, computador de bordo, e é o único da categoria que oferece freio de mão eletromecânico. Peca no consumo, no porta malas e no peso-potência, mas quem estiver disposto a pagar por isso, terá um carro mais completo, ainda mais neste segmento, em que os veículos tem vindo cada vez mais pelados.

Melhor sedã compacto PcD entre R$ 45 mil e R$ 50 mil: Fiat Cronos Drive 1.3 GSR

fiat cronos drive gsr 2
Foto Fiat | Divulgação

O Cronos Drive 1.3 GSR é o sedã mais completo e melhor carro para PcD nesta faixa de preço. Antes que venham falar que o câmbio dele é o pior por ser automatizado, venho lembrar que o critério aqui é custo-benefício, e comparando aos concorrentes diretos, o Cronos é o que tem mais a oferecer.

Tem controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, start-stop, piloto automático, direção elétrica, multimídia de 7″ com Android Auto e Apple Car Play, tem porta malas maior que a média e um excelente consumo.

O grande pecado do Cronos Drive 1.3 GSR é mesmo o câmbio automatizado, mas com tantos pontos positivos, por um preço próximo ao limite inferior, pode valer a pena pelo conforto que oferece.

Melhor sedã compacto entre R$ 50 mil e R$ 55 mil: Chery Arrizo 5 RX

Carro para PcD:: caoa chery arrizo 5
Foto Caoa Chery | Divulgação

O Chery Arrizo 5 RX 1.5 CVT é segundo lançamento da Chery nesta nova gestão da Caoa chegou ao mercado com um pacote extremamente atraente por um preço bem competitivo. O conjunto mecânico é moderno, aliando um motor 1.5 turbo com 150 cv a uma transmissão automática tipo CVT, o que lhe rende o segundo melhor peso-potência nesta faixa, abaixo de 9 kg/cv.

Tem o maior entre eixos da categoria, com 2,65 m, o que garante bastante espaço interno. Em segurança se destaca por vir com freio a disco nas quatro rodas e ter controle de estabilidade e tração. Além disso, vem com piloto automático, assistente de partida em rampa, direção elétrica, volante multifuncional e multimídia de 7” com Android Auto e Apple Car Play. E é o único nesta faixa que oferece chave presencial, com partida por botão.

O Arrizo 5 só manda mal no consumo, pior desta faixa de preço, e no porta malas, que além de ser o menor, tem a tampa estreita.

Hatch compacto entre R$ 36 mil e R$ 46 mil: Peugeot 208 Active Pack 1.6 AT

Carro para PcD:: Peugeot 208
Foto Peugeot | Divulgação

Entre os modelos mais baratos do Brasil com câmbio automático, o 208 se destaca por ter um bom conjunto mecânico, aliando o motor 1.6 de 118 cv ao câmbio automático de seis velocidades, ter o maior entre eixos, de 2,54 m, e o maior porta malas desta faixa, com 285 litros, além de um bom pacote de equipamentos.

O Peugeot 208 PcD Vem com piloto automático, direção elétrica, volante multifuncional, sensor de estacionamento e mídia de 7” com Android Auto e Apple Car Play. Manda mal em segurança por não trazer controle de estabilidade e tração e seu consumo é o pior desta faixa, mas por ter o maior desconto percentual entre todos os modelos para PCD, de mais de 30%, leva.

Hatch compacto entre R$ 46 mil e R$ 50 mil: Ford Ka Freestyle 1.5 AT

Carro para PcD: Ford Ka Freestyle 1.5
Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Na faixa intermediária dos hatches compactos, o Ka Freestyle leva por ter o melhor conjunto mecânico graças ao competente motor 1.5 que gera impressionantes 136 cv, número superior aos concorrentes diretos com litragem 1.6. Isto lhe garante também o melhor peso/potência, fazendo dele um carro esperto no trânsito e na estrada. Vem com piloto automático, direção elétrica, volante multifuncional, sensor de estacionamento e a elogiada mídia de 7” com Android Auto e Apple Car Play.

Outro destaque do Ka Freestyle é a segurança, por ter seis airbags e controle de estabilidade e tração. Quando foi lançado foi muito criticado pelo seu preço de quase 70 mil reais, mas com isenção de impostos, o preço não assusta tanto. De pontos negativos tem o consumo, que não é dos melhores, e o porta malas, que é o menor da categoria.

Melhor hatch compacto para PcD entre R$ 50 mil e R$ 55 mil:  Polo Sense TSI AT

volkswagen polo virtus sense pcd at1 Controle eletrônico de estabilidade
Foto Volkswagen | Divulgação

O primeiro destaque do Polo Sense é a segurança, pois é o único nesta faixa de preços que ostenta 5 estrelas para adultos e para crianças no Latin NCAP. Tem quatro airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica, volante multifuncional, mídia de 7” com Android Auto e Apple Car Play e computador de bordo.

Ganha em espaço interno, por ter o maior entre-eixos, e no porta malas, que além de estar no maior volume deste comparativo, cabe uma cadeira sem as rodas assentada no fundo. E ainda conta com o excelente motor 1.0 turbo, ou como preferem chamar, 200 TSI, com 128 cv e um bom consumo. De negativo, tem a falta do piloto automático e do start stop, e suas rodas que são de aço com calotas.

O Sandero e o Logan com câmbio CVT não entraram nesta lista por terem sido lançados neste mês e ainda não tive oportunidade de testá-los.

Principal quesito

Enfim, estas foram minhas escolhas baseado nas planilhas comparativas que elaborei e nos test drives que fiz nos carros para PcD. Sei que custo-benefício não é o único quesito utilizado na hora de comprar um veículo zero-quilômetro, mas, para muitas pessoas, é o principal deles.

Espero contribuir com a decisão de compra de quem busca veículos nestas faixas de preço e digam nos comentários com que carros discordam, e seus eleitos!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
29 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Evanilda 5 de agosto de 2020

Tenho muitas duvidas tenho toda a dos laudos so não sei como começar e qual carro seria ideal.No caso eu seria a condutora e minha filha e cadeirante preciso de uma mala grande.

Avatar
Estefano Pinheiro 5 de abril de 2020

ola amigo estou comprando o primeiro carro para PcD para meu pai, vou ser o seu condutor, ele tem artrodese e parkison gostaria que me endicase um carro até uns 43 mil já com as isenções não precisa ser altomático, já estou com os doc.

Avatar
Estefano Pinheiro 5 de abril de 2020

ola amigo estou comprando o primeiro para PcD para meu pai, vou ser o seu condutor, ele tem artrodese e parkison gostaria que me endicase um carro até uns
43 mil já com as isenções não precisa ser altomatico, já estou com os doc.

Avatar
Fausto 13 de dezembro de 2019

Por quê o Nissan Versa não entrou nessa pesquisa?

Avatar
miguel barbosa 10 de dezembro de 2019

o honda fit continua sendo de longe o melhor custo beneficio, não da manutenção e tem

uma boa revenda

Avatar
Cristina 5 de dezembro de 2019

Estou em duvida entre Cronos e Renegade…..alguma observação sobre esses dois?

Avatar
Mari Rodrigues 12 de novembro de 2019

Quis usar seu sobrenome Alessandro e acabei escrevendo Fernando, desculpa…

Avatar
Mari Rodrigues 12 de novembro de 2019

Meus parabéns Fernando! , Muito boa sua pesquisa , vou comprar meu primeiro carro PCD, porém estou entre três grandes marcas:
Yaris Sedam , Creta e o Kickis, gostaria muito da sua ajuda se for possível, meu processo só ficará pronto para o começo do ano que vem 2020 e não quero errar mais uma vez.

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 4 de dezembro de 2019

Obrigado Mari! Entre estes que você listou para mim o melhor é o Kicks, melhor custo de manutenção, bom porta malas e espaço interno.

Avatar
Gumercindo 21 de outubro de 2019

Discordo do Renegade ser o melhor custo para PCD, quando fui ver o Renegade para PCD praticamente vem pelado, rodas de ferro aro 16 e nem calota vinha, se não me engano.
O melhor custo do SUV e que vem completo com central multimidia e tudo mais é o PEUGEOT 2008.

Avatar
Tina Ávila 18 de dezembro de 2019

Gumercindo concordo com você, estou fazendo os trâmites para adquirir um veículo PCD e o Peugeot 2008 vem completíssimo, além de ter um excelente desempenho e consumo de combustível.

Avatar
TENHO QUE DIZER QUAL A MARCA DO CORRO PcD NAO DECIDI AINDA TENHO PERÇA MEU CARRO ESTA FICANDO VELHO 16 de outubro de 2019

GOSTARIA DE SABER SE OPTO POR UM AIR ROSS OU UM ONIX

Avatar
Joseli 4 de outubro de 2019

Muito bom este comparativos! Ajuda imensamente na decisão. Parabéns e obrigada
Uma dúvida e sugestão para incluir nos itens: altura do banco, importante para transferência da cadeira para o carro e vice-versa.

Avatar
Joseli 4 de outubro de 2019

Muito bom este comparativos! Ajuda imensamente na decisão. Parabéns e obrigada

Avatar
ADRIANO CLARK DE OLIVEIRA 2 de outubro de 2019

legal Alessandro, tenho um Aircross 2018 pcd, otimo carro, consumo ótimo para categoria, novo cambio 6 marchas AISIN, muitos equipamentos, completão, carros franceses costumam vir completos para PCD. Te acompanho no Youtube, sou de Sabará MG

Avatar
WENDELCERUTTIDASILVA 7 de setembro de 2019

Levando em conta que as pessoas com necessidades especiais possuem alguma limitação de mobilidade , os tais SUVS não seriam um contrassenso ?

Avatar
Alessandro Fernandes 30 de agosto de 2019

O Fit não é hatch, é monovolume, e o Yaris está lá sim, na faixa de preços do Polo, porém não é tão moderno quanto seu concorrente germânico.

Avatar
Alessandro Fernandes 30 de agosto de 2019

Olá Liliam. O Etios Hatch 1.3 tem câmbio de 4 marchas, do Corolla antigo, e o motor dele é bem fraco se comparado ao Ka 1.5, na mesma faixa de preço. Além disso não tem piloto automático nem mídia. Na faixa de preços dele, há opções melhores.

Avatar
Liliam 24 de agosto de 2019

Olá, Alessandro. Gosto muito de seus comentários.
Tenho que comprar meu primeiro carro como PCD.
SÓ PODEREI VENDER EM 2023 !
Vi que vc não falou do ETIOS hatch 1.3 automático.
É um carro com bom preço. Esta foi o seu foco.
DEVO COMPRAR O ETIOS HATCH 1.3 AUTOMÁTICO ?
POR QUE SIM ? OU POR QUE NÃO ? um bom carro custo benefício.
Qual sua avaliação qto ao ETIOS HATCH 1.3 AUTOMÁTICO ?

Avatar
Carolina 22 de agosto de 2019

Também senti falta do Honda Cit e do Yaris.

Avatar
Carolina 22 de agosto de 2019

Também senti falta do Cit e do Yaris.

Avatar
Eduardo Almeida 19 de agosto de 2019

Muito bom. Poderia disponibilizar as planilhas, pra ajudar ainda mais na decisão de compra.

Avatar
Vagner 8 de agosto de 2019

Comparativo que não coloca Yaris e Fit na planilha de hatch… Ridiculo.

Avatar
Alessandro Fernandes 3 de agosto de 2019

Obrigado Adalberto! Abraços

Avatar
Alessandro Fernandes 3 de agosto de 2019

Os carros da Honda perdem em equipamentos e tecnologia para os outros, haja visto que o City, único que entrou nos meus comparativos, perdeu de longe para o Arrizo, categoria em que ele entra.

Avatar
Alessandro Fernandes 3 de agosto de 2019

O Fit é monovolume, e tem características únicas de tamanho, os outros monovolumes do mercado são o Air Cross e a Spin, por isso não dá para comparar, ele reina sozinho. Mas tem razão, faltou incluir a categoria monovolume, porém se tivesse entrado, eu votaria na Spin como melhor monovolume do mercado para PCD, devido ao tamanho e por vir com bom nível de equipamentos.

Avatar
Gisselma 3 de agosto de 2019

Nenhum carro da Honda?

Avatar
Adalberto 3 de agosto de 2019

Apenas um detalhe, não encontrei o fit nesse comparativo.

Avatar
Adalberto 3 de agosto de 2019

Alessandro, parabéns pelo trabalho! Muito bom esse comparativo.

Avatar
Deixe um comentário